sábado, 15 de maio de 2010

Candidatos 2010: Nigéria




● Grupo: B
● Continente: África
● Forma de qualificação: Foi campeão do Grupo B das eliminatórias africanas.
● Ranking: 20
● Participações na Copa do Mundo: 4 (1994, 1998, 2002 e 2010)
● Melhor jogador: Nwankwo Kanu (de sempre e atual)
● Esporte preferido do país: Futebol é o esporte mais popular.
● Chance de passar da primeira fase: 50%
● Chance de chegar às quartas: 30%
● Chance de chegar às semifinais: 15%
● Chance de chegar a final: 5%
● Chance de ser campeão: 2%

Ausente em 2006, a Nigéria volta para a Copa do Mundo. Não só está retornando com a experiência de Kanu como também está mostrando ao mundo o valor de grandes promessas do futebol nigeriano, como Victor Obinna e Obafemi Martins. Uma das mais potentes seleções africanas, os nigerianos esperam obter uma grande participação na primeira copa no continente africano. 

Qualificação

Os jogos da primeira fase das eliminatórias foram tranquilas para os nigerianos. Caíram no grupo 4, junto com Guiné Equatoril, Serra leoa e África do Sul. Não intimidados, venceu todos os seus jogos, somando 18 pontos. Entretando, se complicaram na última fase, se classificando apenas na última rodada quando derrotaram o Quênia, e tiveram que torcer para que Moçambique derrotasse a Tunísia.

A Grande Competição

A Seleção Nigeriana não possui grandes títulos no time principal, mas as seleções de base já conquistou três mundiais sub-17 e duas medalhas olímpicas, sendo uma de ouro e uma de prata.
Nas Olimpíadas de 1996, em Atlanta, a Seleção Nigeriana Olímpica conseguiu o seu melhor desempenho. Estrearam com uma vitória contra a Hungria, e venceu na segunda rodada o Japão. Na última rodada do grupo perdeu para a Seleção Brasileira, com gol de Ronaldo. Mesmo ficando em segundo lugar, conseguiram atropelar nas playoffs o México. Seu adversário nas semifinais seriam novamente o Brasil. mesmo perdendo por 3 a 1, os nigerianos conseguiram chegar ao empate com gols de Ikpeba e Kanu, levando o jogo para a prorrogação. Logo aos 4 minutos do terceiro tempo, Kanu novamente consegue marcar o gol de ouro, encaminhando a seleção nigeriana para a decisão do ouro. Na final, usando novamente o recurso da prorrogação, derrotaram a Argentina por 3 a 2, conquistando a medalha de ouro.

Time

A maior parte dos jogadores nigerianos atuam nos Campeonatos Inglês, Espanhol, Alemão, Francês e Russo, incluindo três goleiros que jogam no campeonato israelita. Para a Copa do Mundo foram pré-convocados 30 jogadores, dos quais 7 serão cortados.

Goleiros: Vincent Enyeama, Austin Ejide ,Dele Aiyenugba, Bassey Akpan;

Defesa: Joseph Yobo, Taye Taiwo, Danny Shittu, Chidi Odiah,  Rabiu Afolabi, Onyekachi Apam, Uwa Elderson Echiéjilé, Dele Adeleye, Terna Suswam;

Meio-campo: Mikel John Obi, Ayila Yussuf, Kalu Uche, Sani Kaita, Dickson Etuhu, Lukman Haruna;

Atacantes: Nwankwo Kanu, FW Yakubu Aiyegbeni, Peter Odemwingie, John Utaka, Victor Obinna, Obafemi Martins, Ikechukwu Uche, Chinedu Obasi, Victor Anichebe,  Peter Utaka e Ideye Brown.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally