sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Curiosidades



Descobridor da anestesia foi para a prisão

O descobridor da anestesia foi o dentista norte-americano Horácio Wells. Em 1844, usou o anidrido nitroso, conhecido como gás hilariante, para realizar a primeira cirurgia indolor da história humana – a extração de um dente. Pouco tempo depois, um de seus pacientes morreu ao ser anestesiado e ele foi condenado à prisão. Morreu na miséria.

Apuração de erro na contagem de anos da Era Cristã conclui que ano 2000 aconteceu em 1996


Há erro na contagem dos anos da Era Cristã. Os cálculos do monge Dionysius Exiguus, na Idade Média, situaram o nascimento de Jesus no ano 753 da fundação de Roma. Os astrônomos apuraram que a estrela brilhou nos céus de Belém quatro anos antes. Donde se conclui que o ano 2000 aconteceu em 1996.

Cem anos na Terra são apenas nove em Júpiter


Um homem de 100 anos, recordista de sobrevivência na Terra, se tivesse nascido em Júpiter, teria apenas 9 anos de idade. Explica-se: o planeta Júpiter leva exatamente 11 anos e 314 dias para completar uma volta em redor do Sol. Ele fica, aproximadamente, a 800 milhões de quilômetros do Sol.

Relógio mais preciso do mundo atrasa um segundo a cada 3 milhões de anos


O NIST-7 é o relógio mais preciso que já se construiu até hoje. Funciona no "National Institute of Standards and Technology" do Colorado, EUA. Segundo seu construtor, Robert Drullinger, se o NIST-7 funcionasse durante 3 milhões de anos, só atrasaria ou adiantaria um único segundo.

O café não deve ser preparado com água fervente


Apesar do café ser geralmente passado com água fervente, estudos químicos indicam que a temperatura ideal para preparar a infusão de café é de 95 a 98 graus centígrados. Ou seja, alguns instantes antes da fervura. A água fria demais não extrai óleos essenciais e cafeína suficiente dos grãos, enquanto que a água fervente provoca um elevado aumento do índice de acidez da bebida, prejudicando seu sabor.

Contar em voz alta até um milhão levaria 12 dias


A inflação e o rotineiro noticiário sobre corrupção no Brasil, envolvendo milhões de reais, tiraram do brasileiro o entendimento do que seja um milhão. Se alguém contasse em voz alta, 24 horas por dia, sem parar - 1... 2... 3... até um milhão - de maneira a dizer um algarismo ou número por segundo, gastaria nada menos que 12 dias para terminar a enumeração.

Dinheiro público foi usado na construção de pista de pouso para Ovnis em Nebraska, EUA


O governador de Nebraska, EUA, mandou construir uma pista de pouso para extraterrestres, esperando, em 1999, a visita de turistas da constelação de Alfa Centauro. O governador não consegue explicar como soube da notícia, muito menos as especificações técnicas das naves visitantes para construir pistas de pouso adequadas.

Caligrafia de Machado de Assis era tão ruim que revisores recusavam trabalhar com ele


A letra de Machado de Assis era muito ruim. Redator do Diário de Janeiro, de Quintino Bocaiúva, os revisores recusaram trabalhar com ele, sem que melhorasse a caligrafia. Quintino respondeu aos reclamantes que só os atenderia se lhe mostrassem original de Machado que ele não conseguisse ler. Mostraram. Não só Quintino, mas o próprio Machado não foi capaz de decifrar o que havia escrito.

Convento na França aceita como freiras ex-prostitutas e ex-presidiárias

Na França, o Convento Betânia sobressai-se das demais confrarias católicas por ser o único a aceitar como freiras ex-prostitutas e ex-presidiárias. Foi fundado em 1837, pelo frade dominicano Alcides Lataste. Designado para dar assistência a detentas de um presídio feminino, sentiu-se particularmente tocado pela história de Maria Madalena, a prostituta perdoada por Jesus. Por isso, fundou Betânia.

Maravilhas do mundo antigo são oito


As maravilhas do mundo antigo eram oito, não sete, como geralmente se diz: 1. Estátua de Amenófis III, em Tebas; 2. Pirâmides do Egito; 3. Farol de Alexandria; 4. Jardins suspensos da Babilônia; 5. Templo de Diana, em Efeso; 6. Estátua de Júpiter, em Roma; 7. Túmulo do rei Mausolo, em Caria; 8. Colosso de Rhodes.

Previsões do fim do mundo


Apesar dos apocalípticos afirmarem que o fim do mundo está próximo (já há centenas, senão milhares, de anos), os cientistas prevêem que a vida subsistirá na Terra por mais um bilhão de anos. O Sol se aquecerá tanto que derreterá tudo que nela existe. Mas continuará brilhando no céu por mais quatro bilhões de anos, até se transformar em uma estrela-anã.

A doença mais antiga


A doença conhecida mais antiga do mundo é a lepra, cujos primeiros registros datam de 1350 a.C.. Apesar da idade, um tratamento rápido e eficaz contra ela só foi descoberto no início dos anos 80, com o desenvolvimento da poliquimioterapia. A moléstia é causada pela bactéria Mycobacterium leprae, e ataca principalmente os nervos e pele, podendo causar deformações em estágios mais avançados. Devido ao preconceito com o qual a doença é encarada, seu nome foi mudado no Brasil para hanseníase.

Lápis é o objeto mais utilizado do mundo


O lápis é o objeto mais utilizado em qualquer canto do globo. O Brasil é o maior produtor: mais de um bilhão de unidades por ano saem da fábrica da Faber-Castel em São Carlos, Estado de São Paulo. Os maiores consumidores são os norte-americanos: 2 bilhões e meio de lápis por ano.

Projeto de novo calendário prevê ano com 13 meses de 28 dias


Está parado há 50 anos na ONU o projeto de um novo calendário em que todos os meses começariam em domingo e terminariam em sábado. Cada dia de cada mês cairia sempre no mesmo dia da semana. Teria 13 meses de 28 dias. O novo mês teria o nome de Sol e seria intercalado entre junho e julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally