terça-feira, 13 de julho de 2010

Projetos Wikipédia: Wikiquote

Wikiquote é um ramo da família de projetos baseados no sistema wiki gerido pela Wikimedia Foundation, em execução no software MediaWiki. Baseado uma uma ideia de Daniel Alston e implementada por Brion Vibber, o objetivo principal do projeto é produzir colaborativamente uma vasta referência de citações (em inglês: quote, daí o nome) de pessoas proeminentes, livros, filmes e provérbios, e a dar detalhes a respeito deles. Ainda existem muitas coleções online de citações, porém o Wikiquote se distingue por estar entre poucos que proporcionam uma oportunidade dos visitantes de contribuir. As páginas do Wikiquote são ligadas à páginas da Wikipédia sobre personalidades notáveis.

Inicialmente o projeto foi criado em língua inglesa, porém em julho de 2004, mais línguas foram adicionadas.

História

O Wikiquote, originalmente surgiu baseado em uma ideia de Daniel Alston e implementada por Brion Vibber. A fim de organizar testes, ela foi primeiramente depositada na pequena Wikipédia em língua wolof em 27 de junho de 2003. Treze dias depois, em 10 de julho um subdomínio, dentro do domínio da Wikipédia foi criado com o nome de "quote.wikipedia.org". Em 25 de agosto de 2003, o seu próprio domínio da internet foi criado (wikiquote.org), marcando assim, o início oficial do Wikiquote, porém, ele era apenas acessível à um idioma, o inglês. Este projeto, que na época era homogéneo, veio a ser adicionado novas línguas em 17 de julho de 2004.

Cooperação Multilingual

Gráfico mostrando o crescimento das atuais maiores versões do Wikiquote.
Em 25 de agosto de 2007, onze versões ultrapassaram o marco das 2.000 páginas. A maior Wikiquote é a de língua inglesa com, aproximadamente 16.510 artigos, seguida de perto pela alemã, depois as polaca, italiana, eslovaca, russa e portuguesa, bósnia, búlgara e eslovena. O projeto em francês, na qual foi reiniciada em dezembro de 2006, possui (em 9 de março de 2009) cerca de 1.367 artigos. As 50 maiores versões linguísticas do projeto, (incluindo as sete maiores) possuem 100 ou mais artigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally