sábado, 29 de maio de 2010

Candidatos 2010: Dinamarca





● Grupo: E
● Continente: Europa
● Forma de qualificação: Foi campeão do Grupo 1 europeu.
● Ranking: 34
● Participações na Copa do Mundo: 4 (1986, 1998, 2002 e 2010).
● Melhor jogador: Michael Laudrup, (de sempre), Nicklas Bendtner (atual)
● Esporte preferido do país: Futebol e hóquei no gelo são os mais populares.
● Chance de passar da primeira fase: 60%
● Chance de chegar às quartas: 40%
● Chance de chegar às semifinais: 20%
● Chance de chegar a final: 10%
● Chance de ser campeão: 5%

Ausente em 2006, a Dinamarca retorna para a Copa, e traz também uma ameaça terrorista. Abdullah Azam Saleh al Qahtani foi preso recentemente e afirmou que queria atacar as seleções da Holanda e Dinamarca. Mesmo a FIFA negando, agora a atenção se volta para o jogo EUA x Inglaterra no dia 12. Um pouco mais tranquilo, a Dinamarca se classificou sossegadamente para a Copa do Mundo, e espera usar essa oportunidade para a volta da Dinamáquina.

Qualificação

A Dinamarca foi sorteada no Grupo 1, junto com as seleções de Portugal, Suécia, Malta, Hungria e Albânia. Mesmo como coadjuvante no começo, à sombra de Suécia e Portugal, conseguiu uma ótima campanha e despachou os seus rivais nórdicos e complicou os portugueses, além de possuir o artilheiro do grupo, Soren Larsen.

A Grande Competição

A Dinamáquina conseguiu classificação para a Copa Rei Fahd de 1995 (atual Copa das Confederações) depois de vencer a Eurocopa de 1992. Depois de derrotar a Alemanha na final da Euro, a Dinamarca jogou na Arábia Saudita derrotando os donos da casa, vencendo por 2 a 0. Um empate com o México e a vitória nos pênaltis classificaram os dinamarqueses para a final diante da Argentina. Mesmo com Zanetti, Crespo e Batistuta no time, a Argentina não foi suficiente para a Dinamarca, que venceu por 2 a 0, com gols de Laudrup e Rasmussen.

Time

A Dinamáquina atual é formada por jogadores que atuam no Campeonato Dinamarquês, com exceção de alguns que jogam nos Campeonatos Inglês, Italiano, Holandês, Espanhol e Alemão.

Goleiros: Thomas Sørensen, Jesper Christiansen, Stephan Andersen;

Defesa: Daniel Agger, Lars Jacobsen, Per Krøldrup, William Kvist, Simon Kjær, Simon Poulsen, Patrick Mtiliga;

Meio-campo: Martin Jørgensen, Dennis Rommedahl, Jesper Grønkjær, Christian Poulsen, Daniel Jensen, Thomas Kahlenberg, Jakob Poulsen, Thomas Enevoldsen, Mikkel Beckmann, Christian Eriksen;

Atacantes: Jon Dahl Tomasson, Nicklas Bendtner e Søren Larsen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário