Fazia muito tempo que não trabalhava com posts de países, então vamos voltar em grande estilo e falar de Eslovênia!
O país está localizado no encontro de quatro grandes regiões européias: a região dos Alpes, a dinárica, a panónica e a mediterrânica.
Ao longo da história da Eslovênia, o país fez parte do Império romano, do Império bizantino, da República de Veneza, do Ducado da Carantania (o atual norte esloveno), do Sacro império romano-germânico, da Monarquia de Habsburgo, do Império Austríaco (conhecido mais tarde como Áustria-Hungria), do Estado dos eslovenos, Croatas e Sérvios, do Reino da Iugoslávia e da República Socialista Federativa da Iugoslávia de 1945 até finalmente conquistar sua independência em 1991.
Geografia
Encontram-se na Eslovênia quatro grandes regiões geográficas europeias: os Alpes, a área Dinárica, a planície da Panónia e o Mediterrâneo. O ponto mais elevado da Eslovênia é o monte Triglav (2 864 m) e a altitude média do país é de 557 m acima do nível do mar. Cerca de metade do país (10 124 km²) está coberta por florestas, o que torna a Eslovênia no terceiro país europeu mais florestado, depois da Finlândia e da Suécia. Ainda podem ser encontrados restos das florestas primevas, os maiores dos quais situam-se na área de Kočevje. Pastagens cobrem 5 593 km² do país e prados e jardins 2 471 km². Também existem 363 km² de pomares e 216 km² de vinhedos.
O clima é mediterrânico na costa, alpino nas montanhas e continental com verões entre suaves e quentes e invernos frios nos planaltos e vales do leste do país. As temperaturas médias são de -2 °C em Janeiro e 21 °C em Julho. A precipitação média é de 1000 mm na costa, 3500 mm nos Alpes, 800 mm na região sueste e 1400 mm na Eslovênia central.
Demografia
A população total actualmente é de 2,009,245 habitantes, o que faz da Eslovênia o 145º país mais populoso do mundo.
Com 99 habitantes por quilômetro quadrado, a Eslovênia aparece entre os países europeus de menor densidade populacional (comparada à Holanda, com 320/km², e à Itália com 195/km²). A região de Notranjska-Kras possui a mais baixa densidade populacional, enquanto que a região central eslovena possui a mais alta. 48% da população vive em centros urbanos e 52% em zonas rurais.
Etnicidade
A maioria da população (83,06%) declarou-se eslovena em censo realizado em 2002. A seguir aparecem habitantes declarados como sendo de países da antiga Jugoslávia, como sérvios (1,98%), croatas (1,81%) e bósnios (1.10%).
Idioma
O idioma oficial do país é o Esloveno, que integra o grupo de línguas eslavas. O Húngaro e o Italiano possuem status de língua oficial em algumas regiões de grandes misturas étnicas ao longo das fronteiras com a Itália e a Hungria.
Religião
Eslovenos são, em sua maioria, tradicionalmente Católicos (57.8% de acordo com o censo de 2002). De acordo com a mais recente pesquisa do Eurobarómetro de 2005, 37% dos cidadãos eslovenos responderam que "acreditam na existência de um Deus", 46% responderam que "acreditam na existência de algum tipo de espírito ou força sobrenatural" e 16% que "não acreditam em nenhum tipo de espírito, Deus ou força sobrenatural".
Economia
A moeda vigente na Eslovênia na atualidade é o euro. Até o país passar a integrar a zona da moeda, a oficial era o tolar. A mudança aconteceu em 1 de Janeiro de 2007.
A indústria do país concentra-se principalmente na produção de produtos químicos, componentes de automóveis, produtos metálicos, aparelhos e utensílios elétricos, mobiliário e têxteis.
Enquanto era integrada à Iugoslávia, o sistema econômico tinha como uma de suas principais características o regime social de propriedade. Com a independência em 1991, foi iniciado o processo de transição, priorizando a estabilidade em relação a reformas. Devido a isso, houve um ritmo mais lento para se executarem privatizações.
Desde 1997, o crescimento médio do PIB é de 4,2%. Em 2001, o crescimento foi quase todo ocasionado pelas exportações.
Esportes
Um comentário:
tava fazendo trabalho sobre isso ii naum tav achando entrei nessa siti ii achei tudo q eu queria essa siti éh ótimo amei
bjss
Postar um comentário