sexta-feira, 5 de março de 2010

Esqui cross-country

Esqui de fundo (ou esqui cross-country, ou ainda esqui XC) é uma maratona de esqui, com subidas, descidas e trechos planos.

Livre

É a modalidade mais comum e a que mais envia mais atletas para os jogos. Como diz o nome, os atletas esquiam no estilo livre, ou seja, podem tirar o esqui do chão enquanto esquiam, economizando energia e aumentando a velocidade e diminuindo. Costuma ter distâncias variadas, mas nas competições olímpicas femininas as corridas são de 10km e nas corridas masculinas o trajeto é de 15km.

Perseguição combinada

É uma das modalidades mais habilidosas e que combina os dois estilos. Primeiramente, os esquiadores correm no estilo clássico, sem poderem tirar o pé do chão, o que exige mais forças dos braços. Depois de 10 ou 15 km, é realizado um pit-stop, com duração de 20 a 30 segundos, onde os esquiadores trocam de esquis e bastões para outros equipamentos menores, para depois esquiarem no estilo livre por mais 10 ou 15km, dependendo do sexo. Vence o competidor que completar o menor tempo combinado.

Largada coletiva

É a maior prova e a mais tradicional. Se classificam apenas os medalhistas das outras provas e os melhores no ranking. Todos os competidores largam ao mesmo tempo e vence quem chegar em primeiro. As mulheres esquiam no estilo clássico por 30km e os homens esquiam por 50km, o que pode levar mais de duas horas.

Revezamento

Nesta prova, quatro esquiadores de um mesmo time se revezam. Na prova masculina, cada competidor completa um trajeto de 10 km e passa a vez para o próximo esquiador de se time. No feminino, a distância é menor, 5km. Os melhores e mais rápidos de cada time normalmente são os últimos a esquiarem. A equipe que completar o menor tempo total no revezamento vence.

Velocidade

É a prova mais rápida do esporte, onde os esquiadores começão com uma corrida de qualificação, que dura apenas 3 minutos. Em seguida, os melhores classificados são organizados em "baterias" com 6 esquiadores cada. Os mais rápidos em cada fase avançam, até sobrarem 6, que farão a corrida final.

Velocidade por equipes

Parecida com a prova de revezamento, com as únicas diferenças no número de atletas, que passa a ser apenas 2 e no trajeto, que é menor. Os esquiadores realizam uma corrida de qualificação e uma corrida final, as quais duram menos de 20 minutos cada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally