segunda-feira, 7 de junho de 2010

Candidatos 2010: Portugal



● Grupo: G
● Continente: Europa
● Forma de qualificação: Ficou em segundo lugar no Grupo A europeu e derrotou a Bósnia e Herzegovina na repescagem.
Ranking: 3
● Participações na Copa do Mundo: 5 (1966, 1986, 2002, 2006 e 2010).
● Melhor jogador: Eusébio e Luís Figo (de sempre), Cristiano Ronaldo (atual)
Esporte preferido do país: Futebol é o mais popular; hóquei em patins também é popular.
● Chance de passar da primeira fase: 60%
● Chance de chegar às quartas: 40%
● Chance de chegar às semifinais: 20%
● Chance de chegar a final: 10%
● Chance de ser campeão: 5%

A Seleção das Quinas disputará a sua 5ª Copa do Mundo e nunca chegou tão bem. Favorita pela primeira vez, o Portugal irá a campo com desejo de ir à final, uma façanha que ainda não conseguiu. Para isto, os lusitanos confiam na inspiração de Cristiano Ronaldo e na forcinha de alguns brasileiros, como Deco, Pepe e Liédson, além de boas atuações dos portugueses Simão, Miguel Veloso e Nani.


Qualificação

Portugal foi sorteado no Grupo 1, junto com Dinamarca, Suécia, Hungria, Albânia e Malta. Começaram bem, mas bateram cabeça depois de serem derrotados para a Dinamarca. Embolados na competição, correram atrás e se recuperaram a tempo, vencendo três partidas seguidas, mas não conseguiu alcançar os dinamarqueses a tempo. O segundo lugar no grupo enviou Portugal para a repescagem. No sorteio, ganharam como adversário a Seleção da Bósnia e Herzegovina. Sem muito esforço, os lusos venceram as duas partidas, ambos por 1 a 0, e carimbou sua passagem para a Copa na África.

A Grande Competição

A Seleção Portuguesa jamais ganhou uma Copa do Mundo, mas chegou perto. Em 1966, os portugueses estrearam em seu primeiro mundial. Sorteados no Grupo 3, junto com o Brasil, os portugueses preferiram não se arriscar e preferiram ganhar as suas primeiras partidas. E fez bem: Na primeira partida, derrotou a Hungria por 3 a 1, grande seleção na época. Na segunda partida, os portugueses surpreenderam novamente ao derrotarem a Bulgária por 3 a 0. Na última partida, a Seleção portuguesa chegou com vantagem sobre o Brasil, e não teve dificuldades para derrotar a Seleção Canarinho por 3 a 1. Depois de surpreenderem o torneio todo, se assustaram logo na segunda fase. A Coreia do Norte abriu o placar e foi para cima, marcando 3 a 0. Mas a frieza dos portugueses e a inexperiência dos norte-coreanos ajudou a virar o jogo. Com quatro gols de Eusébio e um de José Augusto, o Portugal conseguiu uma das maiores viradas das Copas, fechando a conta em 5 a 3. Três dias depois, enfrentariam os donos da casa. Com o apoio da torcida, a Inglaterra derrotou uma Seleção Portuguesa cansada, por 2 a 1, gols de Bobby Charlton. Mesmo sem ir a final, o portugal foi contudo na Decisão do  3º lugar, e foram recompensados com o placar de 2 a 1. Até hoje, os portugueses nunca conseguiram repetir ou superar essa marca. Chegou perto em 2006, mas perdeu para a Alemanha e teve que se contentar com o 4º lugar.

 
Time

Com um campeonato nacional de alto nível, a Liga Sagres consegue ceder muitos jogadores para a Seleção lusa. Além do Campeonato Português, as Liga Espanhola, Inglesa, Francesa, Grega, Russa e Turca são outros campeonatos onde jogam os futebolistas portugueses.

Goleiros: Eduardo, Daniel Fernandes, Beto;

 

Defesa: Bruno Alves, Ricardo Carvalho, Pepe, Rolando, Zé Castro, Ricardo Costa, Miguel, Paulo Ferreira, Duda;


Meio-campo: Miguel Veloso, Pedro Mendes, Raul Meireles, Tiago, Deco, Rubem Amorim;

Atacantes: Cristiano Ronaldo, Simão Sabrosa, Danny, Fábio Coentrão, Hugo Almeida e Liédson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally