segunda-feira, 1 de março de 2010

Curling

Curling é um esporte de equipe com similaridades ao lawn bowls e à bocha, jogado numa pista retangular de gelo. Duas equipes, de quatro participantes cada, competem entre si com o objetivo de lançar oito pedras de granito, com um peso que varia de 17 a 20 kg cada uma, sobre um corredor de gelo de 45,5 metros de comprimento e 4,75 metros de largura. Uma vez realizados todos os lançamentos, os pontos são marcados de acordo com a proximidade que a pedra chegar do alvo, no fim da pista. Esse esporte é praticado em todo o Canadá, no norte do Estados Unidos, no norte da Europa, Austrália, Nova Zelândia, China e Coréia do Sul. Devido as suas complexas estratégias que podem variar durante o jogo, o esporte foi apelidado de "xadrez no gelo".


Estratégia


Uma equipe de curling tem quatro membros. O skip, considerado o estrategista da equipe, posiciona-se no final da pista e discute a tática de jogo com os companheiros; sua principal responsabilidade é definir quando os varredores devem atuar ou não, para retificar ou curvar a trajetória da pedra, respectivamente. Os outros três membros se dividem, a cada jogada, entre os varredores e o lançador. Os varredores, geralmente dois membros da equipe, são responsáveis pelo uso da vassoura e pela avaliação da velocidade da pedra, além de conversarem com o skip. A ação da vassoura sobre o terreno reduz o atrito da pedra, aumentando sua velocidade e retificando a trajetória a percorrer. O quarto jogador é responsável pelo lançamento da pedra. Cada jogador lança a pedra duas vezes, num total de oito por período, de modo que há um revezamento de funções; o skip, porém, não assume o papel de varredor, e geralmente faz os dois últimos lançamentos, que são os mais importantes do período. Quando o skip vai lançar, o último jogador a lançar antes do skip, chamado de third ("terceiro"), assume a função de skip. As trocas de informações entre os membros da equipe são constantes, e o jogo tem uma gíria própria.

Cada time pode lançar oito pedras por período de jogo (end). A zona de pontuação, chamada de "casa" (house), é composta por círculos concêntricos demarcados no final da pista. A pontuação é dada, no final de cada período, pelo número de pedras que estejam mais perto do centro (o "botão" ou button) da "casa" do que a pedra melhor posicionada do time adversário; as pedras posicionadas fora da "casa" jamais contam pontos. Ao final de dez ends, a equipe com melhor pontuação vence. Uma importante vantagem estratégica é o "martelo" (hammer), isto é, ser a última equipe a lançar a pedra num end. Esse privilégio é alternado, entre as duas equipes, ao longo do jogo.

Muito da estratégia do curling consiste em acertar outras pedras em jogo para melhorar a própria situação ou prejudicar a do adversário. No entanto, as quatro primeiras pedras lançadas (duas por cada equipe) não podem tocar alguma de um adversário que esteja fora da "casa" e antes do "botão". Quando isso acontece, a pedra lançada é eliminada do jogo, e a pedra que foi atingida é reconduzida à posição que ocupava. Essa é a chamada "regra das quatro pedras", ou four-rock rule.

O curling possui também uma restrição de tempo: cada time tem 73 minutos para executar todas as suas jogadas, além de poder pedir dois intervalos de 60 segundos no jogo. Se os dez ends terminam empatados, o jogo continua até que algum time vença um end, e são alocados dez minutos e um intervalo extras para cada time. Após o oitavo end, é permitido a qualquer um dos times desistir da partida. O jogo também termina quando o número de pedras restantes para uma equipe jogar é menor do que a sua desvantagem no placar; a equipe é declarada derrotada nessa situação.

Campo de jogo

As linhas mais importantes são as hog lines e a tee line, como mostrado no diagrama abaixo. As duas hog lines são classificadas, alternativamente, de "próxima" ou "distante", a depender da sua posição relativamente ao lançador.

O campo de jogo. As duas linhas paralelas cheias são as hog lines; chamadas de "próxima" ou "distante", em relação ao lançador da pedra. A linha pontilhada paralela às hog lines que cruza o "botão" (o centro dos círculos concêntricos) é a tee line.

Irregularidades

Lançamento

A pedra lançada só pode ser tocada até a hog line próxima, e necessariamente deve ultrapassar a hog line distante. Se alguma dessas condições não for cumprida, a pedra é excluída do jogo.

Tocar a pedra

O toque de um jogador numa pedra em jogo, com o corpo ou a vassoura, é considerado uma violação. Pelas regras da Federação Internacional, a consequência do toque depende da posição em relação à hog line distante. Se a pedra tocada é do time do jogador e está em lançamento, a pedra é retirada do jogo, se o toque ocorre antes da hog line distante, ou o skip adversário decide o que fazer com a pedra lançada e as que foram por ela tocadas, se o toque ocorre após a hog line distante. Se a pedra tocada é do time adversário e está em lançamento, a pedra é lançada novamente, se o toque ocorre antes da hog line distante, ou o skip adversário reposiciona as pedras do jogo como ele acha que elas ter-se-iam posicionado se não tivesse havido o toque, se o toque ocorre após a hog line distante. Se a pedra tocada não está em lançamento, ou seja, é uma peça estacionária, a consequência depende de ela ter atingido ou não uma pedra em movimento: se atingiu, o skip adversário decide se coloca as pedras nas posições que ocupariam se não houvesse o toque, se elimina a peça que teve a trajetória desviada e reposiciona as outras pedras nos locais em que se encontravam antes do toque, ou se nada faz; se não atingiu uma peça em movimento, a pedra tocada é reconduzida à posição em que se encontrava antes do toque.

Restrições ao sweeping (varrição)

O sweeping (ato de varrer o terreno de jogo) pode ser executado livremente pela equipe que lança uma pedra, até que ela alcance a tee line. Após isso, somente um membro da equipe pode varrer o caminho da pedra lançada. Um membro da equipe adversária também pode varrer depois de a pedra ultrapassar a tee line.

O curling possui uma forte tradição de fair play, e os jogadores que cometem irregularidades costumam declarar espontaneamente o erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally