quinta-feira, 8 de abril de 2010

História do Ivo Leão

Breve Histórico

O Colégio Estadual Ivo Leão - Ensino Fundamental e Médio foi inaugurado no dia 21 de novembro de 1977 (D.O.E.), com a denominação de "Escola Estadual Ivo Leão - Ensino de 1° Grau", tendo à pasta do Ministério da Educação Ney Braga, e como Secretário Estadual de Educação Francisco Borsari Netto. Suas atividades relacionadas à docência foram iniciadas no ano de 1978, sendo reconhecido o Ensino de 1° Grau em 29 de dezembro de 1981. Em 12 de janeiro de 1990 (D.O.E.) foi autorizado o funcionamento de Ensino de 2º Grau na instituição, sendo reconhecido em 30 de maio de 1995 (D.O.E.). Atualmente, o Colégio oferta os cursos de Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Quem foi Ivo Leão?

Palacete Leão Júnior, onde Ivo Leão passou sua vida.

Ivo Leão nasceu em Curitiba, no dia 02 de maio de 1898 e faleceu na mesma cidade em 17 de abril de 1963. Era filho de Agostinho Ermelino de Leão Junior e de Maria Clara Abreu de Leão. Pelo lado paterno era neto do desembargador Agostinho de Leão e sobrinho do historiador Ermelino de Leão. Pelo lado materno era bisneto do Visconde de Nacar e sobrinho de Cândido de Abreu, que foi prefeito de Curitiba.

Fez o curso primário no Colégio do Professor Marins Camargo, o secundário no Ginásio Paranaense e cursou Engenharia Civil na recém criada Universidade Federal do Paraná. Ivo Leão iniciou suas atividades industriais em 1917, em sociedade com o irmão, Rui Leão, no ramo da exportação de madeiras, quando organizaram a firma Ivo Leão & Cia, que possuia uma serralheria nas proximidades da estação ferroviária de Fernandes Pinheiro, na linha sul da ferrovia São Paulo - Rio Grande.

Como jogador de futebol, Ivo defendeu o Internacional Futebol Clube, time alvinegro formado por dissidentes do Coritiba. Participou e foi campeão e artilheiro do primeiro Campeonato Paranaense, em 1915, conquistado de maneira invicta pela equipe Alvinegra da Baixada. Joaquim Américo era presidente do Internacional e dono do terreno do estádio da equipe, que depois se fundiu em 1924 com o então arqui-rival, o encarnado time do América, resultando no Clube Atlético Paranaense, hoje rival do Coritiba. Atualmente, Ivo Leão batiza uma rua no Alto da Glória, próximo ao Estádio Couto Pereira.

Poucos anos depois ingressou, como sócio, na firma Leão Junior S.A. onde imprimiu grande desenvolvimento principalmente promovendo e incentivando, em todo o país, o consumo de mate queimado nas modalidades de chá e refrigerante. Exerceu durante muitos anos, até seu falecimento, a presidência da Leão Junior S.A.

Fonte: SEED-PR

2 comentários:

suelen disse...

q legalll !!!! não sabia a historia do ivo leão colegio hauhuah

Anônimo disse...

gostaria de saber do sr. ivo leão junir que tinha um escritório no cci (marechal com joão negrao) bom eu chamava ele de dr. ivo na epoca em 1983 por aí....eu tinha 14 anos na epoca e ele era amigo do meu pai... e sempre me falava "capriche" ....

Postar um comentário

iWally