domingo, 15 de novembro de 2009

Especial Feira do conhecimento 2009: Uruguai



Cultura


Como a Argentina, o Uruguai tem cultura marcadamente européia, com características parecidas na linguagem e nos costumes. Ao contrário de muitos países da América do Sul, a influência indígena é extremamente distante. As tradições gaúchas têm grande importância no folclore de ambos os países. A taxa de analfabetismo é quase nula e a imprensa é livre e atuante. São inúmeras as instituições culturais, públicas e privadas, sobretudo em Montevidéu.


Religião

Secular do Estado, com absoluta liberdade de culto. A religião majoritária é a Catolicismo, Com 66% de adeptos, embora grande parte desta porcentagem não são praticantes. Há 2% de Protestante e 1% de Judeus. Cerca de 31% da população não professa nenhuma religião.

Filosofia

Os mais famosos são Carlos Vaz Ferreira e Arturo Ardao. Arturo Ardao era o mais importante. Um pouco sobre a sua biografia: Arthur Ardao estudou na Universidad de la Republica, Uruguai, se formando Doutor em Direito e Ciências Sociais. Ainda ligado a esta casa de estudos sobre filosofia e abrindo um novo campo no estudo da história das idéias.

Ingressou na Administração Central da Universidade da República. Ele foi diretor do Instituto de Filosofia e, posteriormente, decano da Faculdade de Ciências Humanas e Ciências. Carlos Vaz Ferreira também foi um importante personagem. Resumo importante de sua biografia: Nascido em Montevidéu, em 15 de outubro de 1872. Ele era irmão do poeta María Eugenia Vaz Ferreira.

Em 1897 ele publicou "Curso de exposição de psicologia elementar" e em 1898 outro livro sobre a lógica formal. Desde 1897 é também um professor de filosofia na época, até então dependia do Ensino Secundário na Universidade da República.

Em 1903 ele foi licenciado como um advogado.

Em 1905 ele publicou "ideias e observações", que traz o menor e publicado anteriormente novos. A grande extensão do trabalho levou o autor a publicar em dois volumes separados.

Música

A música rioplatense é a tango (e sua irmã mais nova, milonga), Mas o Uruguai tem também ritmos que são quase únicos, como o Candombe e Murga Uruguaia, que têm o seu pico nas épocas de Carnaval. Entre os músicos e cantores estão os destacdos Carlos Gardel, Julio Sosa, Jaime Roos, Jorge Drexler, Eduardo Mateo, Ruben Rada, Alfredo Zitarrosa, Tabaré Arapi, Leo Masliah e Laura Canoura. O rock uruguaio é muito popular, as bandas mais populares são o Cuarteto de Nos, La Vela Puerca, No te va a gustar, a armadilha, Once Tiros, etc.

Rock uruguaio

O rock uruguaio é a expressão do rock no Uruguai. Ele difere de outros estilos, porque muitas vezes é influenciado pelo estilo country encontrados em regiões específicas, como Candombe ou Murga Uruguaia, bem como os gêneros específicos  para a região do Rio da Plata, como tango ou milonga. A partir desta fusão de ritmos, que pode ocorrer em graus variados, este é o rock uruguaio, estilo musical que ganhou no decorrer do tempo, uma identidade que o caracteriza.

A música uruguaia, dada a sua localização e os limites das culturais, e a música mais democrática, não reconhecendo fronteiras políticas. Muitos ritmos são compartilhados com seus vizinhos a norte e a leste com o Brasil, a oeste pelo Rio de la Plata, Argentina, e mesmo, no Paraguai, como a cultura Guarani atravessa as províncias do litoral argentino e na Banda Oriental. Assim, os gêneros são compartilhadas como: a milonga, o gato, o estilo, o litoral, a Pericón, a figura, a Chamarrita, a Vidalita, o Double rasguido, o triste, o Cielito, o maxixe, o xote, a polka,  o sapateado, etc .. Mas a música do Uruguai também tem ritmos que são únicos, como o Candombe de Montevidéu e a Murga uruguaia, que teve seu apogeu no Carnaval, ou a serranera criado em 1933 por Ruben Lena. E como em qualquer hora do Candomblé em Buenos Aires, mas com um alcance limitado, há também um tango em Montevidéu, com o desenvolvimento independente da Argentina.

Pintura

No stand de pintura  se destacam Juan Manuel Blanes, Joaquin Torres Garcia, Carlos Federico Sáez, Rafael Barradas, Pedro Figari, Carmelo Arzadum, Ernesto Laroche, Felipe Seade e Jose Cuneo Perinetti.

Escultura

Na escultura se destacam Juan Manuel Ferrari, José Belloni, José Luis Zorrilla de San Martín, Gonzalo Fonseca e Germain Cabrera. Entre os escultores podem ser utilizadas para Ramon Cuadra Pedreira, Mario Lorieto, Hugo Nantes, Ricardo Pascale, Octavio Podesta, Agatha Dicancro e Ugolino Mariví.

Literatura

A poesia uruguaia nasce com Bartolomé Hidalgo, Iniciador do gaúcho e autor do famoso Cielitos. Os românticos são representados na obra de Adolfo Berro.

Em 1900 Julio Herrera y Reissig é o precursor da poesia latino-americana modernista. Algumas das histórias mais famosas do Uruguai foram escritos por Horacio Quiroga e Francisco Espínola. Entre os destaques lírico Emilio Frugoni e Emilio Oribe. Entre os intelectuais, com valores de produção actual, o Excel Juan Carlos Onetti, Carlos Martinez Moreno, Eduardo Galeano, Mario Benedetti e Washington Benavides. No teatro destaca Florencio Sánchez. Outros poetas: Juana de Ibarbourou e Agustini.

Cinema

O cinema uruguaio começõu a ter destaque em 1919, e é geralmente caracterizada pela co-uruguaio-produções estrangeiras. Destacamos o lugar de Fumaça (1979), matou Venancio Flores (1982), e assim por diante. Durante sua história teve momentos que eram esperados para produzir uma descolagem nunca foi, finalmente, podemos dizer que a partir do ano de 2003 começou uma época de sucesso.

Os principais expoentes do cinema contemporâneo Uruguai são Juan Pablo Rebella e Paul Stoll, Que em 2005 ganhou o Prêmio Goya pelo melhor filme em língua estrangeira, também o Festival de Cannes, Prêmio FIPRESCI (2004), com o filme Whiskey. O Prêmio Goya tinha sido recebido por um uruguaio, em 2003, quando Diego Arsuaga ganhou por seu filme The Last Train. Outras produções do Uruguai em destaque são: 25 Watts, na vida de merda, a vinha, e O Banheiro do Papa. No documentário, destaca Mario Handler.

Cabe ressaltar também Cesar Charlone como diretor de fotografia para o filme brasileiro Cidade de Deus, que foi nomeado para um Oscar.

Além disso, Jorge Drexler é o primeiro uruguaio a receber um Oscar, que ganhou pela canção Atravessando o rio. Por sua vez, não foi o primeiro estrangeiro a receber esse prêmio. Integra a trilha sonora do filme Motorcycle Diaries, Dirigido pelo brasileiro Walter Salles e estrelado por mexicanos Gael García Bernal no papel do revolucionário argentino Ernesto "Che" Guevara.

Em anos recentes, o governo uruguaio tem dado alguns incentivos para os filmes e produções. Por lei, criou o Instituto do Cinema e Audiovisual del Uruguay (ICAU). Parte do filme Miami Vice foi filmado entre o resort Atlantis e da cidade de Montevidéu, onde o barranco serviu como o Malecón, em Havana, Cuba, e a construção do BID, na Cidade Velha é listado como um banco em Genebra, Suíça. Houve produção de várias empresas que se uniram com os seus homólogos estrangeiros, produzindo filmes e comerciais para o mercado internacional.

Esportes

Futebol



O futebol é, de longe, o esporte mais popular no país, a equipe uruguaia conquistou duas Copas do Mundo: O 1930 e 1950, duas medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, em 1924 e 1928 e 14 Copa América. As maiores equipes de futebol são o Nacional e Peñarol. Ambas as equipas têm representado o Uruguai magnificamente, ganhando oito Copa Libertadores e Mundiais interclubes, além de uma lista em circulação(em quantidade e qualidade) de títulos internacionais. O Estádio Centenário, que organizou a Copa do Mundo de 1930 foi reconhecido pelo FIFA como Monumento histórico do Mundo de Futebol.

Basquetebol

No basquete, o Uruguai é o segundo time que ganhou mais vezes a Sul-Americana depois do Brasil, Com um total de 13 títulos. Também ganhou duas medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos de 1952 e de 1956. Desde o início da Liga Uruguaia de Basquete, o esporte se tornou muito popular.

Ciclismo

É um esporte popular, que ocorre em todos os departamentos. As principais competições são os tradicionais Vuelta Ciclista do Uruguai e American Rotas, Em visita ao país, com grande apoio do público que recebe em cada cidade. Uruguai têm vários clubes participantes e também de outros países americanos.

Rugby


O rugby está ficando cada vez mais popular entre os uruguaios. A equipe uruguaia é chamado Los Teros e alcançou a classificação global para 1999 e 2003.







Atletas Destaque

Atletismo

Andrés Silva

Heber Viera

Automobilismo

Gonzalo Rodriguez

Gustavo Trelles

Boxe

Dogomar Martinez

Chris Namus

Ciclismo

Atílio Francisco

Federico Moreira

Milton Wynants

Futebol

Angel Romano

José Nasazzi

Hector Scarone

Hector Castro

Pedro Petrone

Severino Varela

Obdulio Varela

Juan Alberto Schiaffino

Alcides Ghiggia

Schubert Gambetta

Roque Maspoli

Fernando Morena

Hugo De Leon

Enzo Francescoli

Ruben Sosa

Diego Forlan

Luis Suarez

Martin Carr

Sebastian Abreu

Natação

Carlos Scanavino

Tênis

Fiorella Bonicelli

Marcelo Filippini

Diego Perez

Pablo Cuevas
 
Turismo
 

O Turismo no Uruguai se caracteriza pelo crescimento que vem apresentando nos últimos anos, principalmente na recepção de vizinhos argentinos e brasileiros, que procuram conhecer a bela cidade de Montevidéu e as praias no Oceano Atlântico e cassinos do balneário de Punta del Este, com boa infraestrura e diversos hotéis 5 estrelas. Colônia do Sacramento, cidade fundada pelos portugueses em 1680, localizada sobre o rio Uruguai, na fronteira argentina, em frente a Buenos Aires, que mantém inalterada grande parte de sua arquitetura e aspecto bucólico, também é muito procurada pelos turistas.

Outros pontos de interesse

Estancia San Eugenio, Casupá, no departamento de Florida.Punta del Diablo: Povoado de pescadores próximo da fronteira com o Brasil, que acolhe o turismo que busca a costa mais agreste e o mar mais bravio.

Termas: Balneários de águas termais naturais que no norte do pais oferecem uma alternativa de turismo e saúde durante o ano inteiro.

Estancias: Fazendas de criação de gado onde além de desfrutar de um "asado con cuero" se pode ver os descendentes dos verdadeiros "gauchos" realizando as tarefas do campo.

Informações

Cidadãos brasileiros precisam apenas apresentar cédula de identidade para entrar no país, para uma permanência de até 90 dias. O documento deve estar em ótimo estado de conservação.

Também portadores de passaportes (ou identidade do Mercosul) dos seguintes países podem entrar sem um visto: Argentina, Austrália, Áustria, Bahamas, Barbados, Belgica, Belize, Bolívia, Canadá, Colômbia, Coréia do Sul, Chile, Costa Rica, Croácia, Chipre, Dinamarca, Equador, El Salvador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Guatemala, Honduras, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Jamaica, Japão, Letônia, Lichtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malásia, Malta, México, Mônaco, Países Baixos, Nicarágua, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal , República Dominicana, República Tcheca, Romênia, África do Sul, Seychelles, Suécia, Suíça, Trinidad e Tobago, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos e Venezuela. Viajantes de outros países devem contactar a seção consular do Ministério de Relações Exteriores.

Festivais

Desde a Festa da Cerveja na cidade de Paysandú, até a Exposição Rural de El Prado, passando pelo Carnaval, onde se pode escutar e dançar o Candombe, ritmo que nasceu no Uruguai com raízes africanas.

Como chegar

Diferentemente de outros países da região, o Uruguai pode ser percorrido em relativamente pouco tempo e cobrindo distâncias de não mais de 300km entre seus pontos de interesse.

De avião

Os principais aeroportos do país são o de Montevidéu (MVD) e o aeroporto de Punta del Este (PDP). Ambos recebem vôos internacionais e no período de alta temporada, chega a ser difícil conseguir desembarcar em qualquer um dos dois, tamanho o crescimento do movimento.

A Pluna (a companhia aérea uruguaia) tem vôos de conexão a partir de São Paulo e Madri.

Há outras companhias que também têm vôos para Montevidéu. Em 2004, a American Airlines lançaram um vôo sem escalas de Miami para Montevidéu. O vôo não é diário e apenas opera durante o inverno norte-americano.

De trem

Os serviços de trem de linha em Montevidéu são limitados. Existem alguns trens turísticos que não têm uma programação fixa. É necessário encontrar anúncios deles na estação de trem de Montevidéu. Não há um serviço de trem de longa distância regular.

De carro

Fazendo fronteira com Brasil e Argentina, o Uruguai apresenta diversos pontos de entrada, sendo que a principal via de acesso pelo Brasil é a rodovia BR-116 (também conhecida como "Rodovia do Mercosul").

De barco


O serviço de ferry "Buquebus" opera entre Buenos Aires (Argentina), e Colonia e Montevidéu (Uruguai). Alguns serviços seguem até Punta del Este. O tempo de viagem é de aproximadamente três horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally