quinta-feira, 20 de maio de 2010

Candidatos 2010: Argélia







● Grupo: C
● Continente: África
● Forma de qualificação: Foi campeão do Grupo C das eliminatórias africanas e derrotou o Egito no jogo desempate.
Ranking: 27
● Participações na Copa do Mundo: 3 (1982, 1986 e 2010)
● Melhor jogador: Abdelhafid Tasfaout (de sempre), Rafik Saïfi (atual)
Esporte preferido do país: Futebol, atletismo e vôlei são populares.
● Chance de passar da primeira fase: 30%
● Chance de chegar às quartas: 15%
● Chance de chegar às semifinais: 5%
● Chance de chegar a final: 2%
● Chance de ser campeão: 1%

Desconhecida do povo brasileiro, a Seleção Argelina foi a última seleção a se classificar para o Mundial. Empatados com o Egito, levaram vantagem no jogo desempate disputado em país neutro, no Sudão. Mesmo com uma boa quantidade de jogadores franceses naturalizados no time, a Argélia espera honrar seus torcedores, que nos últimos mundiais torceram por Zinedine Zidane, descendente de argelinos. É também a única nação árabe da Copa.

Qualificação

Na segunda fase, entrou junto com a Libéria, Senegal e Gâmbia. Com uma campanha regular, assegurou o primeiro lugar do grupo com 10 pontos. Na segunda fase, enfrentou Egito, Zâmbia e Ruanda. Nesta fase fez um jogo de "gato e rato" com o Egito pela vaga do grupo no mundial, sempre estando 3 pontos a frente, mas na última rodada, Zaki e Moteab marcaram para os egípcios na vitória sobre os argelinos, forçando um jogo desempate, já que haviam empatado em tudo, com 13 pontos, 4 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 9 gols pró e 4 gols contra para cada. Em jogo disputado em campo neutro, no Sudão, Yahia marcou o único gol do jogo, classificando a Argélia para seu terceiro mundial.

A Grande Competição

Em 1982, a Argélia estreou em mundiais e apesar de ter caído na primeira fase, passou perto, pois a Alemanha e a Áustria passaram nos critérios. A maior conquista argelina foi em 1990, quando venceu a Copa Africana das Nações. Na primeira fase, goleou a Nigéria e a Costa do Marfim, além de derrotar o Egito. Nas semifinais, derrotou o Senegal, e voltou a enfrentar os nigerianos na final. Argélia venceu e conquistou seu único título até hoje.

Time

O time argelino é formado por muitos jogadores franceses que se naturalizaram argelinos para terem mais chances de jogar por uma seleção. Além dos jogadores que atuam no Campeonato Nacional, outros atuam no Campeonato francês, Italiano, Alemão e Inglês, além de jogadores que atuam em outras ligas menores.

Goleiros: Lounès Gaouaoui, Faouzi Chaouchi, Mohamed Zemmamouche, Raïs M'Bohli;


Defesa: Nadir Belhadj, Antar Yahia, Madjid Bougherra, Rafik Halliche, Abdelkader Laïfaoui, Mohamed Meftah, Carl Medjani, Habib Bellaid, Djamel Mesbah;


Meio-campo: Yazid Mansouri, Karim Ziani, Khaled Lemmouchia, Mourad Meghni, Hassan Yebda, Lazhar Hadj, Djamel Abdoun, Hocine Metref, Mehdi Lacen, Ryad Boudebouz, Adlène Guedioura, Foued Kadir;

Atacantes: Rafik Saïfi, Karim Matmour, Abdelkader Ghezzal, Rafik Djebbour e  Chadli Amri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally