sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A Muralha da China é vista do espaço?










Uma variante deste mito diz que a Grande Muralha é o único objeto que pode ser visto da superfície da Lua. Neste caso, ele é totalmente incorreto. Nenhum objeto construído pelo homem é visível da Lua. Na verdade, para um astronauta na superfície da Lua já é difícil distinguir os continentes, como pode ser visto nesta foto tirada da Lua pela tripulação da Apollo 11.





Se considerarmos a visibilidade do espaço, isto é um tanto vago e primeiro temos que definir de que distância da Terra estamos falando exatamente. A uma órbita baixa, por volta de 300-500 quilômetros (a altitude na qual o ônibus espacial opera), vários objetos podem ser vistos a olho nu. Vários exemplos podem ser encontrados em Earth from Space - Search Earth-Human Interactions. Por outro lado, já a esta altitude é razoavelmente difícil distinguir a Grande Muralha, uma vez que ela foi construída com materiais cuja cor não se destaca facilmente do terreno ao seu redor (veja acima). Além do mais, apesar de seu comprimento, a Grande Muralha é bastante estreita (por volta de 5 a 10 metros).
Por outro lado, a Grande Muralha é facilmente visível em imagens de radar, já que suas paredes constituem uma excelente superfície de reflexão para este tipo de onda.

Quer ver mais Curiosidades? Clique aqui
Alguns links:

Projeto Ockham

4 comentários:

Italo Stauffenberg disse...

parabéeens pelo blog...

até....

Betinho Cerri disse...

muito interessante!
blog muito loko!
parabens!

Wallinson Ramos disse...

Valeu pessoal!!!

mulherices disse...

Essa história sobre a Grande Muralha, virou uma espécie de "lenda" .. Sempre achei estranho isso, porque ela pode ser longa ... mas é estreita, não tem volume!

Postar um comentário

iWally