domingo, 22 de novembro de 2009

Squash



Squash é um esporte praticado com raquetes e com uma pequena bola oca preta de borracha por dois jogadores (ou 4 jogadores para disputa de duplas) em uma quadra fechada por 4 paredes, sendo a traseira de vidro. Nas competições de profissionais as quatro paredes são de vidro e a bola é branca.
Quando a bola atinge a parede ela é esmagada (do inglês squashed), o que originou o nome do esporte.

História

Foi na Inglaterra do século XIX o surgimento provável do embrião do atual squash. Na famosa Fleet Prison em Londres alguns presos praticavam uma variante do tênis, rebatendo com raquete a bola contra as paredes. Outra versão atesta que o squash surgiu na Harrow School em 1830. O certo é que nesta mesma escola foram construídas as primeiras quatro quadras de squash já em 1864.

O squash desembarcou no Brasil em 1920, trazido por ingleses que vieram procurar ouro em Nova Lima, Minas Gerais.

Regras

Dois jogadores, numa quadra fechada, alternam jogadas na parede frontal.

A 1º linha de marcação a 48 centímetros do chão, corresponde a rede de tênis e acertar a bola abaixo significa perder um ponto;

A linha de serviço, fica a 1,783m do chão

A terceira linha, a 4,57 metros do chão, limita a altura acima da qual a jogada é considerada fora.

A bola, depois que bate na parede frontal, pode tocar nas laterais ou na parede do fundo mas só deve bater uma vez no chão, quando tem que ser rebatida pelo adversário.

Os dois quadrados menores demarcam o espaço que deve ser tocado com pelo menos um dos pés quando do serviço.

A bola jogada em diagonal deve atingir a parede frontal entre a linha do meio e a linha superior e atingir o chão do quadrante traseiro oposto. O jogador alterna serviços dos dois lados.

Pontuação

A decisão é em melhor de 5 ou 3 jogos e um dos dois sistemas existentes será definido quando da organização do torneio:

Standard - até 9 pontos: o jogador recebe um ponto sempre que ganhar uma jogada em que serviu. Se o jogo empatar em 8 a 8, o jogador que recebe pode escolher entre Set One (acabar aos 9) ou Set Two (acabar aos 10).

Pars - até 11 pontos: o jogador recebe um ponto sempre que ganhar uma jogada. Caso o jogo estiver empatado em 10 pontos, o jogador que abrir uma vantagem de 02 pontos será declarado o vencedor.

As partidas profissionais são decididas em melhor de 5 jogos e cada um deles é disputado no sistema Pars até 11 pontos.

O sistema de pontuação é com vantagem como no vôlei antigamente.

Medidas da Quadra

● Comprimento 9,750m

● Largura 6,40m

● Da retaguarda à linha de meio Campo 4,26m

● Altura da parede frontal 4,75m

● Altura da parede da retaguarda 2,13m

● Altura da linha de serviço 1,783m

● Altura do Tin 0,48m

● Caixa de Serviço 1,60x1,60m

● Largura das linhas de marcação 5 cm

Jogos Pan-americanos

O squash foi incluído pela primeira vez no programa dos Jogos Pan-americanos de Mar del Plata-95. O Brasil ganhou três medalhas de bronze neste ano, sendo uma Equipe Masculina , uma Equipe Feminina e uma Equipe Geral (este medalha somente foi disputada nestes jogos.

Em 1999 em Winnipeg - Canadá, o Brasil ganhou uma medalha de prata - Equipe Masculina e duas de bronze, com Ronivaldo Conceição - Individual Masculino e com a Equipe Feminina.

Em Santo Domingo - Republica Dominicana no ano de 2003, o Brasil ganhou as mesmas medalhas que em 1999, sendo uma medalha de prata - Equipe Masculina e duas de bronze, com Ronivaldo Conceição - Individual Masculino e com a Equipe Feminina.

Nos Jogos Panamericanos da Cidade do Rio de Janeiro - Brasil em 2007, o Brasil ganhou somente uma medalha de bronze - Equipe Masculina. No total de medalhas entre 1995 e 2007 (na disputa de 4 edições dos Jogos Panamericanos) o Brasil ganhou um total de 10 (dez) medalhas, sendo 2 (duas) de prata e 8 (oito) de Bronze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally