sábado, 10 de outubro de 2009

Rugby



  O Rugby é um esporte coletivo criado na Inglaterra, surgindo de uma variação do futebol. Hoje é o segundo esporte de equipes mais praticado no mundo, só sendo superado pelo futebol, mas pouco conhecido no Brasil.

História


Uma lenda bem difundida diz que o esporte surgiu de uma jogada irregular do futebol , na qual um jogador do colégio de Rugby (situado na cidade inglesa com o mesmo nome, em Warwickshire), de nome William Webb Ellis, teria pegado a bola do jogo com as mãos e seguido com ela até a linha de fundo adversária, em 1823. Contudo, sabe-se que várias formas de jogo com bola existiram pela Europa no século XIX, e que tanto o Rugby Football quanto o Football Association tiveram caminhos correlatos, sendo, portanto, dissidências de uma mesma forma de jogar futebol.

Primeiro jogo internacional



 O primeiro jogo internacional de rugby foi disputado no Raeburn Place em Edinburgo na Escócia em 27 de março de 1871 entre Escócia e Inglaterra. O jogo foi vencido pela Escócia por 1 gol e 1 try contra 1 try da Inglaterra.






Evolução das regras


- O número de jogadores foi reduzido de 20 para 15 em 1877.

- O primeiro sistema de contagem de pontos foi feito em 1889. Antes era marcado apenas o ensaio e o gol separadamente.

- O valor do ensaio e da conversão variou ao longo dos anos. Até 1891 o ensaio valia 1 ponto e uma conversão valia 2 pontos. Depois o ensaio passou a valer 2 pontos e a conversão 3. Em 1893 o valor foi trocado e o ensaio passou a valer 3 pontos com a conversão valendo 2 (o valor da conversão mantém-se esse até hoje). Em 1971 o ensaio passou a valer 4 pontos e em 1992 o ensaio passou a valer 5 pontos.

- O pontapé de ressalto passou a valer 4 pontos em 1891. Em 1948 passou a valer 3 pontos e mantém-se até hoje.

- O pontapé de penalidade valia 2 pontos até 1891, depois passou a valer 3 pontos e mantém-se até hoje.

- O goal from mark foi introduzido em 1899 inicialmente valendo 4 pontos, em 1905 passou a valer 3 pontos, e foi abandonado em 1971.

- Em 1892 foi adotado o formato da bola oval.

Primeiro campeonato internacional


Em 1883 foi realizado a primeira competição internacional entre seleções, a Home Nations composta por Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales, sendo a Inglaterra a primeira campeã. Em 1910 a França entrou no campeonato que passou a se chamar Five Nations. Em 1931 a França saiu do campeonato que voltou a se chamar Home Nations. Em 1947 após a Segunda Guerra Mundial o campeonato voltou a ser disputado juntamente com a França e voltou a ser chamado de Five Nations. Até 1993 não havia nenhum prêmio ao vencedor da competição (nenhum tipo de medalha ou troféu). No ano 2000 a Itália entrou no campeonato que passou a se chamar Six Nations

Copa do Mundo

Em maio de 1987 começava a primeira Copa do Mundo de Rugby disputada em conjunto com a Austrália e a Nova Zelândia com 16 nações convidadas de todos os continentes, a Nova Zelândia sagrou-se campeã. Em 1991 a segunda Copa do Mundo era disputada na Inglaterra com a introdução das primeiras eliminatórias tendo a Austrália como campeã. Em 1995 com o fim do Apartheid a África do Sul sediou a terceira copa do mundo sagrando-se campeã. Em 1999 a quarta Copa do Mundo foi realizada no País de Gales sendo vencida pela Austrália que passou a ser a primeira seleção a ser bicampeã. Em 2003 a Copa do Mundo foi disputada na Austrália e a Inglaterra tornou-se a primeira campeã mundial do hemisfério norte. Em 2007 a Copa foi disputada na França sendo vitoriosa a seleção da África do Sul (igualando o bicampeonato da Austrália), e em 2011 será na Nova Zelândia.

O jogo

O Rugby é disputado por duas equipes de quinze jogadores, numa partida de duas partes de quarenta minutos contínuos, o relógio só para quando algum jogador necessita de cuidados médicos. O objetivo do jogo é marcar o maior número de pontos.


Bola


A bola de rugby é de formato oval, de couro ou de material sintético apropriado. Ela pode ser tratada de modo a torná-la resistente à água e facilitar a aderência. Seu comprimento varia de 28,0 cm à 30,0 cm, com uma circunferência total de 74,0 cm a 77,0 cm, e de secção transversão de 58,0 cm à 62,0 cm, sua pressão deve estar entre 65,71 e 68,75 kPa, tendo assim, entre 410 à 460 gramas. Bolas menores podem ser utilizadas para jogadores mais novos.

Campo


O campo é de formato retangular, tem comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros. É dividido pela linha do meio de campo que separa os dois lados. Também é dividido em 2 regiões de touch in entre 10 e 22 metros de comprimento. A superfície deve ser de grama, mas também pode ser areia, barro, neve ou grama artificial. O jogo pode ser sobre a neve, desde que a neve e a superfície subjacente sejam seguros para tal. Não é permitido jogar-se em uma superfície dura permanente como concreto ou asfalto. E no caso de grama artificial, elas devem estar em conformidade com o Regulamento 22 da IRB

Equipe



 As equipes constituem-se de 8 Avançados, 2 médios, e de 5 defesas ou Linhas Atrasadas. A posição dos jogadores em campo geralmente é composta em linha paralela, sendo que os jogadores não podem se posicionar a frente da bola em jogo.



Equipamento


No rugby é usado apenas proteções flexíveis, feitas geralmente de tecido, espuma ou borracha. Algumas delas são obrigatórias.

Chuteira - Utiliza-se chuteiras exclusivas do desporto, com travas maiores.

Shoulder pad - Espécie de colete com partes amaciadas. Existem modelos que protegem os ombros, o abdômen, o peitoral, as costas e o bíceps, ou apenas algumas dessas partes. O uso é feito por debaixo da camisa, então o protetor não é visto pelas pessoas.

Boqueira - Proteção para os dentes. Sendo mais comum apenas a proteção única (apenas para os dentes superiores), pois não atrapalha a respiração, nem a comunicação entre os jogadores.

Scrum cap - Espécie de capacete com partes amaciadas para proteger o crânio de impactos de pequena e média força. Seu principal uso é de proteção para as orelhas, evitando o atrito dessas e possível deformação das mesmas. O scrum cap é mais utilizado pelos Avançados do que pelos Linhas. Essa não é obrigatória e a maioria dos jogadores não a utilizam.

Pontuação


Try ou Ensaio (5 pontos) - É marcado quando um jogador consegue apoiar a bola com uma das mãos no chão (toque-no-solo) dentro da "área de validação" adversária, que corresponde a área após a linha dos postes.

Conversão (2 pontos) - Sempre após o try, a equipe marcadora tem a possibilidade de chutar em direção aos postes do ponto paralelo dentro do campo de jogo àquele em que a bola foi apoiada na "área de validação", tentando fazer com que a bola passe por cima da trave e entre os postes da equipa adversária.

Drop Goal ou Pontapé de ressalto (3 pontos) - Durante a partida, um jogador pode desferir um chute tentando fazer a bola passar por cima da trave e entre os postes da equipa adversária. O jogador deve obrigatoriamente fazer a bola tocar no chão e no retorno fazer um chuto imediato.

Penalty Goal ou Pontapé de Penalidade (3 pontos) - Ao sofrer uma falta a equipa pode optar por tentar fazer um chuto aos postes no local onde ocorreu a infracção.

Pontuação em torneios


O sistema de pontuação de torneios geralmente usa o seguinte esquema:

Vitória - 4 pontos

Empate - 2 pontos

Derrota - 0 pontos

Ponto bônus - independentemente do resultado do jogo um time pode ganhar um ponto de bônus através dos seguintes critérios:

Marcar pelo menos 4 tries no jogo

Perder por uma diferença de 7 ou menos pontos

Regras do rugby


Passe

No rugby só é possível passar a bola para o lado ou para trás, sendo que os avanços são decorrentes das corridas com posse de bola, só é possível passes para a frente com pontapés. No chute, só podem perseguir a bola, além do chutador, os jogadores que estiverem em linha ou atrás do mesmo no momento do pontapé.


Tackle ou placagem

O tackle é feito agarrando-se o jogador adversário que está portando a bola e o jogando no chão para que se possa fazer a tentativa de tomada da posse de bola através do ruck.







Ruck

Quando um jogador é tacleado ele solta a bola e é formado um ruck podendo mais jogadores também serem adicionados eles se empurram para tentar fazer a bola ficar do lado do time, os jogadores dentro do ruck não podem usar as mãos para empurrar a bola.


Maul

O Maul acontece quando três jogadores, sendo um que tem a posse da bola e mais dois, um de cada time, estão em contato.
O que difere o ruck do maul é que a bola não se encontra no chão, e sim na mão do jogador. A linha de impedimento também é formada no último pé, do último homem da formação e os jogadores só podem entrar no maul por trás desse último jogador, sendo a entrada pelo lado penalizada.
Os jogadores devem manter os ombros e cabeça acima da linha da cintura, e o time que não tem a posse da bola não pode derrubar o maul intencionalmente(regras antigas, pois segundo as novas regras definidas pela IRB já é possível derrubar ajudando assim a equipa que defende) . Também não é permitido tirar os jogadores do maul, a não ser que esse seja do time adversário e esteja do lado errado do maul.

Scrum


O scrum ou formação ordenada, é uma situação frequente no rugby, geralmente é usado após uma jogada irregular ou em alguma penalização. Os 8 Avançados das duas equipas formam uns contra os outros. O Scrum-half (Médio-Formação) da equipa que não cometeu a infracção insere a bola no meio do "túnel" formado pelas duas primeiras linhas de cada equipe com a finalidade de que os jogadores da sua equipe consigam ganhar (talonar) a bola. As novas regras dizem que qualquer jogador que não faça parte da formação ordenada (composta por avançados e formação) tem que se encontrar a 10m da mesma.

Laterais

Quando a bola sai pela lateral do campo, uma das formas de repô-la em jogo é realizando um alinhamento. O hooker (talonador) da equipe não responsável pelo alinhamento verificado, lança a bola por cima da cabeça no meio das duas linhas formadas por um máximo de oito jogadores Avançados de cada equipe, que tentarão pegar a bola saltando, sem haver disputas corpo-a-corpo.
No alinhamento é permitido que se levantem os jogadores no ar a fim de que seja pegada a bola. Normalmente os levantados são os Segundas-Linha ou Terceiras-Linha (Asas) e os que formam o "elevador" são os Pilares, dado que estes, por fazerem parte do pack, tendem a ser mais fortes, enquanto aqueles, corredores, necessitam de maior leveza e agilidade.
Alternativamente, quando a bola é posta pela lateral, a equipe adversária pode repô-la rapidamente para dentro do campo, bastando que ela cruze a linha de 5 metros, sem formação de linhas. Caso a reposição não seja imediata, deve-se proceder ao lineout.

Mark

Quando a equipe adversária chuta bola e o jogador da outra equipe a pega sem kikar no chão e dentro da área de 22 metros, ele pode chamar um mark ou pedir marco, que consiste na possibilidade de se dar um chute sem ter o perigo de ser placado. Representa um factor de protecção para a defesa que pedindo marco com ambos os pés no chão, interrompe o jogo, tendo o defesa direito a pontapé livre da onde o mark foi pedido

Penalidades

Existem vários tipos de penalidades no rugby, com várias formas de serem punidas. Existem 4 formas de se cobrar uma penalidade:

Punt - Um chute para frente, visando a fazer a bola sair pela linha lateral, já que a equipe que cobrou a penalidade terá a posse de bola nesse lineout

Scrum - Formação de um scrum, com a equipe ofendida pondo a bola no túnel

Run - Simplesmente correr com a posse de bola

Penalty Goal - Tentativa de chute entre as traves, para marcar pontos

Placagem sem a bola / Tackle off ball

Marcado quando um jogador é tacleado sem a bola, se for intencional pode ser considerada como atitude antiesportiva quase sempre punida com expulsão.

Passe para frente / Forward pass

É marcado quando o jogador passa a bola com as mãos ao companheiro a frente de sua linha.

Fora de jogo / Offside

Marcado no momento do ruck "maul" ou outras formações, um jogador da equipa adversária está a frente da linha da bola, ou seja, está em fora de jogo, sendo como penalidade um "penal" para a outra equipe.

Avant / Knock on

Quando o jogador deixa cair a bola para a frente e esta bate no chão, ocorre uma penalização chamada Avant.

Placagem alta / Neck tackle

É marcada uma placagem alta quando o jogador agarra o adversário por cima dos braços podendo bater no pescoço ou na cabeça que pode ocasionar cartões amarelos ou vermelhos. Por norma o cartão amarelo é sempre aplicado, considerado jogo perigoso. Já o vermelho pode levar o jogador ficar duas ou mais partida fora.

Arbitragem

No rugby existem três ou quatro árbitros, sendo três de campo. O principal árbitro apita e conduz o jogo em campo e outros dois são os laterais como no futebol. Em competições internacionais ou dentro das grandes ligas, existe ainda o arbitro de vídeo, que assiste a partida pela televisão e tem acesso a recursos para conferir jogadas nas quais os três árbitros têm dúvida ou não chegam a um consenso. Serve também para advertir ou punir jogadores que cometeram agressões contra os adversários durante a partida.
Algo interessante no rugby é que os jogadores não podem falar, discutir e jamais insultar os árbitros. Somente os capitães podem se dirigir ao árbitro, que pode punir um jogador e/ou o time caso tal regra seja desrespeitada.

Existem dois tipos de cartões:

Cartão amarelo - expulsão temporária por 10 minutos.

Cartão vermelho - expulsão permanente do jogo.

Campeonatos


O mais importante campeonato de râguebi é o Copa do Mundo.
A Copa do Mundo de Rugby é o principal evento entre seleções. Disputada a cada quatro anos desde 1987, trata-se do terceiro evento desportivo mais visto no planeta (atrás apenas da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos). A penúltima edição do evento, ocorrida em 2003, foi assistida por mais de 3,4 bilhões de pessoas (conforme informação do site Rugby World Cup History). Sua última edição (ocorrida em 2007, na França) foi vencida pela seleção da África do Sul que, com essa vitória, igualou-se à Austrália, ambas agora com dois títulos. O primeiro mundial foi disputado em 1987, com a Nova Zelândia sagrando-se campeã. Austrália (1991 e 1999), Inglaterra (2003) e África do Sul (1995 e 2007) são os outros campeões. A próxima Copa do Mundo de Rugby será disputada em 2011 na Nova Zelândia.

Outras competições


Outros importantes torneios são a copa das Seis Nações (torneio desportivo entre seleções mais antigas do mundo), disputado pela Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda, França e Itália; e o Três Nações, disputado pela Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. Além desses campeonatos, as principais seleções do mundo disputam anualmente uma série de amistosos, denominados Tests, os quais são muito valorizados no mundo do rugby.

Os campeonatos profissionais mais importantes no mundo são: o Campeonato Inglês (Guinness Premiership), o Campeonato Francês (Top 14), a Liga Celta (Celtic League, disputada por equipes de Irlanda, Escócia e País de Gales), o Campeonato Italiano (Super 10), o Campeonato Sul-Africano (Currie Cup), o Campeonato Neozelandês (Air New Zealand Cup) e o Campeonato Japonês (Top League). Na Europa as ligas geralmente duram o ano todo, começando em meados de agosto e terminando em meados de maio do ano seguinte. No hemisfério sul geralmente as ligas nacionais duram apenas metade do ano, sendo a outra metade disputada as competições internacionais.

Ligas internacionais

Dentre os mais importantes estão a Heineken Cup (o campeonato europeu mais importante, comparada à Liga dos Campeões da UEFA no futebol) e o Super 14 (envolvendo equipes da África do Sul, da Austrália e da Nova Zelândia). Recentemente foi criada a Pacific Rugby Cup envolvendo equipes de Fiji, Samoa e Tonga. Há também a European Challenge Cup, a segunda competição européia de clubes (comparada à Copa da UEFA de futebol).

No Brasil


O Brasil possui uma seleção de Rugby, apelidada de "Vitória Régia". Apesar de nunca ter conseguido se classificar para a Copa do Mundo de Rugby, a seleção pode crescer no Rugby Sevens, modalidade que será jogada no Pan 2011 e nas olimpíadas de 2016, onde a seleção possui vaga garantida.
A Federação Brasileira de Rugby também organiza o Campeonato Brasileiro de Rugby e a Copa do Brasil de Rugby, com representantes do Nordeste, Sul e Sudeste.

Para quem quer conhecer o haka, dança de intimidação neo-zelandeza e ter um pouco de noção de como é o jogo de Rugby, assista o vídeo abaixo.



Fonte: Wikipédia
Quer ver mais esportes? Clique Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally