quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O que é X11?

X Window System, X-Window, X11 ou simplesmente X é um protocolo e seu software associado possibilita o emprego de uma interface gráfica com o conceito de janelas. Originalmente chamado simplesmente de X, foi desenvolvido no MIT em 1984. Atualmente está na versão 11 e por isso carrega no nome este número.


X-Window é o toolkit e protocolo padrão para GUI nos sistemas Unix e assemelhados, como o Linux, mas existem versões para outros sistemas operacionais, como o Microsoft Windows e o Mac OS, por exemplo.

Os servidores do sistema X-Window são executados em computadores com displays baseados em mapas de bits (bitmap). O servidor distribui as ações de entrada do usuário (mouse e teclado) e aceita os pedidos de saída através de vários programas clientes através de uma variedade de diferentes canais de comunicação entre processos. Mesmo sabendo que o caso mais comum de uso é de programas clientes rodando na mesma máquina do servidor, os clientes podem rodar de forma transparente em máquinas diferentes (inclusive com arquiteturas e sistemas operacionais diferentes).

Captura de tela do X em execução
com diversos aplicativos sendo utilizados
O X (como é comumente chamado) funciona segundo o modelo cliente-servidor: o servidor X recebe os pedidos via uma porta, um cliente X conecta-se ao servidor X e envia seus pedidos utilizando o protocolo X através da biblioteca X (Xlib). Este modelo de comunicação permite o uso de janelas de modo transparente através da rede.

O X suporta operações de janelas (overlapping hierarchical subwindows) e operações de texto e gráficos, em displays preto e branco ou coloridos.

O número de programas que utilizam o X é enorme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally