sexta-feira, 21 de maio de 2010

Candidatos 2010: Eslovênia





● Grupo: C
● Continente: Europa
● Forma de qualificação: Ficou em segundo lugar no Grupo 3 europeu e derrotou a Rússia na repescagem europeia.
● Ranking: 29
● Participações na Copa do Mundo: 2 (2002 e 2010)
● Melhor jogador: Zlatko Zahovič (de sempre), Robert Koren (atual)
● Esporte preferido do país: Futebol, hóquei no gelo e basquete são os mais populares.
● Chance de passar da primeira fase: 40%
● Chance de chegar às quartas: 20%
● Chance de chegar às semifinais: 5%
● Chance de chegar a final: 3%
● Chance de ser campeão: 1%

Um dos países da ex-Iugoslávia, a Eslovênia foi heroica ao atropelar República Tcheca, Polônia e Rússia, mas não almeja maiores resultados na Copa. Apesar do pensamento pequeno, a Eslovênia mostrou disciplina tática e o espírito de equipe implantado pelo técnico Matjaz Kek.
Apesar de sua bandeira ter as cores branca, azul e vermelha, a seleção de futebol da Eslovênia usa o verde em seus uniformes (o principal é branco com detalhes verdes, o número 2, ao contrário). Não há uma explicação oficial, mas alguns fatores ajudam a compreender o porquê da cor: o verde é considerado "a cor da independência" eslovena (era a cor predominante dos principais partidos separatistas); os maiores clubes eslovenos de futebol ou basquete têm uniformes verdes; a árvore tilia, símbolo nacional, é verde. Há um movimento que visa unificar no futuro os uniformes de todos os esportes na Eslovênia. Ainda não se sabe se o verde será mantido ou se as cores da bandeira serão adotadas.

Qualificação

Entrou no Grupo 3 junto com a Eslováquia, República Tcheca, Polônia, Irlanda do Norte e San Marino. Com uma campanha regular e vitórias importantes, deixou para trás as Seleções Tcheca, Norte-Irlandesa e Polonesa, e ainda lutou pela liderança do grupo, mas a Eslováquia não deixou o primeiro lugar escapar. Na repescagem, foi sorteado para enfrentar a Rússia. Em Moscou, os russos provaram o favoritismo e saíram na frente, marcando dois gols com Bilyaletdinov. Pečnik marcou o gol para os eslovenos aos 43 minutos do segundo tempo. Apesar da derrota, o gol marcado por Pečnik seria determinante no segundo jogo. Em Maribor, Zlatko Dedič fez o gol da vitória eslovena, apesar de empatarem no placar agregado (2-2), a Eslovênia passou pela regra do gol de fora de casa, que dá a vantagem para a equipe que marca mais gols fora de casa. 

A Grande Competição

Com a criação da seleção apenas nos anos 90, a Eslovênia nunca passou por grande resultados. Seu primeiro grande torneio foi a Eurocopa de 2000. Empatou com a Iugoslávia, mas a derrota para a Espanha complicou a situação da equipe. A Seleção Eslovena fechou sua participação empatando com a Noruega. A sua maior competição foi a Copa do Mundo de 2002, mas uma briga entre Zlatko Zahovič e o técnico minou qualquer chance dos eslovenos naquele mundial. No Grupo B, perdeu todas as partidas, sendo derrotado pela Espanha, pela África do Sul e pelo Paraguai. Portanto, a competição mais gloriosa foi as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

Time

Os jogadores da Seleção Eslovena jogam em times de segunda e terceira linha na Europa. A maioria deles jogam no Campeonato Italiano, Belga, Holandês, Francês e Alemão, além de alguns que jogam no Campeonato Esloveno de Futebol.

Goleiros: Samir Handanovič, Jasmin Handanovič, Aleksander Šeliga, Jan Koprivec;

Defesa: Mišo Brečko, Bojan Jokić, Marko Šuler, Dejan Kelhar, Boštjan Cesar, Matej Mavrič, Branko Ilič,  Elvedin Džinič, Suad Filekovič, Aleksander Rajčević;

Meio-campo: Robert Koren, Aleksander Radosavljevič, Andraž Kirm, Andrej Komac, Dalibor Stevanovič, Rene Krhin, Mirnes Šišić, Dare Vršič, Valter Birsa, Darijan Matič;

Atacantes: Milivoje Novakovič, Nejc Pečnik, Zlatan Ljubijankič, Zlatko Dedič, Miran Burgič e Tim Matavž.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally