sábado, 22 de outubro de 2011

Avaliação do Enem 2011 - Primeiro dia


     O primeiro dia das provas do Enem 2011 aconteceram com muita tranquilidade e organização, principalmente em relação aos anos anteriores. A começar pelos cartões de confirmação, que foram enviados normalmente e chegaram à maioria dos inscritos mesmo com a greve dos correios. Até o momento, não foram relatados problemas com impressões com nenhuma das quatro cores de provas. Uma pequena porcentagem dos alunos se atrasou e não pode fazer a prova, mas isso se deve à falta de planejamento e/ou azar.
     O nível da prova é o mesmo dos anos anteriores, e continua privilegiando o poder do raciocínio dos alunos em detrimento das "decorebas". A prova de Ciências Humanas ainda prioriza a história e geografia nacionais, e as questões de filosofia exigem um raciocínio mais atencioso por parte do candidato. Curiosamente, caíram poucas questões sobre a Amazônia e o desmatamento, além de não cair nenhuma questão sobre as duas guerras mundiais. Esses assuntos costumam ocupar muito tempo dos estudos para o vestibular. A prova de Ciências da Natureza focou em algumas doenças com Gripe A e HPV, e suas questões exigiam mais tempo e raciocínio.
     O exame continua neste domingo, às 13:00. Serão aplicadas as provas de linguagens e suas tecnologias; e matemática. Também será o dia da redação. O tema ainda é desconhecido, mas deve ser sobre os conflitos na região árabe, terrorismo ou aquecimento global, já que são assuntos bem atuais mas que tiveram pouca participação na prova.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally