terça-feira, 2 de março de 2010

Esqui alpino

O esqui alpino é uma das modalidades do esqui que consiste em efectuar uma descida em velocidade, com passagens obrigatórias e contra o relógio.

No esqui alpino, os competidores esquiam por um percurso em declive, em alta velocidade e desviando de obstáculos. O objetivo é completar o percurso no menor tempo possível. A modalidade é disputada por homens e mulheres, nas categorias: downhill, slalom, slalom gigante, supergigante e combinado.

Além disso, existe um espaço de passagem obrigatória. E é justamente esse espaço que diferencia as categorias na modalidade:

No downhill elas estão mais distantes, permitindo atingir velocidades de 120km/h.

Já no slalom super gigante, no slalom gigante e no slalom essa distância é menor, respectivamente, o que vai aumentando a dificuldade do competidor.

O esqui alpino é esporte dos Jogos Olímpicos de Inverno desde os Jogos de 1936, em Garmisch-Partenkirchen.

O material do esqui alpino

O esqui alpino pratica-se normalmente com dois bâtons (um para cada mão) e dois esquis (um preso a cada pé). O controlo dos esquis é feito pela utilização de botas de esqui presas aos esquis por fixações que se soltam apenas em caso de impacto. Um capacete é por vezes utilizado para protecção contra impactos com a neve, com outros esquiadores ou com obstáculos ou mesmo para melhorar o aerodinamismo fora das competições.







Downhill

A descida livre ou downhill é a modalidade de esqui alpino de percurso mais longo e na qual se atingem as velocidades mais elevadas. Exige muita habilidade e resistência devido às duas características referidas. Os pórticos estão separados por uma distância mínima de 8 metros, apenas se efetua uma descida e o vencedor é o mais rápido. Os esquiadores podem chegar a atingir velocidades de cerca de 150 km/h.







Super G

Modalidade do esqui alpino com semelhanças ao downhill, com a diferença de que há mais portões obrigatórios. Os chamados "portões" são duas bandeiras colocadas nas duas bordas da pista ao longo do trajeto. São realizadas duas descidas e o esquiador deve prestar muita atenção para não passar por fora das portas.

Supergigante

Modalidade com mais portões que a anterior. São realizadas duas descidas, e os esquiadores descem agora em zigue-zague. As portas não são mais bandeiras, e sim estacas flexíveis as quais os esquiadores costumam tocar enquanto descem para encurtar o caminho, já que elas não quebram facilmente.

Slalom

É a prova mais comum e a mais lenta do esqui alpino. Agora, as estacas são muito próximas. É a prova que exige mais resistência, já que as curvas são bastante acentuadas. É também a modalidade que mais classifica atletas para as Olimpíadas

Combinado

Também chamada de supercombinada, combina o downhill e o slalom. O tempo combinado das duas provas definem o vencedor. É a que exige mais habiliadade e técnica, já que são combinadas duas provas totalmente opostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally