segunda-feira, 10 de maio de 2010

Candidatos 2010: África do Sul



● Grupo: A
● Continente: África
● Forma de qualificação: Direito a participar por ser país-sede
● Ranking: 88
● Participações na Copa do Mundo: 3 (1998, 2002 e 2010)
● Melhor jogador: Benni McCarthy (de sempre e atual)
● Esporte preferido do país: Rugby entre a etnia branca, futebol entre os negros e críquete em todas as etnias
● Chance de passar da primeira fase: 50%
● Chance de chegar às quartas: 30%
● Chance de chegar às semifinais: 10%
● Chance de chegar a final: 5%
● Chance de ser campeão: 1%

A África do Sul será a primeira sede africana da Copa do Mundo. O continente foi beneficiado pelo sistema de rotação de sedes da FIFA, para que a Copa chegasse à África. Os sul-africanos foram escolhidos em 2004, após vencerem uma concorrência contra Marrocos, Egito e Líbia/Tunísia. Este será o maior evento realizado em solo africano.

Qualificação

A seleção se classificou ao mesmo tempo de escolha, pois o país-sede possui vaga assegurada. Porém, disputaram as eliminatórias da África, visando uma vaga na Copa das Nações Africanas 2010, mas falharam.

A Grande Competição

A maior competição disputada pelos bafana bafana foram a Copa das Confederações de 2009, realizados em seu território. Nesta competição, eles empataram com o Iraque e venceram a Nova Zelândia, perdendo a última partida contra a Espanha, ficando em segundo lugar. Nas semi-finais, enfrentaram o Brasil e lutaram com todas as suas forças, mas caíram com um gol de Daniel Alves aos 43 do segundo tempo. Não desanimados, os africanos encarariam na disputa do terceiro lugar os espanhóis novamente. Tudo virou flores quando Mphela marcou o primeiro gol aos 28 minutos do segundo tempo. Mas La Fúria não deixou barato, e só consegiu virar o jogo com Daniel Güiza, que fez dois gols em dois minutos. Mas Mphela consegiu marcar mais uma vez, empatando o jogo aos 48 do segundo tempo. Na prorrogação, jogou um time africano abatido e cansado da batalha, que não suportou a superioridade espanhola e viu Xabi Alonso marcar aos 2 minutos do quarto tempo, dando o terceiro lugar à Espanha. Tratados como herois pelo resto do mundo, a Federação de Futebol Sul-Africana demitiu Joel Santana e trouxe Carlos Alberto Parreira.

Time

O time é formado por jogadores desconhecidos do povo brasileiro. A maioria de seus jogadores jogam no campeonato nacional, vindo de 4 grandes clubes: Orlando Pirates, Kaizer Chiefs, Mamelodi Sundowns e Supersport United. Outros jogadores provém de clubes israelenses, holandeses, alemães, gregos, russos e principalmente ingleses, onde jogam Benni McCarthy, estrela do time, e Aaron Mokoena, capitão da equipe e o mais experiente, com 75 jogos pela seleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally