quinta-feira, 3 de junho de 2010

Lição Copa 2010: Apenda a lei do impedimento

A lei do impedimento é a regra mais controversa e uma das mais complexas do futebol. É também uma das menos compreendidas, mas vamos tentar explicar essa regra da forma mais fácil e conclusiva
A linha de impedimento surgiu para extinguir a banheira, e fazer com que os atacantes busquem o jogo. Toda vez que um jogador recebe a bola, ele deverá estar antes de pelo menos 2 jogadores, incluindo o goleiro. Jogadores fora das quatro linhas são desconsiderados.

Primeiramente vamos ao básico: dentro de uma partida, os jogadores se destribuem por "setores" de campo. Durante o jogo, um linha imaginária se forma no último pé do último jogador de linha, quando o goleiro está presente. Mas se este não estiver atrás do defensor, a linha se forma no pé do penúltimo jogador, como nas ilustrações abaixo.


Durante um toque ou lançamento de bola, o jogador que for receber a bola deve estar antes da linha no exato momento do lançamento. Se na hora do passe, ele estiver à frente desta linha, ele está "impedido" de tocar na bola, e não poderá participar da jogada. Muitos atacantes saem detrás desta linha no momento do lançamento e conseguem ultrapassar o defensor adversário antes de pegar na bola, confundindo muitas vezes o árbitro e o espectador.


Se um jogador conseguir furar a defesa sozinho, ele não será considerado impedido, porque recebeu a bola antes da defesa. Se um jogador está impedido e não participar do lance, o jogo continuará normalmente. Por outro lado, o jogo pode ser parado mesmo sem o jogador impedido tocar na bola. Basta participar do lance, seja atrapalhando a visão do goleiro ou evitando a atuação de zagueiros adversários. O impedimento é uma infração comum nas partidas, e não penaliza o infrator com cartões. Apenas dá uma cobrança de tiro livre para o time que está defendendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally