segunda-feira, 12 de julho de 2010

Projetos Wikipédia: Wikilivros

Wikilivros (do inglês: Wikibooks, anteriormente chamado Projeto de Textos Didáticos Livres da Wikimedia, do inglês: Wikimedia Free Textbook Project ou Wikimedia-Textos Didáticos) é um projeto de código wiki da Wikimedia Foundation, tal como a Wikipédia, dedicado ao desenvolvimento colaborativo de livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos de conteúdo livre (licenciados sob a GNU FDL)

Criada em 10 de julho de 2003, baseia-se no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = "rápido", "veloz", "célere"). O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Netscape, Opera, Safari, ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o fator que distingue o Wikilivros de todas as outras coletâneas de livros e materiais didáticos: qualquer pessoa com o acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto.

Antigamente, a Wikiversidade era uma página pertencente ao domínio do Wikilivros, porém, esta sendo trasferida para um novo domínio de internet.

História

O Wikilivros foi lançado em 10 de julho de 2003, em resposta à um pedido feito pelo colaborador da Wikipédia, Karl Wick por um projeto que acolha e construa gratuitamente uma coletânea de livros didáticos sobre assuntos como química orgânica e física. Dois principais subprojetos (Wikijunior e Wikiversidade) se englobaram no que hoje é o Wikilivros, antes da política oficial de criação de novos projetos ser posteriormente modificada, de modo que a futura Wikimedia Incubator seja criada de acordo com a política de novos projetos da Wikimedia Foundation. Em agosto de 2006, a Wikiversidade tornou-se um projeto independente na Wikimedia Foundation, porém, ainda encontra-se em curso de importação de informações ainda contidas no Wikilivros.

Wikijunior

Wikijunior é um subprojeto do Wikilivros que é especializado em livros e textos didáticos para crianças. O projeto consiste de ambos uma revista e um website, e está, atualmente, a ser desenvolvida nos idiomas inglês, dinamarquês, finlandês, francês, alemão, italiano, japonês e espanhol.

Conteúdo didático

Crescimento gradual de quantidade de artigos nos maiores Wikilivros (por idioma) (de julho de 2003 a janeiro de 2010).
Enquanto alguns livros são originais, outros começaram com textos copiados de outras fontes de livros didáticos de conteúdo livre na internet. Todo conteúdo do site está sob a GNU Free Documentation License. Isto significa que, como com um projeto seu irmão, a Wikipédia, as contribuições permanecem com o direito de seus criadores, enquanto que a licença copyleft garante que o conteúdo seja sempre livremente distribuível e reproduzível.

O Wikilivros se difere do Wikisource em que o conteúdo do Wikilivros é esperado que venha ser signifcamente alterado pelos participantes. Fontes crus de documentos como textos originais shakespearianos devem ser hospedados de vez no Wikisource.

O projeto está trabalhando pela conclusão de vários livros em diversos idiomas, nos quais seus fundadores esperam que seja seguido pelo fluxo da adoção e uso do texto desenvolvido e hospedado lá.

Uma restrição importante, imposta por Jimbo Wales, é a proibição da inclusão de manuais de jogos - especialmente jogos eletrônicos. Uma exceção seriam os jogos que são estudados de forma séria em alguma instituição de estudo (o que poderia incluir xadrez e go).

Wikilivros x Wikipedia

Conforme o artigo Wikipedia:O que a Wikipédia não é, os assuntos abaixo não são do escopo da Wikipédia, mas são do escopo do Wikilivros:

* Manuais de instrução

* Livros-texto

Apesar de não ser explicitamente mencionado, o tema abaixo também deve ser movido da Wikipédia para o Wikilivros:

* Livros de reveitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally