domingo, 27 de junho de 2010

O que é SPAM?

O termo Spam, abreviação em inglês de “spiced ham” (presunto condimentado), é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa.


Na sua forma mais popular, um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários. O termo spam, no entanto, pode ser aplicado a mensagens enviadas por outros meios e em outras situações até modestas. Geralmente os spams têm caráter apelativo e na grande maioria das vezes são incômodos e inconvenientes.

Simultaneamente ao desenvolvimento e popularização da Internet, ocorreu o crescimento de um fenômeno que, desde seu surgimento, se tornou um dos principais problemas da comunicação eletrônica em geral: o envio em massa de mensagens não-solicitadas. Esse fenômeno ficou conhecido como spamming, as mensagens em si como spam e seus autores como spammers.

A denúncia de spams, seja por emails de distribuição em massa ou sites de relacionamento, pode ser feita através do site http://registro.br . Este fornece um link para o site http://antispam.br, que explica detalhadamente as formas de se denunciar um spam. Resumidamente, faz-se o seguinte:


* Jamais responda a mensagem de spam. Deve-se encaminhar a mensagem, incluindo o conteúdo original e o cabeçalho de e-mail na mensagem;

* No campo 'Para:' digitar o endereço mail-abuse@cert.br;

* Buscar o(s) responsável(eis) pelo domínio no site http://registro.br, pela função whois do próprio site. Para isso é necessário que o spammer tenha enviado o site de propaganda (por exemplo, www.liverjoice.com.br);

* Colocar o email do responsável pela rede no campo 'CC:', encontrado pelo site registro.br;

* Enviar o email.

SPAMCOP

Pode-se utilizar também os serviços do site SpamCOP. O SpamCop utiliza de um sistema que faz uma checagem no email e define para quais destinatários responsáveis a denúncia deve ser enviada.

Para fazer uma denúncia de spam, deve-se registrar um log-in no site. Existem 2 maneiras de enviar a denúncia: Colando no site o cabeçalho e o corpo da mensagem ou encaminhando o email spam como anexo ao seu email, para um endereço especial fornecido individualmente para cada cadastro no site.

Leia o artigo completo sobre SPAMs na Wikipédia em português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally