quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Qual a cor dos seus olhos?

A cor dos olhos é uma característica poligênica e é determinada pelo tipo e quantidade de pigmentos na íris do olho. Os humanos e os animais têm muitas variações fenotípicas na cor dos olhos. Nos olhos humanos, essas variações de cores são atribuída a diversos rácios de eumelanin produzido por melanócitos na íris. O colorido brilhante dos olhos de muitas espécies de aves estão em grande parte determinados por outros pigmentos, como pteridinas, purinas, e carotenóides.

 Três elementos principais dentro da íris contribuir para a sua cor: a melanina do epitélio pigmentar da íris, a melanina dentro do estroma da íris e a densidade celular do estroma da íris. Nos olhos de todas as cores, o epitélio pigmentar da íris contém o pigmento preto, chamado de eumelanin. As variações de cor entre os diferentes tipos de íris são normalmente atribuídos à melanina que existe dentro do estroma da íris. A densidade de células dentro do estroma afeta quanto de luz é absorvida pelo pigmento subjacentes do epitélio.
Cor dos olhos

(escala de Martin Schultz)

Carleton S. Coon criou este gráfico para a escala de Martin Schultz frequentemente utilizada na antropologia física.

Olhos âmbar


 Olhos âmbar são de uma cor sólida e tem um forte amarelado/dourado e castanho-avermelhado/matiz de cobre. Isto pode ser devido à deposição do pigmento amarelo chamado lipocromo na íris (que também é encontrada nos olhos verdes e violeta). Olhos âmbar não devem ser confundidos com os olhos castanhos, embora maio contenham salpicos de âmbar ou ouro, que normalmente têm tendência para incluir muitas outras cores, inclusive verde, marrom e laranja. Além disso, olhos castanhos podem aparecer a mudança de cor e consistem de flecks e ondulações, enquanto os olhos âmbar são de uma tonalidade ouro sólido.

 Os olhos de alguns pombos contêm pigmentos amarelos fluorescendo conhecido como pteridines. Os olhos amarelos do corujão-orelhudo se pensa que, devido à presença do pteridine pigmento xanthopterin dentro de certos cromatóforos (chamado xanthophores), situado no estroma da íris. Nos seres humanos, manchas amareladas acontecem devido ao pigmento lipofuscina, também conhecido como lipocromo.

Azul


Olhos azuis são mais comuns no Europa Central e do Norte e, em menor grau no Sul da Europa e também na América do Norte, eles também são encontrados em parte da África do Norte, Ásia Ocidental e Sul da Ásia, em especial as regiões setentrionais. São encontrados principalmente em pessoas de origem norte-européia, central-européia, norte do leste europeu e países bálticos. Sul-asiáticos também podem ter olhos azuis, mas é muito raro. Os Países Nórdicos têm o maior percentual de pessoas com olhos azuis. Vários bebês com olhos claros têm olhos azuis, porém seus olhos escurecem conforme os anos (devido ao aumento da produção de melanina pelo corpo), ou mudam de cor.

Olhos azuis podem tornarem-se castanhos pela medicação a longo prazo de Latanoprost (também conhecido como Xalatan), que, como efeito colateral, causa o escurecimento da cor dos olhos.

Marrom

A grande maioria da população mundial têm olhos escuros, variando desde castanhos até pretos. Olhos castanhos claros estão presentes em muitas pessoas, mas numa menor extensão. Olhos marrons muito claros são mais comuns em pessoas com a pele mais morena, como descendentes de árabes. A maior parte dos habitantes da África, Asia, e das Américas têm olhos castanhos. Olhos castanhos também são encontrados na Europa, Oceania e América do Norte. Olhos castanhos também podem ser obtidos pela medicação à longo prazo de Latanoprost (também conhecido como Xalatan), que, como efeito colateral, causa o escurecimento da cor dos olhos. Olhos castanhos sempre foram considerados dominantes entre os genes, mas estudos recentes mostram que nem sempre isso é verdade.


Pessoas com olhos marrons muito escuros podem parecer ter olhos pretos em ausência de luz forte, ou até mesmo à exposição de luz. Isso é muito comum em pessoas de origem Africana, Asiática, nativos americanos e em descendentes de povos árabes. Porém não existem olhos com a íris absolutamente preta. Mas uma íris preta/castanho muito escuro não determina a raça ou etnia. Pode existir uma pessoa com a pele extremamente branca com olhos escuríssimos.

Cinza


Olhos cinzas são uma variação dos olhos azuis (sempre mais claros, possuindo menos melanina). Há uma grande variedade de sombras cinzas, do quase branco (cinza claro) ao escuro. Como também visto noutras cores, olhos cinzas também parecem mudar de cor dependendo das cores que o cercam. Visualmente, eles aparentam variar de cor entre os tons de azul, verde e cinza, dependendo da iluminação e das cores do ambiente. Eles são mais comuns na Rússia européia, em países Bálticos e na Finlândia.

Verde


São a cor mais rara de olhos, apenas cerca de 1-2% da população mundial possui verdadeiros olhos verdes. Olhos Verdes são mais freqüentemente encontrados em pessoas de origem Celta, Países Nórdicos, Germânica, e Eslava. Húngaros têm o maior percentual de olhos verdes entre todas as populações, cerca de 20%. Olhos Verdes também são encontrados, apesar de que em proporções baixas, em populações do Oriente Médio ao centro e sul da Ásia. E eles são tão comuns entre os Pashtuns que no Paquistão, Pashtuns são freqüentemente chamados "Hare Ankheian Vaale": o povo dos olhos verdes.

Os olhos verdes possuem menos melanina que os castanhos, mas mais que os azuis e cinzas.

Castanhos


Geralmente utilizado para descrever elementos de olhos, às vezes alternando de verde nas pontas a castanho em volta da pupila, podendo ter uma íris multicolorida com diferentes tons de castanho, verde e/ou azul/cinza misturados, podem parecer variar de cor de acordo com a luz do sol, e podem até mesmo ser amarelados/dourados. Em cães ficam um efeito azul devido a uma membrana que envolve o globo ocular. Alguns olhos castanhos muito claros ou esverdeados, são chamados cor-de-mel quando possuem tons amarelados, lembrando a cor do mel das abelhas. Olhos esverdeados são dominantes (sem incluir outros continentes) em países Centro-Europeus como o sudoeste da Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, sul e centro da Polônia, sul da Alemanha, Suíça, norte da Itália, Eslovênia e outros. Essa cor de olhos é mais dominante que azul. Grande parte dos olhos esverdeados não são considerados claros por serem uma variação de castanho.

Vermelho


Em animais e humanos que tenham albinismo, a íris pode parecer vermelha graças à falta de qualquer pigmentação; a íris ganha a cor do sangue.

Violeta


Olhos de cor violeta são extremamente raros, e são uma variação dos olhos azuis. Crê-se que são causados por tão pouca pigmentação nos olhos que os vasos sangüíneos vermelhos o permeiam, causando uma coloração violeta da íris. A atriz Elizabeth Taylor é um bom exemplo deste tipo de olhos.

Fonte : Wikipédia
Quer ler mais assuntos de Saúde e Bem-Estar? Leia Aqui

30 comentários:

balade disse...

meu irmão adotivo tem o olho muinto preto mas se olhar de perto nota que e cinza escuro

Anônimo disse...

o meu olho não tem uma cor específica,ele oscila entre o azul e o verde que pelo que eu vi é o olho cinza.

Shainne disse...

Os meus olhos são verdes que varia um pouco do cinza e com pequenas colorações de amarelo claro. Pelo que eu entendi, meus olhos são da classificação Martin Schultz. E no entanto estou procurando mais informações. Porque em alguns resultados descobri que estes tipos de olhos podem ser tambem heterocromia, por isso fiquei mais interessada em saber... Mesmo assim Adorei o seu blog, me ajudou muito! :D

Unknown disse...

Eu ñ conseguiu identificar a cor do meu.
ele tem as seguintes colorações
depois da bola preta ele é alaranjado e depois no laranja ele é amarelo e pro último verde
ele tem 3 cores.
As pessoas ficam perguntando que olhos cinistos estão lindos e perguntam q cor é.
eu digo q é verde pq minha mãe fala rs.
eles n acreditam enfim...
e quando eu era pequena meus olhos eram lilás.

Unknown disse...

Meus olhos São um tipo de verde azulado,Meu olho direito possui a metade âmbar e metade da cor que Eu disse anteriormente...

Anônimo disse...

Meu olhos tem a volta castanho e depois vem o verde e e cheio de bolinhas marron?? Eu folo que eles são verdes e dissem que são diferentes

Unknown disse...

o meu varia de um castanho escuro pra um laranja/ dourado

Unknown disse...

O meu olho antigamente era castanho escuro mas agora os meus olhos eles estão tipo uam variaçao de cores tudo junto preto,marrom,um vermelho escuro e um castanho escuro,acho q isso não é muito normal

Unknown disse...

Os meus olhos é uma mistura de castanho claro e um pouco de verde ao redor as vezes está somente castanho claro muda de Cor devido a o ambiente. Não sei dizer que cor são os meus olhos.

Vitor Santana disse...

Os meus olhos são castanhos, porém há dias que eles estão com uma coloração um pouco avermelhada e outros dias são quase pretos

filipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
filipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
filipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
filipe disse...

Então agora fale q seus olhos são de cor Âmbar (n dominante)!!! Umas das cores mais raras do mundo, apenas 5% no mundo possuem essa coloração. Minha namorada possui, e de cor dominante!! São muito bonitos, amarelados, quando ela chora eles ficam bem evidentes, um amarelo brilhante, lindos!! Por isso sempre tento faze la chorar de rir kkkkkk

Du Dramatic disse...

O legal é que não tenho praticamente certeza que meus olhos são verdes,as vezer está mais cinzento,outro amarronzado,e as vezes dias claros e quando choro meus olhos puxam para o azulado,meus pais e outras pessoas já falaram que meus olhos são azuis mas não entendo isso..

Maria Marinho disse...

Eu ainda não sei identificar a cor dos meus olhos. Ao redor da íris tem uns traços marrons, ao redor dos traços marrons é um tom amarelado e depois um tom de verde.

Unknown disse...

Os meus olhos são castanhos e tem um pouco de verde escuro em volta , mas no tempo mais frio ou em algum tipo de luz fica mais esverdeado ou mais pro laranja avermelhado,sei lá kkkk n consigo destinguir muito bem , mas chamo de cor de mel....

Unknown disse...

Eu ainda nao sei a cor dos meus olhos

Prazer camille tenho 14😂😂😂😂😂👀

Maria Barbosa disse...

Sou negra, tenho traços finos e olhos bem claros, algumas pessoas dizem que são verdes... Mas eu não consigo identificar a verdadeira cor dos meus olhos pois eles possuem uns pingmebtos avermelhados.

Maria Barbosa disse...

Sou negra, tenho traços finos e olhos bem claros, algumas pessoas dizem que são verdes... Mas eu não consigo identificar a verdadeira cor dos meus olhos pois eles possuem uns pingmebtos avermelhados.

Thiago disse...

Meus olhos são vermelho escuro com tons de azul ou verde em algumas partes... Eu não sei qual a cor exata dos meus olhos.

Thiago disse...

Meus olhos são avelã, mas não achei eles aqui.

wildemberg disse...

EU NAO SEI A O CERTO A COR DOS MEUS OLHOS PQ ELES SAO MUITO MAIS MUITO ESCUROS

Unknown disse...

Os meus castanho esverdeado

Unknown disse...

Meus olhos são castanho claro mas se chorar ficam verdes se entrar na piscina ou mar ficam verdes e dependendo da roupa e a luz do ambiente mudam de cor

Unknown disse...

Bom, pra mim meus olhos são castanhos, não pq eu li oq está escrito aqui, mas sempre achei, porém alguns amigos e até msm familiares falam que meus olhos tem cor de mel, eu não acredito, pois acho q os olhos cor de mel são bem mais claros, sempre busco lugares pra poder tentar ver se consigo descobrir a cor dos meus olhos, bom, vendo eles normalmente dentro de casa, ele me parece muito um castanho, se vc prestar bastante atenção ele tem meio que uma mistura de um verde bem claro msm na parte inferior da íris, enquanto todo o resto do olho me parece um castanho claro, quando estou na rua e a luz do sol bate nos meus olhos algumas pessoas falam que ele fica verde, porém já olhei em casa com o flash do cllr, ele fica um pouco mais claro, e a parte verde clara que mencionei que fica na parte inferior da íris aumenta bastante, continua apenas na borda da íris chegando ainda até a metade dela e ficando mais claro e dps volta o castanho claro, subindo até a metade do olho ele continua com esse aspecto, e mais em cima ele tem bem pouco msm em alguns lugares, se possível poderia me ajudar li algumas definições, mas não sei qual se encaixa nos meus olhos, continuo achando q são castanhos claros, talvez seja, mas talvez não, bastante gente fala que ele é mel por vem ele sobre a luz do sol

Taita disse...

Meu olho é verde só que tem uma poeira meio vermelha cobrindo mais da metade do olho

Unknown disse...

O meu tem as bordas pretas e parece ser castanho escuro, mas olhando bem tá mais pra um castanho avermelhado ... Agora tô em dúvida sobre qual é
a real cor

Unknown disse...

O meu é castanho bem escuro maos quanfo fica perto do sol ele fica castanhos claro esverdeado é muito esquisito 😂

Lucas disse...

Qual a cor dos meus olhos?

https://photos.app.goo.gl/4ToZD6xHVpaZnfQ98

Postar um comentário

iWally