domingo, 30 de maio de 2010

Candidatos 2010: Japão




● Grupo: E
● Continente: Ásia
● Forma de qualificação: Ficou em segundo lugar no Grupo A asiático.
● Ranking: 45
● Participações na Copa do Mundo: 5 (1974, 1998, 2002, 2006 e 2010).
● Melhor jogador: Kunishige Kamamoto, (de sempre), Shunsuke Nakamura (atual)
● Esporte preferido do país: Beisebol é o mais popular. Futebol, rugby e artes marciais também são populares.
● Chance de passar da primeira fase: 30%
● Chance de chegar às quartas: 15%
● Chance de chegar às semifinais: 5%
● Chance de chegar a final: 2%
● Chance de ser campeão: 1%

Considerada amelhor seleção asiática, o Japão consegue chegar à quarta Copa do Mundo consecutiva, mas seus últimos resultados ainda são modestos. Tudo o que a Seleção Japonesa conseguiu deve-se ao brasileiro Zico, já que o esporte só se popularizou depois da ida do brasileiro para a Terra do Sol Nascente. Sem surpresas e também com um time médio, os japoneses irão tentar repetir o feito de 2002, quando passaram da primeira fase. Depois disso, poderão pensar em algo maior.

Qualificação

A classificação novamente foi tranquila para os japoneses. Beneficiados pela privilegiada posição no ranking da FIFA, entrou direto na terceira fase, onde foi campeão de um grupo que tinha Bahrein, Omã e Tailândia. Na última fase porém, foram surpreendidos pela Austrália, e precisou se contentar com o segundo lugar no grupo, classificando-os para mais uma Copa do Mundo.

A Grande Competição

Juntamente com a Coreia do Sul, o Japão organizou a Copa do Mundo de 2002. Estrearam com grande força, arrancando um empate da Bélgica em Saitama. Jogando em Yokohama e em Kobe, derrotou surpreeendentemente a Rússia e também a Tunísia, e de lambuja consegiu o primeiro lugar do grupo. Mas todo a felicidade japonesa parou na Turquia, outra seleção que surpreeendeu. Derrotados por 1 a 0, os japoneses querem agora repetir o feito daquele ano, ou até ir mais longe. Para isto, precisarão de muita força, técnica e principalmente, sorte.

Time

Quase todo o time joga na J-League japonesa, exceto apenas 4 jogadores que atuam no exterior, por times da França, Alemanha, Itália e Rússia. Compõe o time também um brasileiro, o paulista Marcus Tulio.

Goleiros: Seigo Narazaki, Eiji Kawashima, Yoshikatsu Kawaguchi;

Defesa: Yūichi Komano, Marcus Tulio Tanaka, Yuto Nagatomo, Atsuto Uchida, Daiki Iwamasa, Yasuyuki Konno, Yuji Nakazawa;

Meio-campo: Yuki Abe, Yasuhito Endō, Daisuke Matsui, Shunsuke Nakamura, Kengo Nakamura, Makoto Hasebe, Keisuke Honda, Junichi Inamoto;

Atacantes: Shinji Okazaki, Keiji Tamada, Kisho Yano, Yoshito Okubo e Takayuki Morimoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally