domingo, 22 de novembro de 2009

Frescobol

O Frescobol é um esporte tipicamente praiano, criado no Rio de Janeiro no século 20. Dois jogadores ou mais. É também comum sua prática em locais públicos.


No Frescobol não existe rivalidade, não há vencidos e nem vencedores. Como se joga cooperativamente, não há adversários e sim parceiros. É um jogo onde cultiva-se a amizade e o comprometimento nas jogadas.

Muitas vezes confundido com o Beach Tennis, o Frescobol se distingue basicamente pelo seu estilo cooperativo, em oposição ao estilo competitivo do Beach Tennis - este se assemelha mais ao Tênis e que, inclusive, possui área precisamente delimitada e uma rede de separação. Apesar das diferenças, raquetes semelhantes às do Frescobol são utilizadas atualmente em partidas amadoras de Beach Tennis, principalmente na Europa.

Breve síntese histórica da evolução do jogo


O Frescobol foi inventado no Brasil entre 1945 e 1946, no bairro de Copacabana, cidade do Rio de Janeiro, após o término da II Guerra Mundial. Seu idealizador, Lian Pontes de Carvalho, residia no edifício de nº 1496 da Avenida Atlântica, esquina com a rua Duvivier.

Na década de 50, o arquiteto Caio Rubens Romero Lira, morador da rua Bulhões de Carvalho, em Copacabana, costumava jogar tênis com os amigos nas areias da praia, entre os postos 4 e 5. Como as raquetes estragavam com freqüência, por causa da maresia, ele desenhou raquetes de madeira, resistentes à água do mar. Pediu então a um amigo, que possuía uma carpintaria em casa, na rua Souza Lima, no mesmo bairro, para fabricar as raquetes. Estava aí inventado o jogo como o conhecemos hoje. Somente décadas depois o nome "frescobol" foi criado.

Durante a década de 80 foram realizadas muitas competições isoladas em vários estados do Brasil. Apesar disto, ainda não havia um grande intercâmbio entre os jogadores de diferentes naturalidades. Mais tarde, em 1994, foi realizado o I Circuito Brasileiro de Frescobol que percorreu nove estados brasileiros, possibilitando assim um grande intercâmbio entre os jogadores de vários estados.

Em abril de 2003, realizou-se o I Congresso de Frescobol, em Vitória-ES, contando com a participações da Federação Baiana de Frescobol – FEBAFRE, Federação de Frescobol do Estado do Rio de Janeiro – FEFERJ, da Federação Espiritosantense de Frescobol - FESFRE e da extinta Associação Brasileira de Árbitros e Atletas de Frescobol – ABRAAF (do Estado de São Paulo). Neste congresso, foi constituído um novo regulamento para o Frescobol. A partir de então, as federações buscam a fundação da Confederação Brasileira de Frescobol a fim de registrar este novo esporte no Ministério dos Esportes, Comitê Olímpico e Para-Olímpico Brasileiro.

Alguns praticantes amadores e jogadores profissionais que viajam para outros países têm disseminado a prática do esporte por onde passam. Desta forma, o Frescobol tem se difundido por todo o mundo.

Regras

Apesar de ter sido considerado por muito tempo como uma simples diversão de praia, muitos campeonatos foram realizados pelo país, cada um com seus próprios critérios. Em 2003, durante o I Congresso de Frescobol, foram ditadas as novas regras do jogo, criando assim um regulamento oficial no Brasil.

Equipe de Atletas

A apresentação de uma partida de Frescobol pode ser feita de duas formas (sempre com atletas da mesma equipe):

Dupla: Jogada por dois atletas.
Trio ou Trinca: Jogada por três atletas, sendo dois de um lado e um de pivô.

Estilos

Livre

● Os jogadores mantêm a bola no ar pelo maior tempo possível.

● É jogado contra o relógio.

Veloz

● É vencedora a equipe que, durante um minuto, executar o maior número de toques na bola.

Radical

● Os jogadores mantêm a bola no ar pelo maior tempo possível.

● Devem também realizar a maior quantidade possível de ataques por cada atleta, sendo estes: potentes, precisos e em ambos os lados

Especialista

● Os jogadores mantêm a bola no ar pelo maior tempo possível.

● Devem definir um especialista em defesas e outro(s) em ataque.

● Os especialistas em ataque devem executar a maior quantidade possível de ataques, sendo estes: potentes, precisos e em ambos os lados.

Ao término da temporada, as equipes do estilo radical e especialista - categoria amador - que tiverem uma nota final média superior a seis passarão automaticamente para a categoria profissional, sem poder retornar à sua antiga categoria.

Categorias

Infanto-Juvenil

● Participantes com idades até 16 anos

Adulto

● Iniciante

● Amador

● Profissional

● Sênior (acima de 50 anos)

● Aberta

Na categoria aberta significa que iniciantes, amadores, profissionais e seniores jogarão juntos

Modalidades

Individual: Rei, Rainha e Melhor Atleta.

Duplas : Masculina, Feminina, Mista ou Aberta.

Trincas : Masculina, Feminina, Mista ou Aberta.

Na modalidade aberta duplas ou trincas masculinas, femininas ou mistas jogarão juntos.

Raquete


Fabricada com os seguintes materiais: madeira, fibra de vidro ou similar. A raquete pode ser oca ou maciça. Dimensões: comprimento máximo de 50 cm (a partir da ponta do cabo até a tangente perpendicular extrema da borda oval) e com a largura de 25 cm (contada entre as tangentes paralelas laterais da borda oval). O tamanho mais comumente encontrado é o de 45 cm de comprimento por 21 cm de largura. Seu peso deve estar entre 300g a 450g, de acordo com a preferência de cada jogador. Poderá também ser adicionado um revestimento antiderrapante no seu cabo, de acordo com a preferência do jogador. Em outros países existe uma raquete similar, conhecida como Beach Bat.





Bola

Uma esfera oca de borracha pressurizada, com peso em torno de 40g (0.11 lbs) e diâmetro de 5,70 cm (2¼" aprox.). Qualquer cor pode ser utilizada, de acordo com a preferência dos jogadores e com a organização do evento.





Uniformes


Quando o evento ocorre em praia e proximidades, os jogadores podem apresentar-se de sunga, maiô ou biquini. Em praças e locais distantes da praia, deve-se utilizar shorts e camisetas. Na areia, a melhor opção é jogar de pés descalços, caso contrário recomenda-se o uso de tênis. É obrigatório o uso de camisetas em partidas oficiais. Cores claras são indicadas para não comprometer o desempenho dos jogadores. Também é permitido o uso de bonés, viseiras e/ou óculos.

Algumas Federações, como a FEGAFRE, por exemplo, relacionam as marcas/modelos de equipamentos homologados para competições oficiais.

Contexto Social


O Frescobol é um dos esportes de menor custo para quem o pratica. O conjunto composto por um par de raquetes e uma bola de qualidade razoável para iniciar-se no esporte custa em torno de R$ 20,00. Este esporte não necessita de quadra com pisos especiais, redes ou qualquer outro amparato tecnológico especial, além de possuir regras simples e de fácil aprendizado, dispensando custo com treinamento. É um ótimo esporte para ser divulgado e praticado por crianças e jovens de comunidades carentes.


Considerações aos praticantes

Devido aos possíveis acidentes e desentendimentos causados por pessoas atingidas por bolas e raquetes, é altamente recomendável que os praticantes escolham bem o local para praticar. Deve-se escolher um local sem banhistas ou pedestres a fim de evitar problemas.

Curiosidades

● Na cidade do Rio de Janeiro, uma pessoa estará sujeita à prisão ao praticar um esporte em algumas praias sem autorização.

● Dia Estadual do Frescobol (RJ): 10 de Julho.

Um comentário:

JANSY COSTA disse...

olá, gostei da materia.... visite nosso blog, acredito que você irá gostar...
Jansy Costa

Postar um comentário

iWally