sábado, 12 de setembro de 2009

Jogos Mundiais

 Os Jogos Mundiais (em inglês: World Games), é um importante evento internacional poliesportivo, onde são disputadas modalidades esportivas não-olímpicas que são reconhecidas pelo Comitê Olímpico Internacional e este dá apoio aos Jogos. Tem sua organização pela Internacional World Games Association (IWGA).

 Alguns dos esportes que já fizeram parte do programa dos Jogos Mundiais tornaram-se Olímpicos, como o badminton e o triatlon. Para se escolher novos esportes do programa olímpico o COI leva em consideração sua participação em Jogos Mundiais passados, sendo este evento uma espécie de "laboratório" para futuros esportes Olímpicos. Entretanto, muitos desses esportes tem dificuldade em entrar no programa Olímpico, devido a limitações no número de participantes pelo COI e por ter uma quantidade de federações nacionais abaixo do limite.
Entre os esportes que hoje fazem parte do programa dos Jogos Mundiais, estão a Orientação, Punhobol, Esqui Aquático, Patinação, Boliche, Squash, Beisebol e o Softbol, entre outros. A inclusão de esportes nos Jogos Mundiais leva se em conta a infraestrutura da cidade sede, não havendo a necessidade de construir instalações para disputas das mesmas. Assim como os Jogos Olímpicos, os Jogos Mundiais acontecem a cada quatro anos (sempre um ano depois dos Jogos Olímpicos de Verão). Sua primeira edição aconteceu em 1981, em Santa Clara, Estados Unidos.
Na edição de 2005 dos Jogos Mundiais, em Duisburg, Alemanha, participaram ao todo 3.400 atletas de 89 nações. O Brasil obteve nesta edição 2 medalhas de ouro, 1 medalha de prata e 2 medalhas de bronze. A edição de 2009 aconteceu em Kaohsiung, República da China.

Sedes

Esportes oficiais


Aikidô

Beisebol

Bilhar

Boliche

Bocha

Cabo de guerra

Caiaque-Pólo

Corfebol

Dança de salão

Escalada

Esqui Aquático

Fisiculturismo

Frisbee

Futebol Americano

Ginástica acrobática

Ginástica aeróbica

Ginástica rítmica

Levantamento de peso básico

Handebol de praia

Hóquei em linha

Jiu-jitsu

Karatê

Nado subaquático

Netball

Orientação

Paraquedismo

Patinação artística

Patinação de velocidade

Pesca esportiva

Petanca

Punhobol

Raquetebol

Rugby

Salvamento

Sinuca

Squash

Softbol

Sumô

Surf

Tiro com arco em campo aberto







Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally