terça-feira, 1 de junho de 2010

Candidatos 2010: Paraguai



● Grupo: F
● Continente: América do Sul
● Forma de qualificação: 3º lugar na fase única sulamericana.
Ranking: 23
● Participações na Copa do Mundo: 7 (1930, 1950, 1958, 1986, 1998, 2002, 2006 e 2010).
● Melhor jogador: Carlos Gamarra, (de sempre), Roque Santa Cruz (atual)
Esporte preferido do país: Futebol e futsal.
● Chance de passar da primeira fase: 50%
● Chance de chegar às quartas: 30%
● Chance de chegar às semifinais: 10%
● Chance de chegar a final: 5%
● Chance de ser campeão: 2%

Uma das melhores e mais regulares seleções sulamericanas da atualidade, o Paraguai se classifica para mais uma Copa do Mundo e agora quer tentar algo que ainda não conseguiu: passar da segunda fase. Com pouca história em Copas do Mundo, os paraguaios querem começar na África do Sul um ciclo de vitorioso, em um time que deposita a confiança nos jogadores Roque Santa Cruz e Nelson Haedo Valdez.


Qualificação

As eliminatórias para o Paraguai foram felizes. Lideraram boa parte do campeonato, derrotando até o Brasil, mas relaxou na reta final, inclusive quase correu o risco de perder a vaga na Copa. Mas o susto sofrido fez pouco estrago, e a única coisa que perdeu verdadeiramente foi a artilharia, que era disputada por Salvador Cabañas.

A Grande Competição

O Paraguai superou o Brasil e se classificou para os Jogos Olímpicos de 2008, na Grécia, berço das Olimpíadas. Com uma ótima equipe estreou contra o Japão, vencendo por 4 a 3 em um jogo emocionante. A bela estreia recebeu um balde de água fria já na segunda rodada, mas a vitória contra a Itália e a derrota dos ganeses para o Japão colocou o Paraguai em primeiro lugar no grupo. Na segunda fase, com gols de Bareiro e Cardozo, derrotou a Coreia do Sul. Na semifinais, Cardozo e Bareiro voltaram a marcar e ajudaram o Paraguai a derrotar o Iraque, garantindo um,a medalha olímpica para o país. Infelizmente, encarariam na final uma Argentina inesperada, invicta e que ainda não tinha sofrido gols. O Paraguai lutou, mas Carlos Tévez marcou o único gol da partida, dando o ouro para a Argentina. Mesmo com  a medalha de prata, a conquista foi comemorada, já que não havia muitas expectativas encima da Seleção Paraguaia.


Time

Os jogadores paraguaios atuam em diversos campeonatos pelo mundo todo, incluindo o p´roprio Campeonato Paraguaio, o Campeonatos Argentino, Alemão, Mexicano e até Brasileiro, caso do Júlio César Cáceres, jogador do Atlético Mineiro.

Goleiros: Justo Villar, Aldo Bobadilla, Diego Barreto;


Defesa: Paulo da Silva, Carlos Bonet, Aureliano Torres, Denis Caniza, Julio César Cáceres, Darío Verón, Claudio Morel Rodríguez, Antolín Alcaraz;


Meio-campo: Jonathan Santana, Néstor Ortigoza, Cristian Riveros, Enrique Vera, Víctor Cáceres, Édgar Barreto;

Atacantes: Rodolfo Gamarra, Roque Santa Cruz, Nelson Haedo Valdez, Óscar Cardozo, Édgar Benítez e Lucas Barrios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally