domingo, 18 de julho de 2010

Projetos Wikipédia: Wikisource

O Wikisource — a biblioteca livre — é um projeto da Wikimedia Foundation que, de forma colaborativa, reúne um conjunto de textos que possuam valor histórico-cultural e que sejam compatíveis com a licença GFDL.

Conteúdos da biblioteca

A intenção do projeto é tornar disponível a um público amplo documentos históricos, obras literárias e científicas, dentre outros materiais que possam ter valor histórico ou cultural. São descartados materiais inéditos ou de autores pouco conhecidos.

No entanto, apenas obras compatíveis com a licença GFDL podem ser disponibilizadas no Wikisource. Obras que possuam proteção de direitos autorais ou restrições de uso devem ser eliminadas o quanto antes do sítio. Tal política de direitos autorais acaba fazendo com que traduções de obras que já estejam em domínio público não sejam muito freqüêntes em tal projeto; no entanto, a tradução feita por um indivíduo ou por um grupo de obras tidas como relevantes é estimulada, sendo este um dos diferenciais do Wikisource em comparação com outras bibliotecas virtuais.


Outro ponto de diferenciação com outros acervos, além do uso livre dos textos e do estímulo à tradução, é que, por se tratar de uma wiki, qualquer pessoa pode digitalizar textos em domínio público que não se encontrem na Internet e os disponibilizar através do Wikisource.

As obras digitalizadas podem, ainda, receber notas de rodapé com esclarecimentos sobre determinados trechos das mesmas, ou links em determinadas palavras que remetam o leitor a outro projeto da Wikimedia, como, por exemplo, verbetes da Wikipédia ou do Wikcionário.

Fundação


Durante sua elaboração, o Wikisource era denominado como Project Sourceberg, um trocadilho com o nome do Projeto Gutenberg. Durante tal período, cogitava-se o endereço ps.wikipedia.org, com as letras ps referindo-se à primary sources (fontes primárias) ou mesmo a Project Sourceberg. No entanto, isso não era adequado. De acordo com as convenções de nomenclatura da Wikimedia, aquele espaço deveria ser destinado para abrigar a Wikipédia em Pashtu.

O Project Sourceberg iniciou suas atividades oficialmente em 24 de novembro de 2003, quando as páginas foram movidas para o endereço http://sources.wikipedia.org/. Em 6 de dezembro de 2003 foi feita uma votação e o projeto teve seu nome alterado para Wikisource. No entanto, apenas em 23 de julho de 2004 passar a ser hospedado em seu endereço definitivo, http://wikisource.org/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário