sábado, 7 de novembro de 2009

Bete



Taco, também conhecido como Bete, Bets, Bet, Bets lombo, Betcha , Becha, Casinha, Jogo de Casinha ou lesca, é um jogo de rua que descende do "cricket" britânico. O objetivo principal do jogo é rebater a bola lançada pelo jogador adversário, sendo que durante o tempo em que o adversário corre atrás da bola, a dupla que rebateu deve cruzar os Betes, também chamados de taco ou remos, no centro do campo, fazendo assim um ponto cada vez que cruzam os tacos. Tem muitos adeptos, na maioria crianças.


Origem

Existem várias versões sobre a origem do bete-ombro. Uma é que foi criado por jangadeiros no Brasil durante o século XIX; outra é ele era praticado por ingleses da companhia Melhoramentos e o nome "bets" seria uma homenagem a rainha Elizabeth. Outros dizem que estes mesmos funcionários usavam o termo "bets" pois jogavam o cTaco, também conhecido como Bete, Bets, Bet, Bets lombo, Betcha , Bolibete, Becha ou lesca, é um jogo de rua que descende do "cricket" britânico. O objetivo principal do jogo é rebater a bola lançada pelo jogador adversário, sendo que durante o tempo em que o adversário corre atrás da bola, a dupla que rebateu deve cruzar os Betes, também chamados de taco ou remos, no centro do campo, fazeTaco, também conhecido como Bete, Bets, Bet, Bets lombo, Betcha , Becha ou lesca, é um jogo de rua que descende do "cricket" britânico. O objetivo principal do jogo é rebater a bola lançada pelo jogador adversário, sendo que durante o tempo em que o adversário corre atrás da bola, a dupla que rebateu deve cruzar os Betes, também chamados de taco ou remos, no centro do campo, fazendo assim um ponto cada vez que cruzam os tacos. Tem muitos adeptos, na maioria crianças.

Regras


Campo

O campo pode ser de qualquer tamanho ou mesmo ser infinito, e de qualquer tipo de terreno. Preferencialmente deve ser uma rua (de asfalto) ou uma praia, também sendo possível jogar em grama e no campo.

Equipamento

Para jogar Bete, são necessários dois tacos de tamanho médio, duas casinhas (podem ser garrafas plásticas, tripés de madeira ou latas de refrigerante, tradicionalmente eram três ramos sem folhas de cerca de 30 cm.) e uma bola pequena de borracha, uma bola feita de meias, ou até mesmo uma bola de tênis.


Por se tratar de um jogo típico do interior do Brasil, praticado em campos abertos, descampados e até mesmo na rua, não há utilização de equipamento de segurança, mas podem ocorrer acidentes, principalmente com os tacos. Não se deve bater os tacos baixos porque pode machucar alguém que está com os tacos, e o jogador que fica atrás do jogador que esta com o taco deve ficar um pouco afastado pois quando for bater na bola pode bater no rosto do jogador de trás!

Jogadores

A dupla com os tacos procura rebater a bola o mais longe possível para marcar pontos. Cada jogador da dupla que está com o bete fica posicionado em uma casinha com o bete sempre tocando o chão dentro da circunferência da casinha (está posição é referenciada com taco no chão). Os jogadores sem o Bete se posicionam atrás da circunferência da casinha. Os jogadores sem taco podem entrar na área entre as casinhas, mas os lançamentos só podem ser feitos atrás da linha das casinhas.

Dependendo da regra usada, tirar o taco do chão, ou da área da casinha enquanto a bola não for arremessada significa desistência ou permite que o jogador com a bola derrube a casinha usando a bolinha e ganhe os betes.

Regras do jogo

Este jogo é jogado por duas Duplas, sendo que uma tem o Taco - rebatedores e a outra a Bola - lançadores. A Dupla que possui a bola tem por objetivo derrubar a "casinha" através do lançamento da bola, conquistando assim os "betes". Cada casinha é separada por uma distância de 12 metros. Uma circunfêrencia de 60 centímetros de diâmetro é desenhada em volta de cada casinha. Cada jogador da dupla que está com o "bete" fica posicionado em uma casinha, com o bete sempre tocando o chão dentro da circunferência da casinha (esta posição é referenciada como "taco no chão"), e devem rebater a bola, sendo que durante o tempo que a dupla adversária corre atrás da bola, a dupla que rebateu pode ficar trocando de lado no campo, sempre batendo os tacos no meio da quadra e sempre encostando o taco na circunferência da casinha, fazendo assim um ponto para cada vez que bater os tacos no meio da quadra. O ponto só é válido se os jogadores após baterem os tacos alcançarem a circunferência da casinha. Se a Dupla que correu atras da bola derrubar a "casinha" ou "queimar" os que estão com os betes, ou seja acertar a bolinha nos rebatedores antes de voltarem a suas respectivas casinhas, esta dupla ganha os "betes".

O jogo acaba quando uma das Duplas conseguir marcar 25 pontos (betes), ou 12 pontos para jogos mais curtos, cruzar os betes no centro do campo e contar até dez em voz alta. Se enquanto contam os adversários acertarem a bola nas costas da dupla que estiver com o betes, os betes passam para a outra dupla e o jogo continua. Também existe uma regra que após cruzar os tacos dentro do campo, a equipe que tem a bola deve parar no local onde pegou a bola rebatida e contar três passos, arremessando a bola em direção à equipe do taco. Caso a equipe da bola consiga acertar a equipe do Taco, essa será considerada vitoriosa. (e o que deixa o jogo mais interessante e divertido é que não existe uma regra fixa, vai de cada lugar, de cada região, portando, não se prenda a regras, use a sua).

Só marca pontos a dupla que estiver com os betes.

O jogador com o bete deve manter sempre o taco encostado no chão e dentro da casinha.
Se os jogadores estiverem com os tacos fora da casinha, ou sem encostar no chão, o adversário que estiver segurando a bolinha pode derrubar sua lata no chão ou "queimar" os jogadores com os "betes" usando a bolinha e ganhar os betes.

Se o arremessador acertar a lata com a bola, os betes passam para os adversários.

Os jogadores com os "betes" não podem "betar" para trás da casinha em que estão.
A dupla que conseguir chegar a metade da pontuação da partida antes que a outra marque pontos, será declarada como vencedora, caso consiga fazer o "cruza" no meio do campo.

O rebatedor deve-se lembrar sempre de estar apenas com o TACO dentro da circunferência, sendo que caso seja flagrado com o pé sobre a linha ou dentro da circunferência, poderá ser QUEIMADO e a dupla perder os BETS.

É essencial que antes da dupla lançadora largar os BETS deverá sempre dizer "TEMPO A UM" ou "TEMPO A DOIS", dependendo de quantos jogadores irão tirar o taco do 'buraco' sob pena de perder os mesmos antes mesmo de iniciar seu trabalho de rebatedor.

Você pode trocar de taco ou de lugar mas antes pedindo liçensa com por exemplo liçensa para trocar de taco ou liçensa para trocar de lugar.

Quando a bolinha tocar no taco e ela ir para tras você fala uma para tras,e na segunda ves que acontecer isso,fala duas para tras,e na terceira ves três para tras.

Quando você pegar a bolinha no alto sem ela pingar no chão você fala vitoria 1,2,3 que os adversarios perde o taco.

Regra do bete-ombro

Se a bolinha for rebatida e não passar da casinha do outro rebatedor, ou seja, ficar entre as duas casinhas a dupla sem os betes podem pedir bete-ombro. No bete-ombro o jogador que rebateu a bola por último deve colocar o bete no seu ombro e o jogador da dupla sem o bete que estava na casinha oposta faz um lançamento do ponto aonde a bola parou (podendo dar um passo em qualquer direção). O bete-ombro só pode ser pedido pelo jogador da casinha oposta ao rebatedor e somente se este jogador já estiver de posse da bola. Enquanto o jogador não alcançar a bola é possível a dupla de bete bater os tacos marcando pontos. Se um pedido válido de bete-ombro é feito antes da dupla com o bets alcançar as cicunferências das casinhas aquele ponto específico é invalidado.

Regra da lancha (ou carne)

Se quando o jogador que está sem o taco jogar a bolinha, e o jogador que está com o taco do lado oposto do jogador que jogou a bola encostar na bolinha com o pé (ou outra parte do corpo) conta uma na lancha.

Se os jogadores que estao com o taco marcarem '3 na lancha' eles perdem os tacos. Uma estratégia usada para conseguir os tacos é em vez de tentar acertar a casinha tentar acertar o jogador com um tiro direto (arremesso da bolinha direto no jogador). Esta estratégia tem a desvantagem de facilitar uma rebatida do jogador com betes.

Regra do "pra trás"

Se a bolinha encostar no taco e for para trás do circulo do jogador que tentou rebater, é contado uma para trás. Quando for contado 3 para trás da tres lances livres.

Caso o batedor preferir, pode o mesmo dar nova tacada (betada). Neste caso, será obrigado a dar duas corridas obrigatoriamente, correndo o risco de ser queimado e perder os bets em caso de insucesso.

Vitória

Também conhecida como "Pedro Vitória", "Contar Vitória", "Vitória 1,2,3" ou simplesmente "Vitória" consiste em pegar a bola no ar e dá vitória automática a dupla sem o Bete. No Interior de São Paulo, quando a equipe consegue apanhar a bola no ar, deve gritar "Vitória bets, entregue o taco", porém a equipe da bola não recebe a vitória e sim, somente o taco para continuar a jogar. No interior de Goiás esse artifício é conhecido como "caju".

E em muitos lugares de São Paulo a dupla que pegar a bolinha no alto além de ganhar a posse do taco, quanha também 2 pontos, assim como o "cruza", cada cruzada de taco que a dupla rebatedora conquista, quanha 2 pontos.

No DF (Distrito Federal) e mais precisamente na Cidade Satélite de Sobradinho, é aceito como regra de VITÓRIA TOTAL à dupla que, cujo lançador conseguir pegar a bola no ar, sem deixar que a mesma escape e toque ao chão.

Pedido de Time, Tempo ou "bets morto"

No interior de São Paulo, o jogo só pode ser paralisado se houver pedido de tempo, ou time, também conhecido como "Licença Bets" ou "Béts-tempo", como também "Béts-morto". Caso contrário, os jogadores podem derrubar a "casinha" adversária se um dos jogadores se ausentar da partida sem solicitar time. Time-pra-dois (lê-se taime pra dois) é a expressão utilizada quando é necessário pausar o jogo. Assim que for solicitado o Time-pra-dois, conta-se até 100. Se o jogador ausente não voltar nesse período, os adversários podem começar a contar os Betes até que o jogador volte. Quando um time solicita Time-pra-dois, ele recebe "uma pra trás".

Pedido de "Pátio" ou "bolinha perdida"

Se ao rebater a bola a mesma cair em local de difícil acesso (pátio de prédio com portão cadeado ou com cão ou ainda terreno baldio com mato fechado), a dupla que está de posse dos tacos só poderá marcar pontos até que a outra dupla grite "Pátio" ou "bolinha perdida" e haja, claro, comum acordo quanto à dificuldade de acesso. Em geral, quando a bola é isolada a um local de difícil acesso, a dupla com tacos ganha pontos adicionais por causa da interrupção ou até mesmo decreta-se a vitória da equipe detentora do taco.

Bete-ombro no Rio de Janeiro

Bete-ombro no Rio de Janeiro (cidade) algumas regras são diferentes, como no nome, no Rio se chama apenas Taco. As regras de número são os mesmos, o taco também, a "casinha" é apenas uma garrafa pet com um pouco de água dentro. Uma das diferenças é que a regra "Maria Vitória" realmente dá jus ao nome, porque se o jogador com o taco rebater, e o jogador que jogou a bola em direção dessa pessoa, pegar a bola no ar, sem deixar cair, têm o direito a vitória. Não importa se tiver com poucos pontos. Também, a regra de descanso é falado "Taco-pra-dois" se for para os dois jogadores ou todos eles, e "Taco-pra-um" se só for um jogador com o taco.

Na cultura

Uma expressão comum no estado do Paraná é "largar os betes", que significa desistir de algo ou indignação. Por exemplo: "Se Tropa de elite não ganhar o oscar, bom, aí eu largo os betes."

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally