sábado, 10 de outubro de 2009

Rugby e Golfe são esportes olímpicos!



 O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou ontem a esperada inclusão do rúgbi de sete e do golfe como esportes olímpicos para os Jogos do Rio, em 2016. Para as duas modalidades, será oportunidade de expansão internacional além de maiores ganhos com patrocínio e cotas de TV. O público brasileiro terá a chance de ver algumas cenas raras em território nacional como o americano Tiger Woods em ação, a seleção da África do Sul de rúgbi , atual campeã da Copa do Mundo em campo ou ainda e uma apresentação do ritual neozelandês do haka, dança Maori para intimidar os adversários.


Para os dois esportes, a olimpíada não marcará uma estreia, mas um retorno após longa ausência. O golfe foi disputado nos Jogos de 1900 e 1904 enquanto o rúgbi fez parte do programa das Olimpíadas de 1900, 1908, 1920 e 1924. Na votação de ontem, em assembléia realizada em Copenhague, Dinamarca, foram 85 votos a favor, 8 contra e três abstenções pela volta do rúgbi. O golfe teve 63 votos pró, 27 contra e 8 abstenções.



BRASIL


Tanto o rúgbi quanto o golfe são esportes pouco populares no Brasil. Por este motivo, os dirigentes nacionais das duas modalidades prometem aproveitar ao máximo a oportunidade de difundi-las e fortalecê-las. Para isso, já têm projetos de desenvolvimento até 2016.

"Não pretendemos entrar em campo, cantar o hino, chorar e ir embora", diz o presidente da Associação Brasileira de Rúgbi, Aluísio Dutra Júnior. O objetivo, segundo o dirigente, é criar um time competitivo não só para 2016 como para depois dos Jogos. O presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Rachid Orra,diz que entre as prioridades de sua entidade estão o aumento do número de campos públicos, que aumentariam a quantidade de praticantes no País.




O comitê organizador dos Jogos do Rio já definiu as arenas de competição dos dois esportes em 2016. O rúgbi será disputado no Estádio de São Januário. No golfe, as opções são o Gávea Golfe Clube ou no Itanhangá Golfe Clube. A Federação Internacional decidirá o melhor local.

REELEIÇÃO

A reunião de hoje também confirmou a reeleição do presidente do COI Jacques Rogge por 88 votos a favor, 1 contra e três abstenções. O dirigente permanecerá mais quatro anos no comando da entidade.

Fonte: Estadão
Não sabe o que é Rúgby? Clique Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally