terça-feira, 25 de agosto de 2009

As Correntes de E-mail

Eu não estava pensando em fazer uma postagem sobre algo da internet tão cedo, mas uns emails e alguns recados no orkut que me foram enviados ultimamente têm me pertubado e me lembrado de uma coisa que eu havia esquecido faz um tempo: As Correntes de E-mail.
Quase todos os usuários da internet receberam, e se ainda não, vão receber um dia. Alguns lêem e passam para frente porque ficaram com medo da mensagem ou ficaram com alguma pulga atrás da orelha e enviam para os outros só para "garantir". Outros observam apenas o título e excluem a mensagem.

O que são correntes de e-mail?

As correntes de e-mail são mensagens criados por um usuário de uma rede, que apesar do nome "e-mail" também podem vir de redes sociais, como o Orkut, e comunicadores sociais, como o MSN e o ICQ. Quando escrita pela pessoa, ela é enviada a destinatários múltiplos, que pode variar em 5 comunidades no Orkut ou 50 endereços de e-mail. Apesar de serem poucos o que repassam, as correntes se espalham em progressão geométrica, (quando 1 que recebeu envia para 5, que destes enviam para 10 e assim por diante). Nesse sistema, as correntes podem envolver milhares e até milhões de pessoas.

Como são as correntes de e-mail?

Na maioria das vezes, as correntes trazem assuntos como vírus de computador(que são na maioria falsos, porque os vírus não podem ser evitados enviando emails), Amizade ("Envie esta mensagem para 50 amigos, se 10 lhe enviarem de novo, você tem amigos que te adoram, se 30 lhe respoderem você tem amigos que te amam") ou também doações ("Para cada email que você enviar com esse texto, a AOL doará 32 centavos para a instituição de câncer") e etc.

Quais são os exemplos de correntes?

1.      "não leia não lei não leia não leia não leia não leia não leia não leia não leia, Ah não, você leu! Agora você têm que enviar esta mensagem para 20 comunidades em 5 minutos ou morrerá m 5 dias"
2.      "Você leva 1 minuto para conhecer uma pessoa especial,


uma hora para apreciá-la,

um dia para amá-la,

e mais do que uma vida INTEIRA para esquecê-la !

Mande esta mensagem para as pessoas que você nunca esquecerá,

e lembre-se de mandá-la também para a pessoa que te enviou.

É pequena a mensagem mas mostrará que você nunca os esquecerá !

Se você não mandar pra ninguém,significa que você está

com pressa e esqueceu seus amigos.

Aproveite para dizer a eles o quanto eles são importantes.



SE 10 PESSOAS TE MANDAR DE VOLTA VOCÊ

NAUM TA SOZINHO NO MUNDO.

SE MAIS DE 20 PESSOAS TE MANDAR DE

VOLTA, REALMENTE A GALERA TE AMA"
3.        "Uma criança no Zimbabwe está com câncer e precisa  de uma cirurgia. Para cada mensagem que você enviar com este texto, a "ONG" irá doar 50 centavos para uma conta na África"

4.       " O MSN passará a ser pago... a não ser que você envia esta mensagem para 50 contatos seus e mude a cor de seu bonequinho para azul"

A maioria desses e-mails não funcionam, como a número 1, que é tolice pois uma pessoa não pode prever a morte de uma pessoa que não conhece, ou a número 2, que não faz ameaças mas mesmo que você não a repasse, você pode recebê-la de novo porque esta mensagem pode ser enviadas a muitos amigos em comum. Já a mensagem 3 é problemática, PRECISA OS USUÁRIOS ENVIAREM EMAIL PARA QUE ONGS AJUDEM CRIANÇAS? BURRICE, NAS MUITAS VEZES, A ORGANIZAÇÃO NEM SABE EM QUE ESTÁ ENVOLVIDA. Já a mensagem 4 é a mais duvidosa, porque o MSN nunca deixará de ser grátis, e o boneco nunca irá ficar azul, ou seja, todas as mensagens acima são mentiras, portanto, não precisa você copiar o texto delas e enviar para os seus amigos. Nada disto funciona.

Como evitar as correntes?

* Sempre tenha mais de uma conta de e-email, uma para receber e enviar mensagens de escola, documentos, trabalho, curso... e use o outro para logar em sites da web e receber feeds. Se você receber correntes, a maior chance é de ocorrer correntes é na segunda.

*As mensagens de correntes contém o assunto começado com "FW", ou seja são encaminhadas, além disso elas possuem muitos nomes no destinatário (por volta de 50).

* As mensagens começam com "URGENTE", "FAVOR REPASSAR", totalmente característico.

* Como no Orkut ou no MSN é quase inevitável receber uma mensagem dessa, cabe a você decidir se espalha a corrente ou não (isso pode irritar seus amigos)

Correntes para Orkut

Há um site na web que disponibiliza imagens com frases que cria correntes. Talvez seja a mais agradável, mas deve-se tomar cuidado para não perder o controle da mensagem e receber diversas vezes a mesma mensagem. O link é: http://www.recados.net/buscar/images/corrente-6534.htm

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas qual o proposito final disto? Congestionar a rede ?? porqe tem alguem que perde tempo fazendo isso.. rsrs. Sei que as vezes pode ser um virus né..

Postar um comentário

iWally