quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Mônaco

Estou inaugurando um novo quadro hoje: países que a maioria desconhece, para falar de países que são interessantes mas que são poucos conhecidos. O país escolhido para fazer a estréia foi Mônaco.
Mônaco é um dos menores países do mundo, têm apenas 1,95 km², quase o mesmo tamanho do centro de Curitiba. Só para ter uma ideia observe a imagem abaixo, que é uma foto da metade do país inteiro

Aqui está representado metade de mônaco, com a marina a esquerda e a pista de fórmula 1 em destaque
Apesar de ser pequeno, sua população é de 32.409 hab. Ou seja, 16.620 habitantes por quilômetro quadrado, a maior densidade demográfica do mundo.
É um dos países mais antigos da Europa, com sua independência firmada em 1297, e é governado por um príncipe, embora não se tenha rei, possui IDH alto, maior do que o Brasil e sua moeda é o Euro. Como é pequeno demais, sua força militar depende da França, seu vizinho ao norte.
Na pré-história serviu de abrigo para populações primitivas. A região então foi invadida por gregos, fenícios, cartagineses e romanos. Só a partir do século X a região começou a ser povoada. Foi anexada à França durante a revolução francesa, e voltou a ser independente.
O país de Mônaco é dividido em 10 bairros, e ainda possui estação de metrô. Ainda possui 10 colégios sendo um secundário e mais uma universidade.
Nos esportes, Mônaco possui um time de futebol, o Mônaco F.C, que participa do campeonato francês. Mônaco organiza também o GP de Mônaco de fórmula 1, a qual Ayrton Senna venceu diversas vezes.
O clima de Mônaco é mediterrâneo, o que proporciona um clima agradável. No turismo, a cidade se torna interessante pelos seus castelos e pela sua marina. Como não coleta impostos, é um paraíso fiscal, onde criminosos podem abrir contas para lavar dinheiro.
ESTATÍSTICAS GERAIS:

Capital: Monaco-Ville (Mónaco é concomitantemente uma cidade e um Estado)43°44'15" N 7°24'55" E
Língua oficial: Francês. Fala-se também o dialeto monegasco, o italiano, e o inglês.
Governo: Monarquia constitucional
- Príncipe: Albert II
- Primeiro-ministro: Jean-Paul Proust Independência: 8 de janeiro de 1297
Área Total: 1,95 km² Água (0%)
População
- Estimativa de 2005: 32.409 hab. (188º)
-
Densidade: 16.620 hab./km² ()
PIB (base PPC)
Estimativa de 2006
- Total: US$976 mi (
190º)
-
Per capita: US$30,000 (43º)
Indicadores sociais
- IDH: 0,946 – alto
-
Esper. de vida: Est. 79,82 anos (º)
Moeda: Euro (EUR)
Fuso horário: (UTC+1)
Clima: Clima temperado mediterrânico
Org. internacionais: ONU, Conselho da Europa
Cód. ISO: MCO
Cód. Internet: .mc
Código telefônico: +377

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally