terça-feira, 18 de maio de 2010

Candidatos 2010: Grécia





● Grupo: B
● Continente: Europa
● Forma de qualificação: termniou o gropo b europeu em segundo e derrotou a Ucrânia na repescagem.
● Ranking: 11
● Participações na Copa do Mundo: 2 (1994 e 2010)
● Melhor jogador: Nikos Anastopoulos (de sempre), Giorgos Karagounis (atual)
● Esporte preferido do país: Futebol é o mais popular. Basquete também é popular.
● Chance de passar da primeira fase: 40%
● Chance de chegar às quartas: 15%
● Chance de chegar às semifinais: 5%
● Chance de chegar a final: 3%
● Chance de ser campeão: 1%

Estreando em 1994, há anos vem batendo na trave. Mesmo sendo campeão da Eurocopa, participou apenas de uma Copa do Mundo, a de 1994. Agora, os gregos deixam de apostar na defesa e passa a confiar nos meias e atacantes Karagounis, Katsouranis e Gekas.

Qualificação

As eliminatórias foram regulares para os gregos, com 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Com gols de Charisteas, Samaraas, Torosidis e cia, conseguiram se firmar na competição, mas foram ultrapassados pela Suíca e não conseguiram mais alcançá-lo. Foi numa derrota contra os suíços na sétima rodada que criou uma preocupação aos helênicos. A Letônia se aproveitou e venceu o Israel, empatando com a seleção grega em pontos a 3 rodadas do fim. Essa agonia só acabou na 9ª rodada, quando Gekas e Samaras fizeram os gols na vitória da Grécia por 5 a 2 sobre os letões. Na última rodada, manteve o segundo lugar ao vencer Luxemburgo. Na repescagem, conseguiu derrotar a Ucrânia de Schevchenko em seu território por 1 a 0, com gol de Salpigidis. 

A Grande Competição

A Eurocopa 2004 foi a maior conquista graga na história. Caíram logo no pior grupo, com o país-anfitrião (Portugal), Espanha e Rússia. Mesmo assim, fizeram uma ótima estreia, derrotando Portugal logo na primeira rodada. Na segunda, empataram com a Espanha e terminaram a participação na primeira fase perdendo para a Rússia, mas tiveram sorte nos critérios de desempate e passaram de fase. Já na segunda fase enfrentaram a grande seleção francesa, mas Charisteas marcou para os gregos aos 9 do segundo tempo e classificou a seleção para as semifinais contra a República Tcheca. mesmo enfrentando o time do artilheiro do torneio, a Grécia conseguiu levar a partida para a prorrogação, quando o zagueiro Dellas marcou no final do terceiro tempo. Na final, defrontaram com os portugueses novamente. Mesmo com a pressão da torcida portuguesa, Angelos Charisteas marcou o único gol do jogo e deu o título europeu à Grécia, seu único título até hoje. 
Time

A maior parte dos jogadores atuam no Campeonato Grego, principalmente no Panathinaikos, Olympiacos, AEK e PAOK, mas alguns jogam no campeonato italiano, inglês, alemão, romeno, escocês e até cipriota.

Goleiros: Kostas Chalkias, Michalis Sifakis, Alexandros Tzorvas;

Defesa: Georgios Galitsios, Sotirios Kyrgiakos, Stelios Malezas, Kostas Manolas, Stergos Marinos, Vangelis Moras, Avraam Papadopoulos, Sokratis Papastathopoulos, Giourkas Seitaridis, Nikos Spiropoulos, Vasilis Torosidis, Georgios Tzavelas, Loukas Vyntra;

Meio-campo: Giorgos Karagounis, Kostas Katsouranis, Grigoris Makos, Sotiris Ninis, Christos Patsatzoglou, Sakis Prittas,  Alexandros Tziolis;

Atacantes: Angelos Charisteas, Lazaros Christodoulopoulos, Theofanis Gekas, Pantelis Kapetanos, Kostas Mitroglou, Dimitris Salpigidis e Georgios Samaras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally