segunda-feira, 15 de março de 2010

A primeira bola oficial do mundo: Adidas Telstar

O Adidas Telstar foi a bola oficial da Copa do Mundo FIFA de 1970 e da Copa do Mundo de 1974, sediados no México e na Alemanha respectivamente, produzido pela Adidas.

Seu design com gomos pintados em preto e branco foi projetado principalmente para as transmissões dos jogos, já que a maioria das televisões da época era em preto e branco, assim, a bola ficava mais visível nas imagens geradas pelas emissoras de TV. O nome Telstar foi inspirado no satélite de mesmo nome, o primeiro satélite de comunicação. Seu formato era esférico e possuía painéis solares pretos, semelhante a uma bola de futebol.

Foi a primeira bola da Copa do Mundo a usar o formato de um icosaedro truncado, composto por 12 gomos pentagonais pretos e 20 gomos hexagonais brancos, que mais tarde tornaram-se um símbolo do futebol. As bolas predecessoras tinham costuras com 18 gomos em formatos de listras, parecido com uma bola de vôlei atual. Embora feitos de couro, era mais resistente à água e mais impermeável que as bolas antecessoras, devido ao seu revestimento brilhante durlast.

Adidas Telstar na cultura

Atualmente o Telstar é considerado um projeto clássico. Embora a maioria das bolas de futebol usadas nos campeonatos atuais possuam designs diferentes, nas representações de bolas de futebol em desenhos, quadrinhos, caricaturas e enfeites em geral, geralmente são feitos bolas inspirados na Telstar, se tornando um ícone universal para o futebol até hoje. Provavelmente, foi inspirado pelos balões infláveis usados pela NASA para nave de desembarque na água (splashdown) na década de 60.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally