quinta-feira, 20 de maio de 2010

Candidatos 2010: Estados Unidos




● Grupo: C
● Continente: América do Norte
● Forma de qualificação: Foi campeão da fase final das eliminatórias norte-americanas.
Ranking: 16
● Participações na Copa do Mundo: 9 (1930, 1934, 1950, 1990, 1994, 1998, 2002, 2006, e 2010)
● Melhor jogador: Landon Donovan (de sempre e atual)
Esporte preferido do país: Futebol americano é o que atrai mais público e audiência. Beisebol vem logo em seguida, mas a sua temporada é mais longa e o público total da temporada é maior. Basquete e hóquei no gelo também são populares. Futebol e Lacrosse vem logo depois.
● Chance de passar da primeira fase: 70%
● Chance de chegar às quartas: 50%
● Chance de chegar às semifinais: 25%
● Chance de chegar a final: 10%
● Chance de ser campeão: 5%

Mesmo sem a preferência do povo estadunidense, a seleção de futebol dos Estados Unidos passa atualmente por momentos de sonhos e esperança. Depois da boa atuação na Copa das Confederações em 2009, os yankees esperam alçar voos mais altos no mundial na África. Para isso, contará com o apoio de jogadores como Landon Donovan e Clint Dempsey, além dos estrangeiros; o brasileiro Benny Feilhaber e o escocês Stuart Holden.

Qualificação

Os Estados Unidos entraram direto na segunda fase contra a Seleção da ilha de Barbados. derrotaram os babardianos por 8 a 0 em casa e venceram por 1 a 0 fora, se classificando para a próxima fase. Na terceira fase, enfrentaram Trinidad e Tobago, Cuba e Guatemala. Com 5 vitórias e apenas 1 derrota, foram para a última fase das eliminatórias. Na última fase, se encontrou com México, Honduras, Costa Rica, El Salvador e Trinidad e Tobago. Com seis vitórias, dois empates e duas derrotas, se classificou no mesmo dia que o México, no dia 10 de outubro de 2009. 

A Grande Competição

Apesar dos vários títulos continentais, foi na Copa das Confederações de 2009 na África que os norte-americanos conseguiram seu maior feito. Na primeira fase, tiveram o azar de cair no Grupo B, junto com o Brasil a Itália e o Egito. Estrearam mal, perdendo para a Itália e para o Brasil, mas venceram esplendosamente os egípcios, empatando com a Itália e com o Egito em pontos. Como foi a seleção que mais marcou gols nessa fase conseguiu chegar às semifinais, mas enfrentariam um adversário poderosíssimo, a Espanha (A primeira partida entre as duas seleções havia sido na cidade de Curitiba, em 1950, durante a Copa do Mundo daquele ano). Mesmo com o favoritismo adversário, a seleção americana foi para cima e com gols de Altidore e Dempsey carimbaram a sua passagem para a final. A partida final seria no estádio Ellis Park contra a Seleção Brasileira, e novamente, os americanos surpreenderiam. Dempsey e Donovam marcaram, abrindo uma vantagem de 2 a 0 no marcador. Depois do intervalo, Luís Fabiano marcou dois gols para a seleção em menos de meia hora, empatando o jogo. Aos 39, o zagueiro brasileiro Lúcio, tirou o título dos Estados Unidos, aquele que seria sua maior conquista até então. Apesar do resultado, restam ótimas expectativas para os EUA em 2010, pelo fato de jogarem bem contra as duas melhores seleções daquele ano: O Brasil e a Espanha.

Time

Muitos dos jogadores norte-americanos atuam na Major League Soccer americana, além de alguns jogadores que atuam no campeonato mexicano e de outros que jogam na Europa, principalmente nos Campeonatos Inglês da primeira e segunda divisão, além de ligas menores, como a escocesa e a dinamarquesa, caso do brasileiro Benny Feilhaber.

Goleiros: Brad Guzan, Marcus Hahnemann, Tim Howard;


Defesa: Jonathan Bornstein, Carlos Bocanegra, Steve Cherundolo, Jay DeMerit, Clarence Goodson, Chad Marshall, Oguchi Onyewu, Heath Pearce, Jonathan Spector;


Meio-campo: DaMarcus Beasley, Alejandro Bedoya, Michael Bradley, Ricardo Clark, Clint Dempsey, Landon Donovan, Maurice Edu, Benny Feilhaber, Stuart Holden, Sacha Kljestan,  Robbie Rogers, José Francisco Torres;

Atacantes: Jozy Altidore, Edson Buddle, Brian Ching, Robbie Findley, Herculez Gomez e Eddie Johnson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally