sábado, 16 de janeiro de 2010

Luge

Luge é um esporte olímpico de inverno que, junto ao bobsleigh e ao skeleton, representam distintas modalidades de descida em trenó. Luge significa trenó rápido.


Ainda que as corridas de trenós sejam muito antigas e de se encontrarem registros em documentos de vários séculos atrás em países como Noruega, o luge como esporte organizado e submetido a regras aparece no final do século XIX. Se considera que como ponto de arranque uma competição que teve lugar em Davos, Suíça en 1883, onde se reuniram participantes de sete países.

O trenó que se usa no luge é uma pequena armação, em sua origem de madeira, atualmente de metal, provisto de uns patins afiados na base. Não tem freios nem timão, e o piloto vai deitado com a boca para cima com os pés na frente e a cabeça atrás, a diferença do skeleton, no que se localiza a boca abaixo e olhando para frente. O piloto controla a baixada do luge e as mudanças de direção são mediante a umas bridas unidas à parte dianteira, assim como inclinando o peso de seu próprio corpo. A diferença do bobsleigh é a saída, que se efetua com o piloto já colocado no trenó, e pelo tanto a saída é mais lenta pois não pode tomar tanto impulso.

O peso máximo autorizado do trenó é de 23 kg no individual e 27 no de duplas. Sobre o peso dos tripulantes, a reglamentacção trata de equilibrar as diferenças entre os participantes, e assim, a parte de estabelecer-se um peso máximo para cada um, se permite aos que estejam por baixo desse peso que se adicionem quilos artificialmente e desta maneira todos tenham aproximadamente o mesmo peso e as mesmas oportunidades.

O luge tem duas modalidades, a individual e a de duplas, tanto na categoria masculina como na feminina. Na individual se disputam quatro mangas e a de duplas somente duas, somando-se os tempos e ganhando o que totalize menos tempo no total. A igualdade entre os participantes obriga a medir o tempo com absoluta precisão, até os milésimos.

Os primeiros campeonatos do mundo de luge aconteceram em Oslo, Noruega em 1955 e a Federacão Internacional de Luge se fundou em 1957 separou-se da de bobsleigh. Foi incluído como esporte olímpico nos Jogos de Innsbruck, Áustria de 1964 tanto na categoria masculina como feminina e desde então sempre tem estado presente no programa dos Jogos.

O luge, segue sendo um esporte muito pouco acessível devido à falta de instalações, muito caras de se manter. Isto tem feito só um reduzido grupo de países sejam a elite deste esporte. Estes países são Alemanha, Áustria, Itália e Rússia, que costumam repartir entre si as medalhas nas competições importantes.

O equipamento

Capacete de Luge, visor, uniforme de competição, luvas, bota especial para Luge, ombreira, cotoveleira e joelheira.

O trenó

- Velocidade máxima e Força G: 120 a 130 km/h, atingindo 4 G’s


- Peso máximo do trenó: individual: 23 kg e doubles: 27 kg

- Custo do trenó: R$ 10.000,00 reais

- Fabricação: Feito com fibra carbono-kevlar e chassi de madeira/aço


A pista de gelo


Tamanho: 1.500 m

Curvas: entre 15 e 19 curvas

Custo para construção da pista de gelo: R$ 100 milhões de reais



Fonte: Wikipédia
Não sabe o que é Bobsled? Clique aqui
Não sabe o que é Skeleton? Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally