quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Lacrosse



Lacrosse é um desporto de equipe popular principalmente nos Estados Unidos e no Canadá, jogada por 10 jogadores (equipes masculinas) e 12 (equipes femininas), em que cada jogador usa um stick com uma rede (o crosse) onde através de passes e recepções de uma bola de borracha têm o objetivo de marcar gols rematando a bola para dentro da baliza do adversário.


A equipe é composta por três atacantes, três médios, três defesas e um guarda-redes. No Lacrosse masculino, os jogadores devem usar equipamento de proteção nas suas cabeças, ombros, braços e nas mãos.

O Lacrosse feminino é jogado da mesma maneira, com a diferença de que há mais dois médios por equipe. As jogadoras apenas usam proteção nos olhos (exceto a guarda-redes que usa mais equipamento: um capacete, caneleiras e uma proteção para os seios). O contato não é permitido, apenas pequenos toques com o stick.

História

O Lacrosse foi o primeiro desporto dos indígenas americanos (antes do século XV), cada equipe era constituída por 100 a 1000 jogadores em campo, o qual se estendia de aproximadamente 457,20 metros a um par milhas de comprimento (usavam fronteiras ou limites naturais). Eram disputados para “ajustes de contas” inter-tribais. Os jogadores concentravam-se primeiro em lesionar os seus adversários com os seus “sticks” pois assim facilmente marcavam gols. Os jogos duravam desde o nascimento até ao pôr-do-sol ou mesmo durante dois a três dias. Com frequência os jogadores eram gravemente lesionados e até mortos. O Lacrosse desempenhou um papel significante na comunidade e na vida religiosa das tribos de todo o continente por muitos anos. Foi caracterizado pelo envolvimento espiritual profundo, pois jogavam com o objetivo de sentirem honra e glória por eles próprios e pelas suas tribos.

O jogo foi denominado Lacrosse por observadores franceses. O nome é possivelmente uma estenografia de uma frase como "le jeu de la crosse" (o jogo do pau).

Em 1856, Dr. William George Beers, um dentista canadense, fundou o Clube de Lacrosse de Montreal e em 1867 regulamentou a modalidade, encurtando a duração de cada jogo e reduzindo o número de jogadores por equipe (10 jogadores). A partir do ano de 1900, escolas secundárias, colégios e universidades começaram a praticar o Lacrosse, disputado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Verão do ano de 1904 e 1908. Em 1930, uma versão indoor do jogo, Box Lacrosse, foi introduzida no Canadá. Rapidamente tornou-se na versão dominante do Lacrosse nesse país.

A explosão desta modalidade foi facilitada pela introdução das cabeças do stick plásticas inventadas pela marca Baltimore (estado de Maryland) - fabricante da marca de equipamento STX (sticks) a partir de ano de 1970. Esta inovação reduziu o peso e o custo do stick, e fez com que o jogo tivesse passes mais rápidos e uma velocidade de jogo mais rápida.

Regras


O campo possui 110 jardas (100 metros) de comprimento por 60 jardas (55 metros) de largura. O jogo é disputado em 4 períodos de 15 minutos cada.

Equipes Profissionais

Há 13 equipes que jogam na National Lacrosse League (liga de Box Lacrosse); dez dos Estados Unidos e três do Canadá; na Major League Lacrosse (liga de Lacrosse outdoor), há dez equipes, todas dos Estados Unidos e mais duas equipes que competirão na temporada de 2008; na Austrália existem três associações de Lacrosse: Lacrosse South Austrália, Lacrosse Vitória e Western Australian Lacrosse Association. O nível mais elevado de Box Lacrosse tem duas ligas no Canadá: a Western Lacrosse Association e a Major Séries Lacrosse, ambas com 7 equipes.

O Lacrosse neste momento é jogado por mais de 28 nações em quatro continentes (Ásia, Austrália, Europa, América do Norte e do Sul): Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bermudas, Bulgária, Canadá, Coreia do Sul, Dinamarca, Escócia, Estados Unidos, Eslovênia, Eslováquia, Espanha, Finlândia, Holanda, Hong Kong, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, Letônia, Nova Zelândia, País de Gales, República Checa, Suécia, Suíça e Tonga. Na Europa os países que estão a trabalhar para implementar o Lacrosse são: Bélgica, Estônia, Hungria, Polônia, Portugal e Rússia.

Fontes: Wikipédia
Quer ver mais Esportes? Clique Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iWally