sábado, 16 de janeiro de 2010

Skeleton


Skeleton é um esporte olímpico de inverno que, com o bobsleigh e luge representam, distintas modalidades de descida em trenó. O skeleton é a mais antiga das três.


História


O skeleton nasceu no final do século XIX em St. Moritz, Suíça quando um inglês chamado Child introduziu um novo trenó de metal cuja forma recordava um esqueleto humano, daí seu nome. De forma oficial começou-se a practicar no Club Alpino de Konigsee na Alemanha, onde está a pista de skeleton mais antiga que existe.

Características


Como no luge e no bobsleigh é muito importante a saída, que tem que ser explosiva para tomar velocidade o antes possível, daí que se utilize um calçado especial com a máxima aderência. Uma vez tomada velocidade nos primeiros 50 metros o piloto se coloca de boca para baixo no trenó com forma de tábua, procurando que sua postura seja a mais plana e aerodinâmica possivel.

O casco que se utiliza tem uma proteção especial no queixo, já que o rosto do piloto passa muito perto do solo, e os trajes que se utilizam atualmente são fabricados com fibras sintéticas e especialmente desenhados para ajustar-se ao corpo e ofrecer a mínima resistência ao ar.

Outra característica importante é que não existe um volante ou timão para enfrentar as curvas, sendo que é o próprio piloto o que joga seu peso para um lado e para o outro segundo a direção que deva tomar o trenó.

A diferença do luge ou o bobsleigh, no skeleton só existe a modalidade individual, e as competições acontecem em duas mangas, somando-se os tempos conseguidos em ambas e ganhando o resbalador que totalize menor tempo.

Disputas


Como esporte olímpico teve um desenvolvimento peculiar, pois antes de figurar nos Jogos Olímpicos de 1928 celebrados precisamente em St. Moritz, Suíça logo desapareceu do programa, para retornar em 1948 quando os Jogos se celebraram…outra vez em St. Moritz. Depois voltou a desaparecer do programa durante nada menos que 54 anos. Nos Jogos de 2002 em Salt Lake City, Estados Unidos retornou, e continuou sendo olímpico nas Jogos Olímpicos de Inverno de 2006. A competição se celebra tanto na categoria masculina como feminina.

Em 2002 os campeões foram Jim Shea dos Estados Unidos na categoria masculina, e Tristan Gale, também de Estados Unidos, na feminina.



Fonte: Wikipédia
Não sabe o que é Bobsled? Clique Aqui
Não sabe o que é luge? Clique Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally