sábado, 14 de novembro de 2009

Água na lua?



Nasa - Confirmado: existe água na Lua - e muita. No mês passado, a sonda Lcross, da Nasa, se chocou de propósito contra o satélite, e resultados divulgados ontem sobre a missão mostram que a espaçonave-robô “se molhou” no impacto. É a primeira observação direta da substância no satélite natural da Terra, em forma de gelo.


“Esta não é mais a Lua da época do seu pai”, disse Greg Delory, astrônomo da Universidade da Califórnia. “Em vez de um mundo morto e imutável, a Lua pode ser um lugar dinâmico e interessante.”

A água encontrada pela Lcross fica no fundo da cratera Cabeus no polo sul da Lua, onde a luz do Sol nunca bate, uma região bastante fria.

A Lcross, ao trombar contra a superfície, fez um buraco de pelo menos 20 metros de diâmetro e levantou quase 100 litros d’água. Foi um “gran finale”: a descoberta fecha um capítulo complicado na história da ciência lunar.

Os cientistas ainda terão muito trabalho, entretanto. O gelo lunar está lá há bilhões de anos. Pode ser encarado como um registro da história do Universo. Ou seja, uma nova área de estudo pode estar surgindo.

Além disso, a descoberta mostra que, em um futuro ainda muito distante, existiria água para ser utilizada para abastecer postos avançados da humanidade no satélite. “Nós estamos desvendando os mistérios do nosso vizinho mais próximo e, por extensão, do Sistema Solar’’, diz Michael Wargo, astrônomo da Nasa, em comunicado à imprensa. “A Lua tem muitos segredos. A sonda Lcross adicionou uma nova camada aos nossos conhecimentos’’, continua.

Fonte: jcnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally