terça-feira, 11 de maio de 2010

Candidatos 2010: México



● Grupo: A
● Continente: América do Norte
● Forma de qualificação: Terminou a 4º fase da eliminatória norte-americana em 2º lugar
● Ranking: 17
● Participações na Copa do Mundo: 13 (1930, 1950, 1954, 1958, 1962, 1966, 1970, 1978, 1986, 1994, 1998, 2002 e 2010)
● Melhor jogador: Hugo Sánchez (de sempre), Jared Borgetti (atual)
● Esporte preferido do país: Futebol é o mais popular. Beisebol, futebol americano, e touradas também são populares, além da lucha libre.
● Chance de passar da primeira fase: 40%
● Chance de chegar às quartas: 20%
● Chance de chegar às semifinais: 5%
● Chance de chegar a final: 2%
● Chance de ser campeão: 1%

O México participará pela 13ª terceira vez da Copa do Mundo. É um dos países com mais participações, e atualmente está em 17º lugar no Ranking da FIFA, mas o mesmo não se repete no campo. Em todas as suas participações, o México consegue facilmente passar para as oitavas, mas sempre é eliminada, exceto por duas vezes, onde conseguiu ficar entre os oito, nas Copas de 1970 e 1986, realizadas em seu país. Mas o título que mais orgulha os mexicanos é a Copa das Confederações de 1999, quando conseguiram bater o Brasil na final em casa.

Qualificação

As eliminatórias começaram para o México já na segunda fase em junho de 2008, quando enfrentou Belize e o venceu por 2 a 0 fora de casa. Na partida de volta, goleou por 7 a 0 e avançou para a próxima fase. Na terceira fase, entrou no grupo 2, junto com Honduras, Jamaica e Honduras. Consegiu vencer todos os seus jogos em casa e arrancou um empate contra os canadenses em Edmonton, mas derrotas para os hondurenhos e para os jamaicanos  no território inimigo o deixaram em segundo lugar no grupo, mas mesmo assim chegou à fase final. Com seis vitórias, um empate e duas derrotas, consegiu se classificar a mais um mundial.

A Grande Competição

O México organizou duas Copas do Mundo, as de 70 e 86, mas foi na Copa das Confederações de 1999 que a seleção mexicana fez sucesso. Os mexicanos começaram a competição goleando a Arábia Saudita por 5 a 1. Depois, empatou com o Egito em 2 a 2, e venceu a Bolívia por um placar simples. Nas semi-finais, enfrentou o rival Estados Unidos, e conseguiu a vitória no gol de ouro. Cuauhtémoc Blanco fez o gol decisivo aos 7 minutos do terceiro tempo. Na final, começou vencendo a Seleção Brasileira com gols de Zepeda e Abundis. Serginho e Roni empataram o jogo, mas Zepeda e Blanco abriram uma vantagem de 2 gols. Zé Roberto diminuiu para os brasileiros, mas não foi o suficiente para tirar o título dos mexicanos, frente a uma torcida de 110 mil pessoas.

Time

A equipe é formada por jogadores que disputam o Campeonato Mexicano, além de jogadores no campeonato inglês, turco, holandês, espanhol e alemão. Os jogadores convocados para a Copa são:

Goleiros: Luis Ernesto Michel, Guillermo Ochoa e Óscar Pérez;

Defesa: Paul Aguilar, Efraín Juárez, Jonny Magallón, Rafael Márquez, Héctor Moreno, Ricardo Osorio, Francisco J. Rodríguez, Carlos Salcido, Jorge Torres, Juan Carlos Valenzuela;

Meio-campo: Adrián Aldrete, Israel Castro, Jonathan dos Santos, Andrés Guardado, Gerardo Torrado;

Atacantes: Pablo Barrera, Adolfo Bautista, Cuauhtémoc Blanco, Giovani dos Santos, Guillermo Franco, Javier Hernández, Alberto Medina, Carlos Vela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário