quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Bobsled


Bobsleigh ou Bobsled é um esporte de inverno no qual equipes de duas ou quatro pessoas realizam, por meio de um trenó, descidas cronometradas em uma pista de gelo sinuosa e estreita especialmente construída para a competição. O trenó é movido pela força da gravidade, e pode atingir velocidades de até 100 km/h.

Desde 1924, o Bobsleigh faz parte dos Jogos Olímpicos de Inverno, como uma competição para equipes masculinas de quatro pessoas. Em 1932, foi adicionada uma segunda modalidade, para equipes compostas de dois homens.

Em 2002, foi pela primeira vez admitida a participação de mulheres entre os membros das equipes. Em 2006, foi introduzida modalidade para times de duas mulheres.

História

Criado na Suíça, as primeiras corridas de bobsled foram disputadas em estradas cobertas por neve. A primeira pista feita especialmente para a competição foi inaugurada em 1902. O esporte não foi disputado nos Jogos Olímpicos de 1960, quando a prova teve problemas de organização e acabou vetada. O bobsled passou a ser disputado por mulheres apenas nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002, realizado em Salt Lake City, EUA. A modalidade conta com três estilos: equipes de dois feminino e masculino, além de times de quatro masculino. Dentro de um carrinho sobre lâminas, os atletas descem uma pista de gelo com curvas e retas de 1.500m de extensão. O trenó chega a atingir 135 km/h. Vence quem completar o percurso no menor tempo.

O Bobsled era praticado no final do século XIX em duas regiões distintas: Albany, nos E.U.A. (1882) e St. Moritz, na Suíça (1897) onde o esporte se desenvolveu primeiramente, e fundou o seu primeiro Clube de Bobsled em 1897. Já em 1914, as competições de Bobsled eram organizadas em várias pistas pela Europa, principalmente na região dos alpes europeus. Em 1923 foi fundada a Federação Internacional de Bobsled e Tobogã (FIBT). O Bobsled de 4 pessoas (4-man) foi incluído na 1ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1924, em Chamonix, França. Já a modalidade de Bobsled de 2 pessoas (2-man) foi incluída nas Jogos Olímpicos de Inverno de 1932 em Lake Placid. Somente nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002 o Bobsled feminino de 2 pessoas foi incluído como modalidade olímpica.

Regras


Competições de Bobsled

Bobsled de 4 pessoas / 4-man (masculino)

Bobsled de 2 pessoas / 2-man (masculino e feminino)


Equipamento

Trenó utilizado no Bobsleigh. Na foto um trenó 2-woman, recente modalidade do Bobsleigh.Capacete de Skeleton, uniforme de competição, luvas, sapatilha de Bobsled, ombreira, cotoveleira e joelheira.

Trenó: peso de 175 kg 2-man e 227 kg para 4-man

Pista de Gelo

Comprimento: 1.500 m

Curvas: entre 15 e 19 curvas

Custo para construção: R$ 100 milhões

Competição

Os atletas correm 50 metros em sincronia e pulam dentro do trenó. Essa distância é percorrida em menos de 6 segundos acelerando o trenó a 40 km/h. Para correr no gelo em alta velocidade, os atletas utilizam sapatilhas especiais que possuem 600 agulhas que perfuram o gelo, dando tração e equilíbrio aos atletas.

Piloto

Depois da largada o piloto assume comando, guiando o trenó até a linha de chegada. Uma boa pilotagem requer bons reflexos e memorização do layout da pista. O piloto controla o trenó com as mãos através de um mecanismo de direção debaixo do cockpit do trenó. Um erro de pilotagem pode causar uma capotagem e consequentemente a eliminação da equipe na competição.

Chegada

Ao cruzar a linha de chegada o piloto sinaliza o atleta responsável pela freagem (brakeman). O brakeman puxa o freio e diminui a velocidade do trenó gradativamente.

Tempo

Dependendo da pista uma descida dura entre 50 e 60 segundos, aonde os trenós chegam a 140 km/h.

Pontuação e Ranking

As primeiras 30 equipes ganham pontos conforme tabela da Federação Internacional de Bobsled. No final da temporada as equipes com o maior número de pontos acumulados, é declarada campeã mundial.

Paises Tropicais


Os países tropicais têm se familiarizando com esse esporte. A Jamaica, apelidada de "Reggae Boys" já chegou às olimpíadas de inverno, e virou tema para o filme "Jamaica Abaixo de Zero", porém, por um problema nos trilhos, o trenó jamaicano capotou e os jamaicanos fracassaram. Mais recentemente, o Brasil, que foi apelidado de "Bananas Congeladas", conseguiu a 25ª colocação nas olimpíadas de inverno de 2006, e agora tenta a classificação para as olimpíadas de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário