quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Cuidado com as compras de fim de ano!


Dezembro, mês que combina com festas, confraternizações, 13° terceiro, compras e... GOLPES.
Neste último mês do ano devemos redobrar nossa atenção quanto às compras. É a época em que os golpistas se aproveitam da boa vontadedo consumidor. É certo que podemos ser solidários, mas também devemos abrir o olho para certas situações: a de telefone e internet.

Como mostrado no Jornal Hoje esta semana, criminosos usam celulares para enviar torpedos para outros usuários, normalmente com prêmios, logo depois pedem uma doação e os ganhadores não recebem o seu prêmio.

Na internet temos que tomar cuidado com nossos dados cadastrais, pois, ao acessar site de compra há uma chance de sermos vítimas de phishing, entretanto, há algumas maneiras de se escapar disto.

● Ao receber a mensagem pelo celular, verifique o número do remetente, se for de outro estado, não confie na mensagem;

● Tome cuidado com as cobranças da ligações. Os golpistas dizem que a ligação é gratuita, o que não é verdade;

● Tome cuidado também sobre a qualidade do telefonema, ligações clandestinas são de má qualidade e os bandidos pedem que você não desligue a ligação;

● Preste atenção na oratória da pessoa com que se está falando. Telefonistas sem telemerketing costumam ter erros grotescos de português;

● Nunca passe informações por telefone;

● Para segurança na internet, esteja sempre com um anti-vírus, anti-spyare e firewall instalados e funcionando;

● Para evitar ser vítima de phishing, verifique se no pé da página há um cadeado com um certificado, como mostrado abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally