domingo, 31 de janeiro de 2010

Curiosidades 3

Chuva - A água salgada conserva e a chuva deteriora a madeira.

Corpo Humano - O comprimento total dos braços humanos abertos corresponde a altura da pessoa.

Daltonismo - Algumas cidades possuem semáforos especialmente adaptados para os portadores de daltonismo.

Cérebro - Cerca de 80% do peso do cérebro é devido à água?

Tartaruga - A Tartaruga-gigante pode viver por até 150 anos

Torneio de Wimbledon - O mais antigo torneio de tênis do mundo é o de Wimbledon, criado em 1877, quando o "All England Croquet and Lawn Tennis Club" organizou a primeira competição da história do ténis, com 22 participantes

Casamento - A atriz húngara Zsa Zsa Gabor foi casada 9 vezes, divorciando-se 7 vezes e tendo uma cerimônia anulada

Jacó - Os prenomes Tiago, Jaime, Iago, Jack, James, Jim, Jacques, Jacqueline, Giacomo, Hagop, Jakob, entre outros, são todos traduções ou variantes do nome Jacó ou Jacob

Sol - A temperatura da superfície solar pode chegar a 6 000° C, enquanto a temperatura do centro solar pode chegar a 25 000 000° C?

Terra - A Terra faz rotação a uma velocidade de 1.600 km/h e translação na incrível marca de 107,200 km/h?

Seleção Australiana de Futebol - A seleção Australiana de Futebol é autora da maior goleada em partidas internacionais. Durante as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002, essa derrotou a seleção de Samoa Americana por 31 a 0

NASCAR - Devido à morte do grande piloto Dale Earnhardt em 2001, que causou grande comoção nacional, em sua homenagem, nenhum piloto utiliza o número 3?

Lixo - O peso de lixo atirado para o oceano é três vezes o do total de peixes pescados

Tempo - Na Escócia, a média dos últimos trinta anos é de apenas 48 dias de sol por ano

Hospital - O maior hospital do mundo fica na África do Sul e tem 6.760 funcionários.

Pi - Em 1995, um japonês recitou de memória os primeiros 42.000 dígitos do número pi (3,1415...) em 9 horas.

Chocolate - O chocolate foi usado como remédio no século XVIII. Acreditava-se que ele curava dor de estômago.

Pobreza - Mais de 50 milhões de brasileiros são considerados pobres.

Limpeza - O vaso sanitário é mais limpo que a cadeira de escritório.

Mosquito - O inseto que causa maior número de mortes na população humana é o mosquito.

Boeing 777 - Cheio, o tanque de Boeing 777 tem combustível suficiente para que um carro dê quatro voltas à Terra.

E - A letra "E" é a que mais se repete nos idiomas espanhol e inglês.

Estrela de nêutron - Uma estrela de nêutrons é tão densa que uma colher de sopa de sua matéria pesaria 5.000 toneladas.

Peste - Assim como a Peste Bubônica era antigamente conhecida por Peste Negra, a Tuberculose era conhecida por Peste Branca.



Origem da atual divisão - do tempoA divisão da hora em 60 minutos, e do minuto em 60 segundos, é atribuída ao cientista holandês Christian Huygens. Aperfeiçoou a medida do tempo ao descobrir a regularidade dos movimentos do pêndulo. Publicou as primeiras observações a respeito em 1658.

Mundo na realidade é silencioso e incolor - Sons e cores só existem dentro da gente. São vibrações de partículas, dentro de determinado comprimento de onda, que podem ser percebidas pelos nervos auditivo e ótico. Sem eles, veríamos o mundo como realmente é: silencioso e incolor. Tal como não escutamos o ultra-som nem vemos a radiação ultravioleta ou infravermelha.

Apuração de erro na contagem de anos da Era Cristã conclui que ano 2000 aconteceu em 1996 - Há erro na contagem dos anos da Era Cristã. Os cálculos do monge Dionysius Exiguus, na Idade Média, situaram o nascimento de Jesus no ano 753 da fundação de Roma. Os astrônomos apuraram que a estrela brilhou nos céus de Belém quatro anos antes. Donde se conclui que o ano 2000 aconteceu em 1996. Se seguirmos este raciocínio, o ano 2012 devia ser em 2008, e atualmente estamos em 2014. O fim do mundo maia não aconteceu.

Há diferença entre meteoros e meteoritos - Grandes pedaços de rocha vagam pelo espaço e eventualmente penetram na atmosfera da Terra. De maneira geral, consomem-se em fogo, produzido pelo aquecimento no atrito com o ar. São os meteoros. Quando o ângulo de penetração é favorável, atravessam a atmosfera e caem no solo. São os meteoritos.

Tentativa de criar um "confessor eletrônico" fracassou - No Canadá, a tentativa de se criar um "confessor eletrônico" fracassou. O fiel digitaria os pecados no computador, para receber penitência e absolvição. Mas em testes realizados um pecador recebeu como penitência rezar 50 milhões de vezes o rosário. Rezando 24 horas por dia, sem parar, gastaria 95 anos para cumpri-la.

Brasil significa cor de brasa em português arcaico - Brasil significa, em português arcaico, cor de brasa. O nome era de uma árvore - o pau brasil - cujo cerne alaranjado, em contato com o ar, tornava-se vermelho vivo, como se tivesse virado brasa. Como o pau-brasil era a única riqueza que os portugueses aqui encontraram ao chegar, o nome acabou caracterizando o país.

A casa da mãe Joana - A expressão "casa da mãe Joana" foi inspirada na condessa de Provença e rainha de Nápoles, Joana I (1326-1382). A nobre dama regulamentou os bordéis de Avignon em 1347, e a partir daí teve seu nome vinculado a prostíbulos, lugares onde impera a bagunça.

De onde vem a palavra carnaval - Uma das versões mais aceitas para a origem do termo carnaval está no Dicionário de Frei Domingos Vieira. A palavra carnaval vem do italiano carne e vale. O dialeto milanês tem carnelevale, de baixo latim. Carnelevamen de carne e levamen ação de tirar, assim, tempo em que se tira o uso da carne, pois o carnaval é propriamente a noite antes da Quarta-feira de Cinzas.

Crença egípcia dizia que o homem nasce com quatro almas - Os antigos egípcios acreditavam que o homem nascia com quatro almas: Ka, Ba, Akh e Sekhem. Ka representava a união do corpo com a essência da vida. Permanecia no túmulo, com o cadáver. Ba libertava-se do corpo no momento da morte e vagava pelo mundo, sob uma forma qualquer. Akh, ou o espírito efetivo, era a que ia para o paraíso. Quase nada se sabe sobre Sekhem.

Bíblia foi o primeiro livro, mas não a primeira obra impressa por Gutenberg - Ao contrário do que se crê, a Bíblia de 1282 páginas, em latim, foi o primeiro livro mas não a primeira obra impressa por Gutenberg. Os mais antigos trabalhos do inventor dos tipos móveis foram a Carta de Indulgência, com 31 linhas, impressa em 1451, e Türkenkalender, um alerta contra a ameaça de uma invasão turca após a queda de Constantinopla, em 1453, concluído em 1454.

Correr ao redor da Terra levaria 175 dias - O diâmetro da Terra foi calculado pela primeira vez por Eratóstenes, em Alexandria, entre 276 a.C e 196 a.C. Utilizando apenas cálculos matemáticos baseados nas projeções de sombras em diferentes lugares, o estudioso chegou ao resultado aproximado de 40.000 km. Hoje em dia, sabemos que a Terra possui 39.830 km, espaço que poderia ser percorrido por um maratonista que corresse sem parar, na velocidade média de 9,5 km/h, por aproximadamente 175 dias.

Para seita soviética, Bíblia fixava limite para vida humana em 40 anos - Ainda ao tempo do regime soviético, foi descoberta em pequena aldeia dos Montes Urais, a "seita dos subterrâneos". Os adeptos achavam que a Bíblia fixava o limite da vida humana em 40 anos. No dia do 40º aniversário, o aniversariante era conduzido para dentro de uma caverna, sem comida, onde morria por desnutrição.
 
Maior erro judiciário do Brasil - Os irmãos Naves - Sebastião e Joaquim - foram as vítimas do maior erro judiciário cometido no Brasil. Viviam em Araguari, Minas Gerais. Em 1937, hospedaram um primo, Benedito Pereira Caetano, que desapareceu depois de ter vendido uma carga de arroz furtada. Torturados pela Polícia e obrigados a confessar que haviam matado o primo, os irmãos foram condenados a 25 anos e 6 meses de prisão, apesar não haver prova do crime nem mesmo o corpo da suposta vítima. Dez anos mais tarde, o "falecido" apareceu muito vivo em outra cidade, e os Naves foram libertados.
 
As primeiras armas humanas - A primeira arma utilizada pelo homem foi o arco e flecha ainda na Idade da Pedra Lascada. O primitivo arsenal era composto por arcos de dois metros com tripas ou tendões de animais amarrados para lançar as flechas.
 
Invenção e aspiração de Gillette - A primeira lâmina de barbear foi criada em 1895 pelo americano King C. Gillette (1855-1932), um comerciante que queria inventar um produto de largo uso entre as pessoas, mas que também pudesse ser usado, jogado fora e comprado novamente. A idéia surgiu no momento mais provável: enquanto se barbeava. Ele lembrou do incômodo de ter de usar uma navalha, que perdia o fio e precisava de constante reparo, e então concebeu um aparelho que utilizava finas lâminas descartáveis. Sua idéia só chegou ao mercado seis anos depois, vendendo 90 mil lâminas nos primeiros três anos. Gillette também esteve envolvido diretamente com o movimento socialista nos EUA. O inventor, então chamado de utópico, previu no livro The Human Drift (1894) a transformação de cidades inteiras em um único complexo (Metrópolis), alimentado por energia hidroelétrica, não-poluente e capaz de produzir e distribuir tudo que a população necessita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally