quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Tripleto Hexadecimal

 Nas minhas últimas postagens (leia mais abaixo) você deve ter observado que nossos subtítulos possuem cores bastante diferentes, algumas básicas, outras um pouco estranhas mas sempre relacionado com o assunto. Isso até parece fácil, porque no próprio Paint é possivel criar essas cores, mas quando se trata de textos na web o parâmetro muda, já que precisamos conhecer alguns códigos para se aplicar cor. O editor de textos do blog disponibiliza apenas 64 cores, todas elas variações de tons das cores do arco-íris e do preto-e-branco, para não ficar na dependência disso, precisamos conhecer o Tripleto Hexadecimal.


Tripleto hexadecimal é um número de seis dígitos formado por três bytes em hexadecimal. É utilizado em documentos HTML, CSS e em outras aplicações em computação.

Os bytes representam as porções das cores vermelho, verde e azul (RGB). Cada byte usa a faixa de 00h a FFh (notação hexadecimal) ou de 0 a 255 em notação decimal. O tripleto hexadecimal é formado pela concatenação dos três bytes em hexadecimal:

Byte 1: valor de vermelho

Byte 2: valor de verde

Byte 3: valor de azul



Mas não é necessário decorar códigos ou fazer cálculos, na Wikipédia, você pode conferir uma extensa lista de cores, que pode ser usada para cores na web quando se pode usar tags HTML.

Quer ver mais assuntos sobre Computadores? Veja Aqui
Quer ler mais assuntos do Mundo da Web? Clique Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally