domingo, 18 de abril de 2010

M&Ms



O segmento de confeitos não seria o mesmo sem a marca M&M’s, bolinhas de chocolate envoltas em casquinhas coloridas. Apoiada em um eficiente marketing, a marca conseguiu popularizar seu produto, fazendo de seus falantes personagens, que parecem ter alma, tão conhecidos e famosos quanto Mickey Mouse. Uma alegria que contagia até mesmo quem não gosta dessas guloseimas deliciosas.
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A história
Quem poderia imaginar que a idéia para os M&M’s nasceu no cenário da Guerra Civil Espanhola? A lenda conta que, durante uma viagem à Espanha, o comerciante Forrest Mars encontrou soldados que estavam comendo pequenos pedaços de chocolate envoltos em cascas açucaradas rígidas, evitando assim que eles derretessem. Inspirado por essa idéia voltou à sua cozinha e inventou a receita exclusiva para o M&M’s, recebendo a patente de seus confeitos no dia 3 de março de 1941. Vendido ao público pela primeira vez ainda neste ano, os confeitos M&M’s tornaram-se os favoritos dos soldados americanos que estavam servindo na Segunda Guerra Mundial. Embalados em tubos de cartolina, foram vendidos aos militares como um lanche conveniente, porque suportava bem viagens sob qualquer clima. O nome M&M’s surgiu de “Mars & Murrie” (pois o parceiro de negócios de Forrest Mars era Bruce Murrie). Os confeitos foram lançados inicialmente em sete cores originais: marrom, amarelo, vermelho, laranja, verde e violeta.
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-O produto logo virou um sucesso porque, na época, o ar condicionado ainda não era muito encontrado em lojas, casas e automóveis e o derretimento das barras de chocolate tornou-se um problema no verão. Mas os M&M's não derretiam por causa de seu revestimento e podiam ser comercializados o ano inteiro. No final desta década, os M&M’s foram trazidos em abundância para o público em geral, que deu a eles uma excelente recepção. Em 1948, a embalagem mudou do tubo para o característico saquinho marrom de celofane conhecido hoje, e no ano seguinte a cor violeta seria substituída pelo dourado. E foi somente nesta década, em 1950, que a letra “M” passou a ser impressa nos confeitos em cor preta, divulgada pelo slogan “Look for the M on every piece”, mudando para cor branca, como nos dias de hoje, em 1954. Atualmente, o “M” gravado em todos os confeitos é colocado por uma máquina com calibragem sensível, evitando assim que os confeitos se quebrem.
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-Com o advento da televisão nesta década, os M&M’s tornaram-se parte do vocabulário americano, e uma guloseima constante nos lares de milhões de pessoas. Com a estréia oficial de seus coloridos personagens na televisão, e a primeira expansão na linha de produto, com a introdução da versão feita com amendoim, a marca se popularizou pelo país inteiro. Em 1976, os M&M’s vermelhos foram retirados da tradicional mistura de cores, devido à controvérsia pública a respeito dos corantes de alimentos que levavam essa cor serem cancerígenos. Esse corante vermelho não era utilizado nos tradicionais M&M’s. Porém, para evitar confusão na mente dos consumidores, o confeito vermelho foi retirado da mistura. Neste mesmo ano, a cor laranja foi adicionada à mistura dos M&M’s Amendoim, juntando-se ao verde e amarelo, que foram adicionados em 1960 a cor marrom já existente.--Em 1980, os famosos saquinhos de M&M’S ganharam 10% a mais de peso sem ter seu preço aumentado, em uma promoção chamada “You Get More For Your Money From M&M’S”. Foi neste mesmo ano que a marca deu início a uma forte expansão internacional, e nos próximos dois anos M&M’S foi lançado em 16 países incluindo Austrália, Canadá, Hong Kong, Malásia e Reino Unido. Em 1981, o produto foi escolhido pelos astronautas do primeiro ônibus espacial da NASA para ser incluído na lista de suprimentos. Era a publicidade que a marca precisava. Uma linha especial de produtos para os dias festivos foi desenvolvida no início desta década. Essas novas misturas de cores sazonais incluíam verde e vermelha nos M&M’s especial para o Natal e cores pastéis para a edição de Páscoa. Posteriormente, outras edições especiais foram introduzidas com cores laranja e preto para o Dia das Bruxas (Halloween); e vermelho, rosa e branco para o Dia dos Namorados (Valentine’s Day).
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-O ano de 1987 foi muito importante na história da marca. Foi nesta época que o confeito vermelho voltou à tradicional mistura de cores, atendendo a intensos e calorosos pedidos dos consumidores. Em 1996, ocorreu o lançamento dos famosos personagens na Internet, com a criação do “M&M’S Studios” (www.m-ms.com). Os visitantes da página, uma espécie de site-paródia de um estúdio de Hollywood, tinham a oportunidade de mergulhar no mundo de estrelas e brilho dos personagens da marca. Outro momento histórico para marca ocorreu durante o verão de 2000. Foi decidido, depois de tantos anos, que os M&M’S Chocolate ao Leite eram bons demais para serem chamados de “Simples” (expressão americana para designar o item) e toda a linha de embalagem passou por uma mudança de denominação: de Confeitos de Chocolate Simples para Chocolate ao Leite. O anúncio foi feito pelo tagarela personagem vermelho, afirmando que era ele quem vinha fazendo toda a campanha por essa mudança já há um bom tempo.--A cor lilás foi introduzida no ano de 2002 através de uma votação que envolveu consumidores de 200 países. Em junho de 2004, a marca ganhou ainda mais popularidade quando o piloto da SpaceShipOne, Mike Melvill, abriu um pacote dos famosos confeitos ao atingir a fronteira do espaço, mostrando a leveza do ar enquanto os pedaços coloridos flutuavam na cabine. Recentemente a renomada revista BusinessWeek compilou uma lista com os doces mais populares do mundo de 2008 e em primeiro lugar aparecem os chocolates M&M´S.--A linha do tempo1954
M&M’S Peanut Chocolate (identificado pelo saquinho de cor amarela), a versão feita de Amendoim.
1988
M&M’S Almond Chocolate (identificado pelo saquinho de cor bege), a versão feita de amêndoas, que foi lançada inicialmente como um produto sazonal. Devido ao enorme sucesso, o produto passou a integrar oficialmente a linha de produtos M&M’S em 1992.
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1990
M&M’S Peanut Butter Chocolate (identificado pelo saquinho de cor vermelha), a versão feita com manteiga de amendoim.
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1995
M&M’S MINIS Chocolate Baking Bits, adicionando uma alegria colorida de chocolate ao mundo da culinária, sendo ideal para decorar bolos, tortas e outras guloseimas deliciosas como sorvetes.
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1996
M&M’S MINIS Chocolate, a versão menor dos confeitos, vendida em tubos de plásticos, contendo cerca de 100 unidades, com tampa em seis cores diferentes.
M&M’S COLORWORKS, um caleidoscópio com mais de 20 brilhantes e coloridos M&M’S. Os amantes dos confeitos podiam criar, pela primeira vez, sua própria mistura de cor personalizada, adicionando sua cor particular a cada ocasião especial.
1997
Inauguração da M&M’S WORLD, a primeira loja temática da marca na cidade de Las Vegas.
1999
M&M’S Crispy (identificado pelo saquinho de cor azul), a versão crocante e maior do M&M’S. A resposta ao novo produto foi impressionante. M&M'S Cookie Ice Cream Sandwich, sanduíche de cookies recheado com sorvete e confeitos M&M’S.
2000
Megatubos M&M’S MINIS, primeiro produto tamanho enorme (king-size) de chocolate para crianças.
● Lançado nacionalmente nos Estados Unidos do M&M'S Brownie Ice Cream Sandwich, um brownie recheado com sorvete e confeitos M&M’S.
2001
M&M’S Ice Cream Cones, sorvetes em casquinhas da marca.
2004
Introdução do My M&M’S Milk Chocolate, onde os consumidores poderiam colocar mensagens nos confeitos escolhendo entre 21 cores diferentes, sendo que 17 delas podiam ser personalizadas. As frases mais escolhidas para serem gravadas foram “I Love You” (eu te amo) e “Marry Me” (case-se comigo). A mensagem vinha gravada de um lado e o tradicional “M” no outro.
2005
Mega M&M’S, confeitos 65% maiores, na versão normal, e 45% na versão amendoim, com seis novas cores. Esta versão havia sido lançada no ano anterior com o nome de “Ogre-Sized M&M’s” para promover o filme Shrek 2.
2006
Lançado oficialmente o M&M’S Dark Chocolate (identificado pelo saquinho de cor roxa), a versão feita com chocolate amargo. O produto havia sido lançado um ano antes em uma promoção do filme “Star Wars: Episode III, Revenge of the Sith”. A versão com amendoim também foi introduzida este ano.
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- M&M’S White Chocolate Pirate Pearls, a primeira versão feita com chocolate branco, lançada por tempo limitado, á princípio, em conjunto com a Walt Disney World para promover o filme “Pirates of the Caribbean: Dead Man’s Chest”.
2007
M&M’S Razzberry, versão do tradicional do confeito com sabor de framboesa lançado em edição limitada.
2008
M&M’S Wildly Cherry, versão do confeito com sabor cereja, lançado em edição limitada no mês de fevereiro.
M&M’S Mint Crisp, versão crocante com menta, lançado em edição especial para promover o filme “Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull”.
Lançamento de uma linha de chocolate Premium nos Estados Unidos chamada M&M'S Premiums. O produto chegou às prateleiras em cinco sabores (mint chocolate, mocha, triple chocolate, raspberry almond e chocolate almond) e em uma embalagem que traz uma pequena janela mostrando os confeitos de chocolate, que não possuem a casca açucarada.
M&M’S Ice Cream Treats, sorvete de palito no sabor de baunilha coberta com uma casca de chocolate no formato dos confeitos, disponível nas cores vermelha, verde e azul.
Durante o Dia dos Namorados é lançada uma edição especial totalmente verde, pois uma lenda urbana americana diz que os M&M’S verdes são afrodisíacos.
2009
Lançamento, no mês de fevereiro, da promoção “M&M’S Color Break-Up”, onde os confeitos eram vendidos em saquinhos contendo uma só cor dos tradicionais M&M’S.
Lançamento no Brasil de duas novidades para a Páscoa: o M&M'S Gigante, um confeito gigante de plástico, disponível nas cores vermelho e amarelo, que contém uma caixa de M&M'S chocolate ao leite com 104g; e o M&M'S Ovinhos de Chocolate (em edição limitada), decorados com as cores da Páscoa e preparados com uma receita diferenciada de chocolate ao leite.
Lançamento da edição limitada M&M's Coconut, o tradicional confeito com sabor de coco.
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Lojas coloridas
Em 1997 os personagens multicoloridos M&M’s transcenderam o mundo das embalagens dos confeitos de chocolate para praticamente ganharem vida com a inauguração da M&M’s World, primeira loja temática da marca localizada na cidade de Las Vegas, estado americano de Nevada. A enorme loja de quatro andares, além de vender produtos da marca M&M’s, tinha atrações imperdíveis como um filme em 3D de 7 minutos de duração que narrava a aventura da confecção do chocolate M&M’s chamado “Vermelho perde um“, e uma enorme réplica de um automóvel da categoria Nascar, espécie de stock-car americano, pintado nas cores e com os personagens da marca.
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Esta experiência comercial única apresentava todas as cores e a alegria dos personagens com um merchandising todo especial da marca, comercializando desde camisetas, cuecas e jaquetas até vestidos, acessórios para animais de estimação, brinquedos, utensílio domésticos, joalheria e mobília de design diferenciado. Em 2002, foi a vez de um dos endereços mais famosos do mundo, a badalada e moderna Times Square em Nova York, ganhar sua M&M’s World. Com mais de 2.000 metros quadrados repletos de todo tipo de produto da marca, a enorme loja de três andares vangloria-se de ter a maior exposição de M&M’S do mundo com a My Color Wall (a maior parede de chocolate do mundo, formada por cilindros de M&M’S, separados nas mais variadas cores possíveis, muitas delas não encontradas no produto tradicional), possibilitando aos clientes se divertirem preparando seus saquinhos do famoso confeito com uma enorme variedade de cores a sua disposição.
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Hoje em dia, crianças e adultos fazem fila para analisar a cor de seu humor em um sensor, localizado no segundo andar, onde também é possível ver a enorme personagem verde, de mais de seis metros de altura, caracterizada de Estátua da Liberdade. Mais recentemente, em 2006, foi inaugurada a terceira loja no moderno shopping Florida Mall na cidade de Orlando, estado da Flórida, onde bonecos gigantes dos personagens fazem pose para fotos e dão autógrafos para alegria da criançada.
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As loja estão repletas de produtos (4.000 ao todo) relacionados aos famosos confeitos de chocolate, como camisetas, canecas, mochilas, bonecos de pelúcia, brinquedos, roupas, chaveiros e claro, chocolate MUITO chocolat, proporcionando uma imersão total no mundo dos M&M’s. Suas três lojas são um mundo todo feito de bolinhas coloridas. Aliás, esse é o lema da marca: chocolate em cores é muito mais legal.
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Os coloridos personagensEm 1954, os universalmente amados personagens e o famoso slogan “M&M’s melt in your mouth, not in your hand” (O chocolate que derrete em sua boca, não em sua mão) debutaram no primeiro comercial de televisão da marca. Surgiam assim os personagens “Vermelho” e “Amarelo”. Doze anos mais tarde ocorreu a primeira aparição destes personagens nas embalagens do produto, reforçando o apelo da marca, pois eles tornaram-se cada vez mais conhecidos através de anúncios em revistas e na televisão. Em 1995, mais de meio século depois dos confeitos terem aparecido, os consumidores de toda a América do Norte ajudaram a escrever um novo capítulo na história da marca. Um super evento de marketing solicitou aos americanos que votassem, através do telefone 1-800-FUN-COLOR, na nova cor que apareceria na tradicional mistura de M&M’s. A escolha incluía o azul, o rosa, a púrpura ou nenhuma cor. O azul conquistou uma vitória esmagadora, com 54% dos mais de 10 milhões de votos depositados, surgindo assim o personagem Azul. O ano de 1996 será lembrado por muitos fatos positivos. A campanha de propaganda da marca utilizando os personagens subiu como um foguete para a primeira posição entre mais de 60 campanhas avaliadas pelo jornal americano USA Today.
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Em 1997, o primeiro personagem feminino debutou no mercado: era a cor verde (batizada de Ms. Green), que pela primeira vez ganhava ares e características femininas. Essa multifacetada mulher dos anos 90 estrelou um grande número de comerciais populares. A personagem viajou pelos Estados Unidos promovendo a sua autobiografia, “Não Derreto para Ninguém” (Melt For No One), e rapidamente alcançou o mesmo status de celebridade de seus colegas masculinos.-
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Os personagens tornaram-se um sucesso entre os consumidores ultrapassando em popularidade Mickey Mouse e Bart Simpson (Fonte: Marketing Evaluation, Inc.). No início de 1998, os personagens, que adoram microfones e luzes, se auto-proclamaram “Doces Porta-Vozes Oficiais do Novo Milênio”. Como MM significa 2000 em numeração romana, a marca era a única a poder fazer a associação. E, em novembro desse ano, eles estrearam o primeiro longa-metragem da marca, quando a nova sala de filmes 3D abriu na loja M&M’S WORLD em Las Vegas. O personagem Laranja foi adicionado a este colorida turma no ano de 1999, como porta-voz do M&M’S Crispy.-
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A marca ainda possui os maluquinhos personagens do M&M’S Minis, uma turminha agitada que surgiu em meados da década de 90.-
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Chocolate Is Better In Color
Uma das promoções mais sensacionais e surpreendentes da marca, denominada Great Color Quest, ocorreu na virada do ano de 2003. Os personagens Vermelho e Amarelo estavam comemorando a passagem de ano no programa “Dick Clark’s New Year’s Rockin’ Eve”, transmitido ao vivo pela rede ABC, quando no primeiro minuto de 2004, inexplicavelmente, todos os personagens e os M&M’S perderam suas cores vibrantes. Durante dois meses e meio de M&M’s preto e branco, todos se perguntavam se as cores iriam voltar e o que havia acontecido. Milhares de consumidores compraram os 37 milhões de saquinhos de M&M’s para encontrar a seis cores tradicionais do produto. Até que no dia 11 de março, em uma grande celebração na cidade de Los Angeles, a M&M’S anunciou que as cores voltariam, lançando o slogan “Chocolate is Better in Color!”. Os seis consumidores que acharam os M&M’s coloridos durante a promoção receberam o prêmio de US$ 20.000, uma viagem para quatro pessoas para a cidade de Los Angeles e um Volkswagen New Beetle conversível exatamente na cor do M&M’s achado pelo participante.-
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No Brasil a M&M’s também ousou com uma ação realizada, de maio a dezembro de 2008, ao transformar a rede de cinemas Kinoplex Itaim, em São Paulo, em um mundo colorido. A iniciativa incluiu um painel interativo (ativado quando detecta a aproximação de alguém), veiculação de vinhetas antes dos filmes e a participação dos personagens, Vermelho e Amarelo, em cada sessão, com duas poltronas reservadas na primeira fila. A intervenção passou pela bomboniére, decoração (os personagens viraram estampa do balcão e, no caminho para as salas do piso superior, indicavam a entrada para os filmes), móveis (os tampos das mesas tinham a feição dos personagens Vermelho e Amarelo, e os pufes, o “M” e as cores dos confeitos) até as poltronas da sala 6, a principal, caracterizadas com elementos da marca (cobertas com capas das cores dos confeitos). Além da ambientação, o cinema Itaim serviu como um teste para a venda de M&M’S a granel e separados por cor. A ação fez tanto sucesso que a marca manteve a promoção para o ano de 2009, estendendo também para o Cinemark do Shopping Eldorado, também na capital paulista.-
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A marca e a NASCAR
A associação da marca com a NASCAR, categoria de automobilismo mais popular dos Estados Unidos, começou em 1999 quando o piloto Ernie Irvan, que já era patrocinado pela empresa MARS, proprietária da marca M&M’S, disputou uma corrida com o carro pintado tematicamente com símbolos e personagens M&M’S para comemorar a inauguração da primeira loja M&M’S World na cidade de Las Vegas. O sucesso foi tanto que a marca continuou a parceria com o piloto Ken Schrader.
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Em 2006 a marca expandiu sua parceria tornando-se patrocinadora oficial da categoria. Atualmente a marca patrocina a escuderia Joe Gibbs Racing (JGR) e o piloto Kyle Busch.
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Dados corporativos● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1941
● Criador:
Forrest Mars Sr.● Sede: McLean, Virginia● Proprietário da marca: Mars Incorporated● Capital aberto: Não
● Chairman:
John Mars● Presidente: Paul Michaels
● Faturamento: US$ 2.7 bilhões (estimado)
● Lojas: 3
● Presença global:
100 países● Presença no Brasil: Sim● Produção: 146 bilhões confeitos● Segmento: Confeitos● Principais produtos: Confeitos de chocolate, amendoim e amêndoa; sorvetes● Ícones: Os coloridos personagen● Slogan: There's a M in Everyone. Find Yours.
● Website:
www.m-ms.com
-A marca no mundoOs produtos da M&M's são comercializados em mais de 100 países ao redor do mundo, transformando-se nos confeitos de chocolates mais populares e vendidos do planeta. Existem 3 lojas M&M’S World localizadas nas cidades de Las Vegas, Orlando e Nova York. Somente nos Estados Unidos, a marca gera US$ 2 bilhões em vendas, sendo líder em sua categoria com 50% a mais do que o principal concorrente. São produzidos anualmente cerca de 146 bilhões de confeitos, uma média de 400 milhões por dia. Atualmente o produto poder ser encontrado em 9 versões como o original, o crocante, em miniaturas, com amendoim, com amendoim e manteiga, com amêndoa, meio amargo, entre outros.
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Você sabia?

Cada saquinho tradicional de M&M’S, na versão chocolate ao leite, possui uma proporção de: 30% de confeitos marrons, 20% de vermelho, 20% de amarelo, 10% de azul, 10% de laranja e 10% de verde.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).-Mundo das Marcas Última atualização em 20/8/2009

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