sábado, 19 de setembro de 2009

Maldição de Tcumseh



 A Maldição de Tecumseh é um termo com que se refere um padrão de acordo com o qual, entre os anos de 1840 e 1960, os presidentes dos Estados Unidos da América que tivessem vencido as eleições num ano terminado em zero (por exemplo 1840, 1860, 1880, etc.) morreriam durante o exercício do cargo.

 É provável que esta maldição derive de um episódio sucedido cerca de 1811, depois da batalha de Tippecanoe que teve lugar entre as forças norte-americanas sob o comando do posteriormente candidato presidencial, William H. Harrison e os índios Shawnee, tribo ameríndia liderada por Tecumseh e seu irmão Tenskwatawa, conhecido pelo apelativo de "o Profeta". Supostamente Tenskwatawa lançou uma maldição contra Harrison e todos os futuros ocupantes da Casa Branca. Alegadamente, em 1836, enquanto Tenskwatawa posava para um retrato e os presentes discutiam o possível resultado das eleições, aquele terá lançado a sua profecia:

"Harrison não ganhará este ano o posto de Grande Chefe. Mas ganhará da próxima vez. E quando o fizer não terminará o seu mandato. Morrerá durante o exercício."
 Quando um dos presentes objetou que nenhum dos presidentes dos E.U.A. morrera durante o cargo continuou o Profeta:

"Digo-vos que Harrison morrerá e quando ele morrer vós recordareis a morte do meu irmão Tecumseh. Vós credes que perdi os meus poderes, eu que faço que o Sol escureça e os peles-vermelhas deixem a aguardente. Digo-vos que ele morrerá e depois dele, todo o Grande Chefe escolhido a cada 20 anos daí em diante, e quando um morrer, todos recordarão a morte de nosso povo."
Exceção

A eleição de Ronald Reagan em 1980 não foi seguida pela sua morte, dado que Reagan sobreviveu aos oito anos dos dois mandatos. Aos poucos meses da presidência sobreviveu a uma tentativa de assassinato. Tal como os presidentes que morreram no cargo, Reagan foi sucedido no cargo pelo seu vice-presidente dos Estados Unidos da América George Bush, o primeiro vice-presidente titular em 152 anos a assumir a Presidência por um motivo distinto da morte ou renúncia do presidente. Cabe notar que Nancy Reagan, esposa de Reagan, recorreu em várias ocasiões à ajuda de astrólogos, pelo que corre o rumor entre os crédulos de que mediante este tipo de ajuda a maldição foi desfeita.

Presidentes incluídos na linha da suposta maldição (clique para ampliar)



Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maldi%C3%A7%C3%A3o_de_Tecumsehhttp://www.cefamol.pt/cefamol/pt/Cefamol_Eventos/Missoes/missoes_news/PloneArticle.2006-07-04.0146947051/Image00024460

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally