quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Série bandeiras parecidas: Cruz Nórdica

Cruz nórdica ou cruz escandinava é o nome de um padrão de bandeiras normalmente associadas aos países da Escandinávia, nos quais tiveram origem. Todos os países nórdicos adotaram esse tipo de bandeiras.
A cruz simboliza o cristianismo e apresenta-se estendida de uma extremidade à outra da bandeira com a parte vertical da cruz chegada à tralha, ao contrário de outras bandeiras em que a cruz é centrada (conhecida como a cruz Grega).

A primeira bandeira a surgir com esse design foi a bandeira da Dinamarca; subsequentemente, a Suécia, Noruega, Finlândia, Islândia e algumas das suas subdivisões aplicaram esse padrão às suas bandeiras. A bandeira Norueguesa foi a primeira bandeira a apresentar três cores. Embora as bandeiras partilhem esse padrão, cada uma tem a sua história e simbolismo próprios.

Mesmo sendo bastante semelhantes, as proporções entre as diferentes bandeiras podem variar, e por vezes até em versões distintas da mesma bandeira.

Bandeiras nacionais






Islândia


Noruega






Suécia

Dinamarca

Finlândia
Regiões autônomas

Åland

Ilhas Faröe

2 comentários:

Anônimo disse...

gostei dessa pesquisa, mas possui outros países com as bandeiras iguais, como australia e nova zelandia

Wallinson Ramos disse...

Sim, você está certo, poderá ver neste link aqui http://iwally.blogspot.com/2010/01/as-bandeiras-do-reino-unido.html são muitas bandeiras com características semelhantes

Postar um comentário

iWally