segunda-feira, 12 de julho de 2010

Projetos Wikipédia: Commons

O Wikimedia Commons (também conhecido como Commons ou Wikicommons) é um projecto da Wikimedia Foundation com o objectivo de servir de repositório para imagens e outro tipo de multimédia livre. Proposto em Março de 2004 e lançado em 7 de Setembro do mesmo ano.

Trata-se de um projecto multilínguistico, ou seja, todo o conteúdo referente à descrição dos ficheiros não se encontra apenas em uma língua, e ao contrário dos sistema de carregamento de ficheiro de outros projectos, todos ficheiros carregados para o Wikimedia Commons podem ser utilizados por todos projectos, criando assim um repositório central.

Políticas de uso

A maioria dos projetos Wikimedia ainda permitem o upload local de mídia. Porém, estes não podem ser vistos em projetos de outros idiomas e seguem as licenças permitidas de seus respectivos projetos, que podem não estar de acordo com as políticas do Commons, como o uso de conteúdo fair use. O Wikimedia Commons não permite o carregamento de arquivos fair use e licenças não-livres, incluindo licenças que restringem uso comercial e trabalhos não-derivados. São aceitas licenças GNU Free Documentation License, domínio público, Creative Commons Attribution e ShareAlike.

Dada a função primária de oferecer suporte a outros sites Wikimedia, a política principal de carregamento de arquivos para o Commons é que os arquivos tenham potencial útil para uso em outros projetos da fundação. Isto exclui retratos puramente pessoais e obras de arte, o que contrasta-o com outros repositórios virtuais tais como Flickr, DeviantART e Facebook.

Qualidade

Imagem do ano 2006
O site tem dois mecanismos para reconhecimento da qualidade dos arquivos. No primeiro, Featured Pictures, um membro propõe um arquivo para eleição e outros membros votam elegendo ou rejeitando a nominação. Este processo teve início em novembro de 2004. O outro processo é o Quality Images que, desde junho de 2006, escolhe os melhores trabalhos da mesma forma que o Featured Pictures. Porém, o Quality Images aceita apenas imagens geradas por usuários Wikimedia, visto que o Featured Pictures aceita trabalhos feitos por terceiros, como, por exemplo, a NASA.

Em janeiro de 2007 o site inaugura a competição Picture of the Year (imagem do ano), com a Picture of the Year 2006. Todas as imagens carregadas em 2006 foram elegíveis e votadas por membros da Wikimedia Foundation em duas rodadas. A imagem eleita foi de uma aurora boreal sobre terreno de neve, feita por um membro da força aérea norte americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally